Automação agrícola: entenda a revolução dos processos!

Tempo de leitura: 7 min
  • Agronegócio

A automação agrícola representa a aplicação de tecnologias para automatizar e melhorar os processos e sistemas do agronegócio. Para isso, são implementados sensores, softwares e dispositivos eletrônicos que fornecem dados do solo, umidade, clima e fatores impactantes no crescimento das plantas.

Com isso, fica muito mais simples organizar os dados gerados de maneira estratégica e potencializar os resultados do trabalho, com foco em driblar os desafios. Vale destacar que a automação agrícola envolve ainda o uso de máquinas, como tratores e colheitadeiras, que podem ser controladas remotamente ou programadas para executarem tarefas específicas, sem a intervenção humana.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como ela é aplicada na prática e os seus diferenciais que revolucionaram o setor. Acompanhe!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Entenda como a automação agrícola funciona no mercado brasileiro

A adoção desta tecnologia é uma vantagem e tanto na hora de reduzir custos sem perder qualidade, minimizar os impactos ambientais e identificar as falhas que geram perdas na produção. Um bom exemplo da automação no setor é o emprego de drones para monitorar e mapear as plantações. Tais equipamentos contam com câmeras e sensores que coletam dados sobre solo, plantas e condições climáticas.

Essas informações levantadas são processadas por algoritmos de inteligência artificial para criar mapas precisos das plantações, permitindo que os agricultores reconheçam áreas onde sejam necessários mais nutrientes ou água, ou estejam sofrendo com doenças e pragas.

Além disso, os drones maiores podem ser usados para pulverizar pesticidas e fertilizantes de forma mais precisa e eficiente que os métodos tradicionais, reduzindo o desperdício e os custos de produção.

Uso no mercado brasileiro

No Brasil, a automação agrícola tem sido cada vez mais aplicada em diversas regiões do país. Empresas e produtores rurais criam diferentes estratégias em busca do aumento de produtividade para que suas lavouras sejam eficientes e tenham qualidade na mesma medida. Além dos drones citados, o sistema de irrigação automatizada é outro destaque no mercado nacional.

Ele é usado para controlar o fluxo de água com base nas necessidades específicas de todos os espaços da lavoura. Isso faz a diferença na economia de água e nos pontos considerados mais onerosos à produção. Sem contar a melhora na qualidade e no rendimento das culturas de modo geral.

A automação agrícola chama muito a atenção dos produtores brasileiros também pela capacidade de controlar doenças e pragas capazes de gerar grandes perdas. Isso acontece com o uso de sensores e algoritmos que identificam a presença de insetos e outras ameaças à saúde das plantas. Assim, os produtores conseguem desenvolver intervenções exatas e solucionar o problema o mais rápido possível.

Conheça algumas formas de automação agrícola

Outra solução muito eficiente quando se trata de automação agrícola envolve os maquinários. Com resultados extremamente positivos, as tecnologias relacionadas são cada vez mais implementadas, tanto no Brasil quanto no mundo. O que acontece, aqui, é o emprego de aplicativos eletrônicos, sensores e softwares no controle e monitoramento do desempenho das máquinas para trazer mais eficiência em todos os sentidos.

Um exemplo de maquinário agrícola automatizado é o trator autônomo. Tal equipamento apresenta sensores e dispositivos de controle que lhe permitem se mover de forma autônoma, sem a necessidade de um operador humano.

Ele pode ainda ser programado para executar tarefas específicas, como arar o solo, fazer semeadura, aplicar fertilizantes ou pesticidas e realizar a colheita, sem a necessidade de intervenção humana, o que eleva a eficiência e a precisão na realização dessas tarefas.

A colheitadeira também merece ser citada, porque pode ser equipada com sensores que medem a umidade e a qualidade do grão durante a colheita. Isso possibilita os ajustes necessários nas configurações da máquina, maximizando a eficiência da operação.

Além disso, as colheitadeiras podem conter sistemas de navegação GPS e software de mapeamento. Tais itens facilitam aos agricultores coletarem e analisarem dados sobre a qualidade do procedimento, ajudando a identificar áreas de aprimoramento na produção.

Gestão

Diante de tantas complexidades no trabalho dos produtores agrícolas, alcançar uma gestão eficiente e detalhada é um passo fundamental para gerar mais lucros. Para isso, a automação se torna uma aliada crucial na hora de se antecipar aos problemas e determinar que o número de perdas em cada mês seja reduzido ao máximo.

Monitorar as condições das culturas, inclusive a umidade do solo, temperatura e níveis de nutrientes, promove ajustes minuciosos na irrigação, fertilização e outros processos de cultivo. Com isso, fica mais simples se comprometer com entregas aos clientes e entender para onde direcionar todos os investimentos com foco na análise de informações das etapas em tempo real.

Outro ponto importante é a sustentabilidade proporcionada pela automação agrícola. Esta auxilia os agricultores a gerenciarem seus recursos de forma mais eficiente, diminuindo o consumo de água, energia e fertilizantes. Isso contribui significativamente para a sustentabilidade da operação e ajuda a preservar o meio ambiente.

Localização

A automação agrícola contribui ainda, de diversas formas, com a localização. Além do mapeamento e monitoramento de culturas, do controle de máquinas e equipamentos, gerenciamento de operações em tempo real, existe o apoio ao planejamento de colheita e logística.

Os sistemas de geolocalização podem ser aplicados para rastrear a maturação das culturas em diferentes áreas da propriedade, aumentando a exatidão no planejamento e colheita. A automação agrícola ainda colabora na localização de áreas de armazenamento de produtos, rotas de transporte e outros aspectos da logística agrícola.

Saiba como aplicar a automação

A implementação da automação agrícola pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com o planejamento adequado e os recursos necessários, isso vai ocorrer com sucesso. Confira algumas etapas que você deve seguir para empregar a automação agrícola em sua propriedade!

Avalie suas necessidades

Antes de aplicar a automação agrícola, é importante avaliar as exigências da sua propriedade. Identifique as áreas que mais demandam automação, como irrigação, monitoramento de culturas, controle de pragas, logística e outras atividades agrícolas. Em seguida, determine quais ferramentas e tecnologias de automação seriam mais apropriadas para atender tais necessidades.

Escolha os equipamentos e tecnologias

Após verificar suas necessidades, você pode escolher os equipamentos e tecnologias de automação que melhor atendem tais exigências. Isso pode incluir drones, sensores, sistemas de mapeamento, dispositivos de irrigação automatizados, sistemas de controle de pragas, entre outros. Certifique-se de optar pelos equipamentos e tecnologias compatíveis com a sua operação e de custo-benefício elevado.

Instale e integre os aparelhos

Quando você tiver escolhido os itens e tecnologias de automação corretos, instale-os e integre-os em suas operações. Garanta que os equipamentos estejam instalados e funcionando adequadamente, antes de iniciar a operação.

Agora você já sabe o que é automação agrícola e como ela revoluciona o mercado no trabalho diário. Com as mudanças trazidas por esta tecnologia, a agricultura nacional apresenta um verdadeiro universo de possibilidades para que os produtores cresçam e ofereçam mais qualidade na distribuição.

Mas, antes de utilizar a automação agrícola, lembre-se de que é preciso identificar o que realmente será necessário em seu tipo de estratégia para investir exatamente no que vai fazer diferença nos desafios enfrentados.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para visitar nossos outros blogs sobre inovação e agronegócio!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável