3 dicas para o aluguel de trator de esteira!

Tempo de leitura: 5 min
  • Máquina

A sua empresa já pensou em investir no aluguel de trator de esteira? Também conhecido como trator de lâmina, esse equipamento é muito útil para operações em terrenos difíceis. Além de potente e versátil, conta com boa aderência a vários tipos de solos.

Ao optar pela locação, a empresa consegue reduzir custos, ganhar flexibilidade produtiva e ter mais agilidade em seu dia a dia. Além disso, pode direcionar mais atenção para o uso do maquinário e diminuir o tempo que o time gasta com manutenção. Portanto, o investimento nesse modelo de serviços deve ser tratado como estratégico pela sua marca.

Quer saber mais sobre o tema e como o aluguel de trator de esteira pode te ajudar a entregar resultados melhores à sua operação? Então continue a leitura!


Aluguel de Trator de Esteira – Peça Online

Performance e robustez nas operações


Como o trator de esteira funciona?

Em geral, os tratores de esteira são equipamentos inerentes à construção civil, mineração e infraestrutura pública. Seguindo uma estrutura similar a dos tratores agrícolas, estes têm os pneus substituídos por esteiras metálicas que os capacitam a manter estabilidade e produtividade mesmo nos terrenos acidentados.

Outras especificidades desses equipamentos são:

  • cabine de operação totalmente fechada;
  • engate traseiro para acoplagem de implementos agrícolas ou de tração;
  • lâmina frontal que pode variar em ângulo e material, a depender da demanda.

Quais as aplicações dos tratores de esteira?

Cotidianamente, como mencionamos, os tratores de esteira participam de operações da indústria de base. Ou seja, estão presentes nas atividades de maior complexidade do mercado produtivo.

Sua versatilidade e segurança de operar áreas alagadas e pantanosas, ou que contenham terra solta em grande quantidade, tornam-o um equipamento chave para que o processo construtivo não pare. Mesmo perante os maiores desafios.

Nesse contexto, um trator de esteira pode promover a conclusão de tarefas, como:

  • terraplanagem —  nivelando terrenos irregulares e agilizando a movimentação de materiais dispersos;
  • empilhamento — alocando itens de uma determinada operação em um único local, garantindo a boa organização do espaço;
  • reboque de outras máquinas e cargas pesadas — elas podem ou não estar atoladas ou passar por grandes dificuldades para sair de um ponto de difícil acesso;
  • limpeza de terrenos — removendo, praticamente, todos os tipos de resíduos inerentes à construção civil e mineração que precisam ser extraídos com movimentação específica.

Em todas essas rotinas, o trator de esteira consegue executar operações sem que as condições do solo sejam um grande desafio, ou de forma a colocar em risco a operação e o operador. Isso não aconteceria, por exemplo, caso a empresa utilizasse um trator de rodas “tradicional”, que pecaria na aderência necessária para fixar e o mover o veículo, reduzindo a margem operacional das equipes.

O que torna o aluguel do trator de esteira tão benéfico para empresas?

Além da versatilidade, potência e vastidão de aplicações, já discutidas aqui, o aumento de segurança e menores problemas de manutenção favorecem o aluguel do trator de esteira. 

Afinal, neste modelo de negócios, não só as dificuldades operacionais são facilitadas, mas também, as de gestão. A grande maioria das preocupações e burocracias envolvendo manutenções, custo de aquisição, combustível e verificações periódicas, pode ser embutido no contrato de locação.

Isso, claro, dá total espaço para que você continue orientando sua equipe e operação por resultados e entregas, sem se ater aos protocolos de gestão de frotas. 

Como realizar o aluguel de trator de esteira?

Assim como diversos outros equipamentos pesados, o aluguel de um trator de esteira envolve alguns passos. Conhecer cada um ajuda a sua empresa a planejar-se e, ao mesmo tempo, reduzir riscos de investimento. Entenda:

1. Mapeie as suas necessidades

Conhecer as demandas do negócio auxilia os profissionais a se prepararem adequadamente, além de dar uma noção mais precisa do orçamento e tempo que serão necessários. Além disso, mitiga riscos e encurta prazos.

Portanto, faça uma análise de todo o projeto da obra, identificando o número de máquinas exigido e o seu tempo de uso. Assim, você conseguirá montar um contrato perfeito com o seu fornecedor!

2. Conheça os fornecedores

É essencial ter uma visão sobre o perfil de cada fornecedor de máquinas da sua região e mensurar como os clientes avaliam o seu trabalho. Por isso, levante dados sobre o máximo de prestadores de serviços que for possível. Identifique pontos como: 

  • experiência no ramo;
  • portfólio de marcas;
  • avaliações de clientes antigos;
  • certificações de qualidade existentes;
  • e a habilidade de atender um negócio do seu porte.

3. Busque equipamentos modernos

O ideal é que os equipamentos sempre sejam modelos modernos e alinhados com a sua demanda. Isso te dará acesso a mais recursos de segurança, baixo consumo de combustível e maior potência.

O aluguel de máquinas para obras pesadas é também uma tendência da tecnologia. A busca por lucratividade e competitividade, fundamentada em dados e alinhada ao compartilhamento de ativos, garante acesso a métodos e máquinas de maior ROI. 

Os negócios passaram a investir nesse modelo de serviços para atingir as suas metas com facilidade. Quando bem feito, esse é um investimento que também auxilia o negócio a ter flexibilidade e agilidade nas operações do dia a dia.

Nesse sentido, quem opera em atividades complexas deve estar atento à possibilidade de adotar o aluguel como uma realidade de seu planejamento. 

Quer saber mais sobre como aderir ao aluguel de máquinas? Então fale com os nossos especialistas!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável