Logística agrícola: entenda as principais questões e desafios!

Tempo de leitura: 7 min
  • Agronegócio

Da forma como percebemos, a logística agrícola é uma atividade técnica bastante crítica ao rendimento do agronegócio. Por isso, elaboramos este conteúdo completo e essencial sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é a logística agrícola, por que ela é tão importante, quais os seus principais desafios e as melhores práticas durante a sua realização. 

O nosso objetivo é fazer com que você ganhe um entendimento mais amplo e técnico sobre o tema, aprimorando efetivamente o seu modelo de gestão. Ao conhecer as boas práticas, nós temos certeza de que você poderá alavancar os resultados da sua operação. Acompanhe! 


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


O que é a logística agrícola?

Primeiro, é preciso ter um entendimento claro sobre o tema. Do ponto de vista operacional, a logística agrícola é o conjunto de práticas e atividades que orientam o planejamento, a implementação, o controle e o escoamento da produção durante toda a cadeia produtiva — ou seja, desde o campo do produtor até a mesa do consumidor. 

Para que isso ocorra de forma fluida, organizada e eficiente, a logística agrícola inclui os processos de coleta, armazenamento, pesagem, transporte e distribuição. Muito além de focar apenas o aspecto do transporte e manejo, essa área tem uma atenção muito grande sobre aspectos como a preservação da qualidade e segurança nutricional dos alimentos. 

Por fim, mas também importante, a logística agrícola atual considera fatores como a sustentabilidade. Mais do que nunca, as gestões estão investindo pesado para minimizar o impacto ambiental de suas operações, aplicando a eletrificação das frotas, pátios de processamento de biomassa, entre outros métodos sustentáveis. 

Por que a logística agrícola é tão importante?

Simples, porque ela escoa a produtividade gerada no campo — geralmente em regiões bem específicas e distantes da indústria — para o mercado e seus consumidores, de forma eficiente, acessível e segura. Sem uma boa logística agrícola, que seja capaz de preservar a qualidade, o frescor e a segurança da produção, é praticamente impossível se manter no mercado agrícola de forma eficiente e sustentável. 

Inclusive, a segurança dos alimentos é o principal motivo pelo qual existe um segmento da logística específico para esse setor produtivo. Sem considerar questões sanitárias e de preservação, tais como os riscos de contaminação ou deterioração, e aplicar soluções preventivas a esses problemas, é impossível transportar perecíveis sem sofrer grandes perdas. 

Com a logística agrícola, as unidades de produção rural sabem que estão obtendo o melhor desempenho possível no mercado, pois seus produtos são transportados de forma eficiente, segura e rápida. Assim, os produtos chegam ao consumidor final em excelentes condições nutricionais e estéticas, facilitando o giro dessa mercadoria nos mercados.

Quais os principais desafios da logística agrícola?

Volumes, distâncias, custos e sazonalidades. Da forma como percebemos, esses são os principais desafios da logística agrícola. Por envolver tantas etapas e técnicas, existem muitos fatores que exigem a sua atenção para a realização de um bom trabalho e gestão. Abaixo, explicamos tais desafios em detalhes — veja!

Volumes

O primeiro deles são as grandes quantidades de exportação. No entanto, não é só o tamanho dos carregamentos que pode impressionar, mas principalmente a tecnicidade e a burocracia envolvida na exportação para diferentes destinos, já que há inúmeras diferenças culturais e regulamentares de cada país que precisam ser respeitadas.

Distâncias

Na logística, as distâncias costumam ser proporcionais aos custos e prazos, que são dois fatores substanciais no transporte de cargas. E na logística agrícola ainda existe o agravante da durabilidade, que é o desafio de transportar produtos frescos e perecíveis, o que demanda uma série de cuidados adicionais, desde o planejamento de rotas até o manejo e distribuição.

Custos

Em termos de custo, a logística agrícola também é um destaque, sobretudo pelas especificações excessivas das cargas por aspectos como tamanho, peso, volume, delicadeza, necessidade de refrigeração, seguros, equipamentos especiais e por aí adiante. No geral, a logística agrícola pode ser muito mais técnica, sofisticada e cara do que se pensa.

Sazonalidades

Por trabalhar com produtos altamente sazonais, tais como a produção das colheitas, a logística do campo também está sujeita às flutuações causadas por esse comportamento de mercado. Naturalmente, isso cria dificuldades para garantir um estoque permanente para abastecer os consumidores ao longo de todo o ano. 

Quais as dicas ideais para melhorar a logística agrícola?

Agora que você conhece os principais desafios enfrentados pelo setor, é momento de saber de algumas dicas e boas práticas capazes de sofisticar a qualidade da sua logística. Abaixo, listamos apenas as dicas que provocam um ganho real de eficiência, segurança e previsão na sua operação — acompanhe!

Planeje a logística dos produtos

Primeiro, é necessário estudar a demanda ao longo do ano (assim como as flutuações), os locais de armazenamento e distribuição, as rotas e as vulnerabilidades de cada etapa da cadeia produtiva. Depois, é preciso estabelecer metas e indicadores para avaliar o desempenho da operação e fazer ajustes e melhoramentos, conforme necessário. 

Faça um controle de estoque

Sazonalidade e produtividade agrícola andam lado a lado. Por isso, um bom controle de estoque é crucial, tanto para garantir a disponibilidade dos produtos quanto para evitar perdas e desperdícios. Para isso, vale a pena monitorar o estoque regularmente e implementar boas práticas de preservação e manuseio para minimizar os prejuízos. 

Busque fornecedores e parceiros confiáveis

A previsibilidade é uma das qualidades mais importantes para quem trabalha no agronegócio. Por isso, é crucial buscar esse atributo em seus fornecedores e parceiros, pois é justamente isso que garante a consistência dos seus trabalhos — o que vale desde um fornecedor de fertilizantes até uma empresa para a locação de máquinas agrícolas.

Invista em tecnologia aplicada

Atualmente, já existem inúmeras soluções espetaculares para maximizar a produtividade no campo, tais como dispositivos e soluções IoT, drones, softwares de automação, plataformas de gestão e análise de dados. Esse é o tipo de tecnologia que alavanca a sua produção para um novo patamar de eficiência e resultado.

Como pôde ver, a logística agrícola é uma etapa fundamental para o escoamento da produtividade rural para a mesa do consumidor. Sem essa área e todas as suas considerações, vários fatores seriam seriamente prejudicados, desde a qualidade alimentar nacional até a rentabilidade do setor agrícola como um todo. 

Agora que você tem uma visão completa sobre a logística agrícola, entenda aspectos de outras metodologias logísticas. Como as de:

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável