Como fazer a gestão da cadeia de suprimentos de forma efetiva?

  • Logística

Quem trabalha com gerenciamento logístico sabe como é importante ter uma boa gestão da cadeia de suprimentos para ver o negócio crescer. O envolvimento entre fornecedores e a empresa precisa funcionar de forma eficaz ponta a ponta, para que o resultado atinja o consumidor positivamente. Desse modo, as demandas terão maior previsibilidade e ascensão.

Mas como fazer a gestão da cadeia de suprimentos de forma eficaz? Acompanhe este artigo e confira as principais dicas de como realizá-la!

Por que contar com uma boa gestão da cadeia de suprimentos?

Antes de mais nada, vamos entender o significado do termo. Em inglês, esse conceito é conhecido como Supply Chain Management, ou SCM. Ou seja, é a gestão internacionalmente conhecida e adotada.

O objetivo da gestão da cadeia de suprimentos é gerenciar fluxos, serviços, finanças, dados e outras informações importantes para a empresa. Por isso, a integração que ela traz é tão benéfica aos empreendedores.

A implementação dessas técnicas de gestão é importante para reduzir custos, fidelizar clientes e atender às suas demandas. Companhias que utilizam tal conceito buscam mais qualidade para os seus clientes e têm mais chances de crescimento.

Como fazer essa gestão de forma eficaz?

O produto deve passar por uma série de etapas antes de chegar ao seu objetivo, que é o cliente. Primeiro, o trabalho de atração e fidelização de consumidores requer uma coleta de dados benfeita no setor de cadeia de suprimentos. Após isso, a parte da produção antecede o transporte e a distribuição, que leva a mercadoria ao seu destino final.

Para que esse processo seja realizado da melhor forma possível, há dicas para aprimorá-lo e, até mesmo, criar esse tipo de gestão. Veja mais!

Mapeamento de processos

O primeiro passo para fazer uma gestão da cadeia de suprimentos benfeita é o mapeamento de processos. Ter os dados e as informações das fases da cadeia de suprimentos ajuda na sua gestão de modo geral. A tomada de decisões e a resolução de problemas também se tornam bem mais fáceis.

Estoque mais baixo

Manter o estoque equilibrado é a melhor opção. Afinal, ficar sem produtos é pedir para perder vendas, já acumular produtos sem a armazenagem adequada também não é bom. Por isso, mantenha o estoque equilibrado e mais baixo em vez de armazenar diversos itens. Nesse caso, é indicado contar com ferramentas de gestão para controlar o estoque.

Cooperação entre profissionais

Como dica final, ter boas relações profissionais é essencial na hora de fazer uma boa gestão da cadeia de suprimentos. Desse modo, você consegue ter fornecedores mais diversos e disponibilizar mais opções para os clientes. Sempre pense em modos de oferecer um serviço melhor para o seu consumidor.

Como aplicar a gestão da cadeia de suprimentos?

Para começar a aplicá-la na empresa, é preciso identificar quem são os parceiros e os fornecedores e analisar se eles podem atender às necessidades da companhia.

Os principais desafios ao começar essa jornada são, sem dúvidas, a coordenação correta de equipes e a averiguação de resultados. Os resultados devem ser mensurados para identificar áreas a serem melhoradas e trabalhadas. A eficiência da frota, por exemplo, e a taxa de entregas que acontecem na data prevista são fatores determinantes para as análises.

Qual a importância de conhecer as tendências de supply chain?

Conhecer as tendências de supply chain é fundamental para uma boa gestão da cadeia de suprimentos, porque permite que as empresas se adaptem às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes.

Além disso, possibilita que as empresas percebam oportunidades de melhoria na gestão logística, reduzam custos, aumentem a eficiência operacional, melhorem a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, além de estarem em conformidade com as expectativas e demandas dos consumidores.

Ao estar ciente das tendências, as empresas conseguem se antecipar às mudanças do mercado e se preparar para lidar com elas de forma mais eficaz. Além disso, podem identificar novas oportunidades de negócios e modelos de gestão, como a digitalização e automação dos processos logísticos, por exemplo.

Dessa forma, o conhecimento das tendências em supply chain é essencial para uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos, que busca oferecer produtos e serviços de qualidade aos clientes, diminuir custos e melhorar a eficiência operacional.

Veja as principais tendências

Existem várias tendências na área de supply chain que estão mudando a forma como as empresas gerenciam suas cadeias de suprimentos. Algumas delas são:

  • digitalização e automação: as empresas cada vez mais utilizam tecnologias como inteligência artificial, big data, IoT (Internet das Coisas) e automação para melhorar a eficiência e a transparência de suas operações logísticas;
  • logística verde: a sustentabilidade tornou-se uma grande preocupação para as empresas e, por isso, elas estão buscando formas de tornar suas operações logísticas mais amigáveis ao meio ambiente, por meio do emprego de fontes de energia limpa, logística reversa e embalagens biodegradáveis;
  • customização em massa: as empresas procuram atender às demandas dos consumidores de forma mais personalizada, oferecendo opções de customização em massa de seus produtos. Isso pode envolver uma adaptação da logística para corresponder a essas necessidades específicas;
  • colaboração entre empresas: as empresas desejam parcerias e alianças estratégicas para otimizar suas operações logísticas e compartilhar recursos e informações, a fim de minimizar custos e melhorar a eficiência;
  • novos modelos de negócio: as mudanças no comportamento do consumidor e a digitalização estão impulsionando novos modelos de negócio, como a economia compartilhada, que exigem adaptações na logística e na cadeia de suprimentos;
  • foco na experiência do cliente: as empresas estão cada vez mais focadas em oferecer uma excelente experiência do cliente, o que inclui a entrega rápida, precisa e conveniente de produtos;
  • logística de última milha: com o aumento do comércio eletrônico, a logística de última milha tornou-se uma área de grande importância, com as empresas buscando formas de reduzir os custos e melhorar a eficiência dessa etapa crucial da cadeia de suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos benfeita traz diversos benefícios para a empresa, fazendo com que ela seja mais eficiente e competitiva, além de reduzir os gastos. Por isso, vale a pena se inteirar sobre o assunto e empregar no dia a dia.

Você gostou do nosso artigo? Aplica ou observa alguma dessas dicas no cotidiano da sua organização? Então, aproveite que já terminou este post e siga a Armac nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn. Não deixe de nos seguir também no Instagram e se inscrever em nosso canal do YouTube.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável