Produtividade agrícola: como otimizar esse indicador?

Tempo de leitura: 12 min
  • Agronegócio

A produtividade agrícola é um indicador base e diferencial nos resultados do plantio. A premissa de produtividade, é claro, se baseia na relação entre investimento em insumos e produção obtida nos processos de trabalho. Assim, além de avaliar o desempenho para o setor de modo geral, também auxilia a gestão na identificação de falhas, formas de reduzir custos e manter o padrão.

Ao considerar os fatores determinantes na produtividade agrícola, fica mais simples definir estratégias direcionadas e determinar como a tecnologia pode ser uma excelente aliada. Tudo isso com foco em avaliar as soluções conforme as características de cada tipo de terreno e do que é cultivado para obter a tão desejada redução de custos sem perder em qualidade.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo como alcançar a produtividade agrícola e o que interfere diretamente neste tipo de trabalho. Acompanhe!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Qual a importância da produtividade agrícola?

Antes de falarmos sobre a melhor forma de alcançar a produtividade agrícola, é necessário ressaltar porque este processo se torna tão importante neste segmento. De modo geral, a produtividade agrícola atua como indicador fundamental do desempenho de um agronegócio.

Isso permite que os responsáveis pela gestão entendam em diferentes níveis como as suas estratégias devem ser aplicadas. Sem contar que revela se os investimentos estão sendo direcionados de forma correta e se algo precisa ser redirecionado. Mas vale ressaltar que a preocupação com a produtividade agrícola é ainda um caminho para monitorar a qualidade do que é produzido.

O setor enfrenta uma série de desafios que giram em torno de pensar como lidar com pestes agrícolas, infestações e os preços dos insumos. Outro ponto indispensável é ressaltar as diferenças entre produção agrícola e produtividade agrícola. Apesar de serem conceitos diferentes, muitas pessoas acabam fazendo confusão entre os dois.

Produtividade X produção

A produtividade agrícola é o aspecto capaz de evidenciar como uma fazenda ou empresa conseguiu alcançar o nível de produção esperado. Na prática, representa a relação entre o que foi produzido e os recursos empregados no processo.

Já a produção considera o total que foi produzido independentemente dos fatores relacionados, como a mão de obra, o capital disponível e as condições do solo. Trata-se de um conceito diretamente relacionado a todas as etapas que trabalham em função da produção, e não apenas da atividade em si.

Considere os fatores que interferem na produtividade agrícola

Para que o trabalho consiga alcançar todo o seu potencial, o gestor que cuida da produtividade agrícola precisa se atentar aos principais fatores capazes de causar comprometimentos. Dessa forma, é essencial entender quais são os principais obstáculos, a fim de criar estratégias direcionadas e eficientes a longo prazo.

Os produtos resultados deste tipo de trabalho precisam de uma logística gigantesca para que tudo aconteça conforme o esperado. Não importa qual seja o seu tipo de colheita, ao falarmos de grandes quantidades, o efeito dominó é uma realidade. Ou seja, qualquer coisa que não seja bem gerenciada pode fazer com que uma produção não possa ser comercializada por não estar de acordo com os padrões de qualidade.

Clima

O clima tem influência determinante na produtividade agrícola, já que a luminosidade e as temperaturas variam conforme os altos e baixos produzidos pelas mudanças de tempo. A maioria das etapas do processo sofrem interferências do clima, de uma forma ou de outra, e picos positivos ou negativos podem causar grandes prejuízos às plantações. Isso porque impedem que as plantas consigam absorver os nutrientes da terra.

Claro que tudo depende do tipo de plantio que é feito, porém, o mais indicado é que as temperaturas se mantenham o mais amenas possível ou em conformidade com o local onde está a plantação. Por exemplo, se o trabalho é realizado em fazendas que ficam em locais altos, o mais interessante é optar pela produção de algo que se encaixe bem com umidade e temperaturas frias.

Fertilidade do solo

Os níveis de fertilidade do solo também devem ser levados em consideração na hora de melhorar a produtividade agrícola. É essencial saber que quanto mais preparado estiver o terreno, mais simples e valioso será o cultivo. Tal medida pode ser vista, por exemplo, no teor de nutrientes do solo.

Muitos agricultores sentem dificuldades por conta de considerarem que os seus solos não apresentam fertilidade suficiente para que seja possível expandir a produção. O grande segredo está em compreender que a fertilidade do solo, da mesma forma que a manutenção da umidade, depende de um alto grau de estratégia e competência técnica com a ajuda da mão de obra de profissionais capacitados.

Umidade

Como citamos, a umidade tem uma relação com o plantio que precisa ser estudada cuidadosamente para encontrar o nível correto. E isso depende de diversos estudos, tempo e a dedicação necessária com técnicas de silvicultura. O melhor caminho, aqui, consiste em impedir que aconteça um déficit híbrido. Assim, a umidade será constante em terras usadas em plantações.

Entre os principais benefícios relacionados à umidade está o auxílio no desenvolvimento da planta para que ela possa crescer com raízes mais fortalecidas e capazes de absorver melhor os nutrientes em quantidades adequadas. Mas vale destacar que o excesso de umidade pode ser prejudicial, devido à chance de acontecer uma espécie de afogamento nas plantas e a alteração química do solo.

Pragas

Essas são preocupações constantes na agricultura por conseguirem acabar com toda uma plantação em pouquíssimo tempo. Por esse motivo, é essencial investir em estratégias de combate contra infestações e pragas com o objetivo de manter e potencializar a produtividade agrícola.

Entretanto, os resultados positivos vão além do investimento em planos de defesa agrícolas que consigam interromper as infestações e o surgimento de ervas daninhas, por exemplo. É muito importante também saber como aplicar esse tipo de produto e usá-lo da maneira adequada para que não ocorra doenças na plantação.

Tal prática exige conhecimento técnico, adaptações e investimentos da gestão como forma de garantir colheitas com mais qualidade e mais segurança. Para aprimorar esse aspecto e a questão da fertilidade do solo, além de profissionais competentes na área, é possível contar com a ajuda da tecnologia.

Veja diferentes maneiras de aumentar a produtividade agrícola

Mesmo que a produção de uma lavoura seja considerada boa, com as técnicas certas de organização, os números podem ser ainda maiores e melhores. Este é, na verdade, o objetivo de todo mundo que trabalha no segmento:

  • produzir mais;
  • reduzir custos;
  • aprimorar a qualidade do que é oferecido.

No entanto, para que isso seja visto na prática, existem algumas ações que fazem toda a diferença na produtividade agrícola. O ideal, aqui, é que as atividades no campo passem a ser observadas por todos os envolvidos como um processo empresarial que precisa de um padrão de funcionamento efetivo.

Para isso, há métodos modernos e tecnológicos que podem ser adotados conforme as necessidades de cada tipo de plantação e trazer avanços diante de todas as responsabilidades e desafios envolvidos neste tipo de mercado.

Confira a seguir algumas técnicas que precisam ficar no radar de quem deseja colocar a produtividade agrícola como prioridade nas etapas de produção.

Rotação de culturas

A rotação de culturas acontece quando é plantada, em uma mesma área, uma lavoura diferente da que foi colhida. Existem diversas vantagens envolvidas neste processo e cada uma delas pode ser aproveitada na oportunidade adequada.

Podemos listar, aqui, a melhora nas características biológicas do solo, químicas e físicas, a interrupção do ciclo de doenças e pragas que possam se instalar no campo, a exploração de diferentes nutrientes importantes ao solo e a reposição de matéria orgânica.

Em uma situação como essa, quando a rotação de culturas é aplicada com eficiência, todos estes resultados listados acima surgem como um efeito gradativo por conta da redução da exaustão do solo. Mas vale lembrar que, neste processo, é indispensável estabelecer e conduzir a melhor sequência de culturas de acordo com o que é cultivado no local.

Agricultura de precisão

Os investimentos em agricultura de precisão são grandes diferenciais na busca pelo aumento da produtividade agrícola. Tal processo, na prática, consiste no trabalho agrícola concretizado por meio de tecnologia, com a possibilidade de identificar as condições do solo na área de cultivo e fazer associações de forma variável ao clima.

De forma geral, os objetivos envolvidos são baseados em otimizar recursos naturais e os investimentos nos locais onde realmente existe a necessidade com foco em aprimorar a produtividade. O modelo de sistema funciona por meio de dados georreferenciados e caracteriza cada uma das áreas da lavoura. Com isso, os trechos mapeados recebem a dosagem adequada de fertilizantes e defensivos contra pragas.

A atuação da agricultura de precisão ainda usa sensores espalhados de maneira estratégica por diversos pontos do cultivo. Esses dispositivos avaliam em todos os momentos as condições específicas do plantio, como umidade do solo, os níveis de acidez, a situação dos fertilizantes, a temperatura ideal, entre outros aspectos. O resultado, a partir disso, envolve tomar todas as decisões de cultivo, de acordo com a precisão indicada por este tipo de tecnologia, e trazer medidas ao dia a dia que realmente façam sentido ao trabalho.

Manejo do solo

O manejo do solo é uma técnica necessária para que ocorra o equilíbrio químico e o aumento da produtividade. Isso consiste basicamente em adotar ações consideradas favoráveis à conservação do solo. Ao colocar em prática estas atividades, o produtor agrícola passa automaticamente a se beneficiar por conta de uma série de vantagens relacionadas ao bom rendimento do plantio.

Como exemplos, podemos citar a redução dos custos operacionais que acontecem por não precisar de gradagem pesada, arado e grade niveladora, redução na necessidade de aplicação de fertilizantes, solo mais nutrido e com a capacidade completa de oferecer tudo o que as plantações necessitam para uma colheita com o máximo de qualidade.

Uso de maquinários adequados

O emprego de equipamentos adequados não significa que você precisa ter o que é mais moderno e de alto custo no mercado, mas, sim, o que realmente funciona para suprir as necessidades do trabalho. O mais recomendado é sempre utilizar o que apresenta o melhor custo-benefício, como a opção de uma locação.

Para isso, considere o tamanho do terreno da plantação, as culturas que serão efetuadas, o tamanho do cultivo, as condições do terreno e as especificações técnicas de cada máquina. Lembre que nada adianta investir alto em um maquinário que será usado poucas vezes e ficará encostado no dia a dia. Além disso, avalie todas as opções disponíveis.

A potência das máquinas exige atenção também no momento da tomada de decisão. Muitos dos agricultores do Brasil atuam em pequenas áreas. Para este tipo de demanda, as máquinas mais comuns são os tratores de quatro ou duas rodas, que fazem a diferença na efetividade do trabalho, por exemplo.

Tratamento de sementes

O tratamento de sementes acontece para que seja possível garantir a qualidade sanitária delas. Diante das possíveis perdas causadas pelos fitopatógenos, a realização do processo de tratamento é um diferencial no andamento da produtividade das lavouras com segurança. Este tipo de tratamento é efetuado com a adição de produtos químicos adequados que controlam os fungos associados às sementes e presentes no solo.

Além disso, também atua no momento do ataque inicial de pragas que, específicas do solo, protegem-no durante o processo germinativo e de emergência. Ainda que este tipo de ataque realizado por pragas possa ocorrer em qualquer uma das etapas do plantio, é evidente que os danos são maiores na fase inicial de desenvolvimento. Com isso, torna-se possível um monitoramento de sucesso no tratamento logo nas primeiras semanas do plantio.

Manejo de plantas daninhas

O controle de plantas daninhas ajuda a impedir perdas significativas na lavoura. Esta é uma das boas práticas que devem ser adotadas por quem planeja aumentar a produtividade agrícola. Uma planta é tida como daninha ao crescer em local em que não é desejada. Ao fazer o manejo adequado, existe ainda mais probabilidades de:

  • evitar sobrevivência de pragas e doenças;
  • impedir o aumento da infestação;
  • otimizar a colheita em diferentes vertentes.

Agora ficou claro o que é a produtividade agrícola e como ela funciona. Para colocá-la em prática, é preciso antes de mais nada eliminar os erros mais comuns no setor, como a escolha errada do maquinário, falta de investimento em tecnologia, uso de produtos inadequados e a falta de monitoramento. Com isso, torna-se muito mais simples identificar quais são os principais desafios no plantio e criar estratégias direcionadas.

Gostou das informações do artigo? Então não deixe de conferir nossos outros conteúdos sobre agronegócio aqui no blog!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável