Fertilidade do solo: confira 4 formas de aumentar a produtividade!

Tempo de leitura: 2 min
  • Agronegócio

4 formas para garantir a

fertilidade do
solo e aumentar
a produtividade

Obter um solo fértil é um dos fatores mais importantes no ramo agrícola. Um solo com os elementos e nutrientes necessários para uma boa plantação impacta diretamente na produtividade da colheita.

Mas você sabe o que significa a fertilidade do solo e quais são esses elementos e nutrientes tão importantes? Neste infográfico você entenderá esses pontos e conhecerá as 4 formas de fertilidade do solo. Confira!

Definindo a
fertilidade do solo

De forma objetiva, a fertilidade é a capacidade que o solo possui de ceder nutrientes essenciais às culturas nele plantadas cuja condição precisa ser mantida durante todo o seu ciclo de vida. 

A partir disso, a fertilidade do solo é seccionada em 4 formas:

1. Fertilidade natural

Essa é a fertilidade que ocorre de maneira completamente natural, em seu sentido literal. Ou seja, sua capacidade e qualidade são decorrentes da formação daquele solo somando material de origem, ambiente, organismos e tempo.

2. Fertilidade potencial

Esse tipo de solo fértil é capaz de manifestar certas condições em que é identificado o que está limitando o real potencial deste de estar fornecendo nutrientes às plantações. Podemos definir como exemplo os solos ácidos.

3. Fertilidade atual

Caracteriza-se como o tipo de fertilidade que se originou após alguma ação antrópica (do homem). As práticas de manuseio por meio da correção e adubação orgânica ou mineral do solo são exemplos relevantes de intervenções humanas que potencializam a fertilidade de um determinado local.

4. Fertilidade operacional

Essa forma de fertilidade é construída a partir dos teores de nutrientes no solo por determinados extratores químicos. Embora a fertilidade operacional se assemelhe com as categorias atual e natural, não são necessariamente iguais.

Na operacional a construção por parte dos extratores químicos, busca ampliar e potencializar os aspectos nutritivos do solo de acordo com as características do cultivo.

Para uma alta fertilização e uso do solo, é importante ser feita uma análise completa das terras e garantir um plano de estruturação

Compartilhe esse infográfico nas suas redes e visite outros conteúdos de agronegócio da Armac!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável