Logística das megastore: como funciona e quais equipamentos usar?

  • Logística

A logística é uma das ações mais importantes para as estratégias de uma empresa. É por meio de uma boa logística que todas as etapas de comercialização se desenvolvem de forma rentável para o negócio.

Para manter uma boa qualidade de vendas é necessário investir em uma logística de alta performance, com processos automatizados e acompanhar as inovações da tecnologia para um melhor posicionamento no mundo dos negócios.

E é sobre isso que vamos tratar neste artigo. Falaremos a respeito das lojas megastore, seus desafios e suas oportunidades na era digital. Confira.


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O que são lojas megastore?

São lojas muito grandes especializadas na distribuição de um tipo de produto ou que oferecem uma enorme variedade de produtos específicos.

Para isso, a loja necessita de um amplo espaço e um estoque considerável de produtos para que possa atender as demandas de seus clientes.

Como é a logística de uma loja megastore?

E como faz para organizar todos os processos de uma megastore? É necessário organização e uma gestão eficiente, com profissionais dedicados para que todas as atividades apresentem o retorno esperado.

Assim, para estabelecer a logística de uma megastore, são considerados os seguintes processos:

  • distribuição de mercadorias;
  • entregas;
  • gestão de informações;
  • rastreamento;
  • custos de frete;
  • uso de soluções tecnológicas.

Com a tecnologia cada vez mais presente nos grandes empreendimentos, fica muito mais fácil realizar a gestão da empresa e acompanhar todas as demandas e resultados.

Quais os principais desafios de uma megastore?

A logística de megastores enfrenta alguns desafios. Embora a internet apresente alternativas facilitadoras para boas negociações, existem vários processos que envolvem ações mais complexas como a documentação dos produtos, financeiro e administrativo da empresa, busca por bons fornecedores etc.

Então, vamos falar um pouco sobre esses desafios?

Logística do armazém

A logística no armazém é um dos desafios mais comuns, pois é neste espaço que são armazenados os produtos, separados e expedidos. O desafio está em executar todos os processos de forma organizada, uma vez que a demora pelo processamento das solicitações pode acarretar no atraso da entrega dos produtos.

Muitos empreendimentos estão utilizando a internet para posicionar as suas lojas no ambiente online e realizar as suas vendas por meio do e-commerce. Neste caso, a logística deve receber os pedidos e organizar os processos de entrega compreendendo a localização, os custos com frete e prazos para a entrega de forma rápida e segura.

Logística de entregas

Agora o desafio maior é o de fazer com que uma entrega aconteça de forma rápida, com segurança e excelência. Para isso a logística deve estar atenta às demandas e realizar um planejamento estratégico para que a entrega possa acontecer dentro do prazo. Quando as compras acontecem no ambiente virtual é comum que os clientes tenham receio de não receber seus produtos ou de que seja necessário fazer alguma troca devido a algum imprevisto.

Neste caso, a estratégia a ser desenvolvida é para gerar confiança no cliente, assim como é implementada uma logística reversa, capaz de operar e controlar o fluxo das demandas com a possibilidade de devoluções dos valores em caso de danos ou extravio de mercadorias.

Gestão de informações

Outro desafio enfrentado pelo setor de logística e que impacta as vendas de uma megastore é a gestão da informação. Com o intenso volume de dados trocados no ambiente online é necessário ter uma gestão de informações adequada para atender a todos os clientes mantendo uma comunicação amigável e prontificada.

Para enfrentar esta dificuldade os sistemas automatizados são implantados e com a tecnologia certa, todos os dados e informações são utilizados de forma protegida, segura e confiável. Além disso, as plataformas digitais geram relatórios com métricas de vendas. contratos, oferecem controle sobre as atividades de colaboradores, fornecedores, processos de entregas entre outros.

Custo de frete

O custo do frete é um dos desafios para a logística de uma megastore. Afinal, o cliente deseja praticidade nos processos de entrega e é exigente com valores do frete. E uma megastore precisa estar preparada para contornar essa objeção e poder entregar o melhor atendimento ao cliente.

Essa é realmente uma preocupação das lojas por todo o custo que envolve o transporte de mercadorias. A logística deve priorizar as rotas, observar os fatores de impacto deste frete para a empresa, como por exemplo, o preço da gasolina, os pedágios, a falta de segurança na estrada etc.

Todos esses fatores acabam contribuindo para o aumento do frete que, se não fosse cobrado, a entrega seria inviável para os rendimentos e lucratividade da empresa.

Como fazer a logística de megastore com equipamentos de alta performance?

A logística de uma megastore deve ser realizada por meio de uma movimentação interna que aconteça da forma mais natural, fluida e eficiente possível. Os processos considerados nessa movimentação são:

  • entradas de mercadorias;
  • saída para vendas;
  • transferências de produtos entre filiais;
  • organização nos locais de armazenagem;
  • entregas etc.

E para que esta logística seja feita alguns equipamentos são fundamentais. São eles:

Empilhadeiras

São veículos utilizados na indústria para realizar o transporte ou a movimentação de materiais. Em uma megastore, esse tipo de veículo é imprescindível para facilitar os processos da empresa.

Sua utilidade consiste em transportar grandes volumes de materiais e contam com a ajuda de lâminas para o transporte de pallets dentre outros materiais.

Transpaleteiras

São equipamentos de uso manual e elétrico, de alta performance muito utilizados em armazéns para o transporte de produtos diversos. Seu uso é indicado para processos de grande distância e usadas para carregar paletes no nível do chão, ou seja, não é um equipamento utilizado para erguer mercadorias.

Rebocadores

Este equipamento movimenta grandes volumes de cargas e é imprescindível para uma megastore. Consta com um sistema elétrico e promove um serviço de maior agilidade no processo de movimentação de cargas, no qual é útil para a distribuição de mercadorias e transporte de materiais de portes variados.

A logística de uma loja megastore deve ser realizada por maquinários capazes de atender as demandas do negócio e contar com os recursos tecnológicos para processos mais efetivos e rentáveis.

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