5 equipamentos para agricultura familiar

Tempo de leitura: 6 min
  • Agronegócio

A produção dos mais diversos alimentos em pequenas propriedades carrega uma importância bem maior na economia do que muita gente acredita. Mesmo sem mão de obra contratada e com poucos recursos disponíveis, é possível alcançar uma excelente produtividade. Pensando nisso, preparamos um post trazendo alguns dos principais equipamentos para agricultura familiar.


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


O fato é que, ao fazer um investimento estratégico em maquinário, especialmente naqueles relevantes para as dinâmicas e características desse tipo de plantio, os retornos podem ser excepcionais, e a lucratividade do serviço tende a subir. Continue lendo o material e aprenda mais sobre o assunto!

Um breve panorama sobre a agricultura familiar

A agricultura familiar é um dos pilares da economia do Brasil e do mundo. Estima-se que, nos dias de hoje, ela seja responsável por aproximadamente 80% de todo alimento que chega à mesa das pessoas ao redor do planeta. Assim supera, em índices percentuais, os maiores produtores agrícolas e até mesmo as corporações de grande porte.

As peculiaridades e dinâmicas da agricultura familiar são diferentes e, em linhas gerais, a produção é voltada para o mercado interno. Além disso, as propriedades costumam apresentar menor porte e gerenciamento familiar, com elevada diversidade nas plantações e uma íntima relação do agricultor com a terra, que também costuma servir de moradia.

O retorno financeiro é limitado não apenas pela volume diminuto de produção, mas até por conta do pouco uso de defensivos agrícolas e do baixo emprego de maquinários e tecnologia. Felizmente, esse aspecto vem mudando nos últimos anos, sobretudo devido à possibilidade de investir na locação de alguns equipamentos.

Os recursos tecnológicos na agricultura familiar

A adoção de recursos tecnológicos transformou o cenário da agricultura familiar a partir da valorização desses produtores para colocar alimentos de alta qualidade na mesa dos brasileiros. Com o uso de certos itens, é possível otimizar a produtividade e conquistar um poderoso incremento na renda mensal.

As máquinas ampliam de maneira significativa a capacidade produtiva, diminuindo perdas e evitando desperdícios. Com elas, o pequeno produtor garante a autossuficiência da sua propriedade e ganha maior oportunidade de se inserir em um mercado tão competitivo, mas também bastante promissor e dono de um ótimo potencial de crescimento.

Os 5 principais equipamentos usados na agricultura familiar

Agora que você já conferiu um breve panorama a respeito da agricultura familiar e descobriu como os recursos tecnológicos podem ajudar o pequeno agricultor a achar o seu lugar em um mercado tão delicado, vamos mostrar quais são os cinco equipamentos mais capazes de fazer a diferença a favor da produção. Acompanhe.

1. Gerador de energia

É fácil perceber que a energia elétrica representa um insumo essencial para praticamente qualquer atividade nos dias de hoje. Falando de produção agrícola, a coisa não muda de figura. O agronegócio moderno depende de eletricidade para atingir o máximo de sua eficiência, sem depender do tamanho da produção.

O gerador garante o cumprimento de processos essenciais, como a irrigação e o beneficiamento de produtos, por meio da trituração e do ensilamento, por exemplo. Como o campo pode sofrer com oscilações e apagões na rede, o uso de geradores de energia tem se mostrado uma opção inteligente, entregando excepcional custo-benefício.

2. Perfurador de solo

O tratamento adequado e eficaz da terra é, obviamente, muito relevante para o sucesso de qualquer atividade de plantio. Por isso mesmo, o perfurador de solo aparece em nossa lista de principais equipamentos usados na agricultura familiar. Trata-se de um essencial recurso de apoio nas diversas atividades agrícolas e rurais.

A ferramenta torna possível a perfuração do terreno para uma série de atividades diferentes, que vão bastante além do plantio. Você consegue utilizá-lo, por exemplo, para instalar uma cerca, ajudar na fundação de muros ou até para coletar materiais no solo. Existem modelos movidos à eletricidade ou combustíveis fósseis, caso da gasolina.

3. Trator de rodas com grade

O tratores de rodas com grade são máquinas vitais para quem vive no campo e depende da agricultura familiar. Trata-se de um artigo essencial em tarefas do dia a dia, para a implantação, manejo e o cultivo agrícola, assegurando resultados não apenas mais rápidos, como também de maior homogeneidade.

Esse equipamento é utilizado em pastagens, trabalhos de processamento, colheitas, controle de vegetação, condicionamento de solo ou mesmo no transporte. Além de sua versatilidade, são itens de grande potência e alta durabilidade, o que compensa, definitivamente, o investimento do pequeno produtor.

4. Bomba d’água

Não é preciso reforçar a importância da água para o mundo rural e a agricultura familiar, correto? Ela cumpre papel imprescindível em praticamente todas as atividades, consistindo em um dos insumos básicos à vida no campo. Por isso, garantir que o seu abastecimento seja eficiente e ininterrupto é altamente recomendável.

Com uma bomba d’água em sua propriedade, você pode ter o bombeamento a partir da captação subterrânea ou direto de reservatórios, que devem estar posicionados de modo estratégico pensando em irrigar, servir animais ou mesmo ficar à disposição para o consumo dos moradores. Assim, elimina-se a dependência do fornecimento da rede.

5. Bomba ou propulsora de Graxa

Por fim, a bomba ou propulsora de Graxa é outro dos principais equipamentos usados na agricultura familiar, capaz de elevar a eficiência e ajudar a entregar uma excelente produtividade para a propriedade. Além disso, pode representar um recurso importante ao sustento do lucro da operação.

Isso ocorre porque a graxa ajuda a manter as máquinas em bom estado, garantindo que elas não falharão no momento de execução das tarefas. A manutenção é muito importante também para evitar despesas desnecessárias, que poderiam advir de quebras ou da necessidade de substituição precoce de peças.

Esses são alguns dos principais equipamentos para agricultura familiar. Em um mercado tão competitivo quanto o de hoje, eles tendem a formar vantagens diferenciais para lucrar com uma boa produtividade, ou simplesmente auxiliam quem não tem como pagar as contas ao final de cada mês.

Gostou de aprender quais são os principais equipamentos para agricultura familiar? Quer locá-los com uma empresa de credibilidade e dona de grande expertise no ramo? Não perca mais tempo e visite nosso blog de agro!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável