Como estabelecer uma rotina de segurança do trabalho mais efetiva?

Tempo de leitura: 4 min
  • Segurança no trabalho

Diariamente, os profissionais estão expostos a riscos e a situações variadas que podem resultar em acidentes de trabalho. Para garantir a segurança deles, é necessário estabelecer uma rotina de segurança, que compreende ações capazes de mitigar riscos e ameaças no ambiente corporativo.

Neste artigo você vai entender melhor sobre a importância da segurança na rotina de trabalho e quais ações podem contribuir para atividades mais seguras.


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que a rotina de segurança no trabalho é importante?

Uma rotina de segurança estabelece ações apropriadas para a execução das atividades no ambiente corporativo e fornece os recursos adequados para que as boas práticas de segurança possam ser aplicadas adequadamente. É importante porque:

  • melhora a qualidade de vida da sua equipe no ambiente laboral;
  • evita acidentes no desempenho das atividades;
  • torna os processos mais eficientes;
  • transforma a empresa em um lugar mais seguro e confiável para o exercício da função;
  • tem impacto significativo na produtividade dos colaboradores;
  • reduz custos com profissionais acidentados.

Por isso, ações preventivas são inseridas na rotina de trabalho de modo a fornecer informação, implantar recursos e conscientizar os profissionais para a preservação do seu bem-estar no ambiente de trabalho e atuar com responsabilidade e profissionalismo.

Como implementar uma rotina de trabalho segura e eficiente?

Algumas práticas não devem ser deixadas de lado quando se trata da segurança do trabalhador. Mas você sabe quais ações podem implementar para deixar a sua empresa um ambiente seguro e adequado para o trabalho? Continue a leitura e confira!

Capacitação de equipes

Uma das medidas mais inteligentes é a capacitação de profissionais. Oferecer treinamentos para o seu pessoal é promover as boas práticas de segurança, uma vez que ele aprende a manusear os equipamentos e ferramentas corretamente, reduzindo o risco de acidentes ao desempenhar sua função.

DDS – Diálogos Diários de Segurança

É uma conversa realizada com os colaboradores para a conscientização de suas responsabilidades no ambiente de trabalho. É auxiliado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e visa apresentar às equipes as melhores práticas de segurança nas atividades que desempenham.

Rotina de segurança

Faça um checklist com informações sobre segurança do trabalho e destaque a importância do uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e EPCs (equipamentos de proteção coletiva). Dentre os EPIs, podemos citar como exemplo:

  • máscaras;
  • protetores oculares e auriculares;
  • luvas;
  • capacetes;
  • botas de borracha;
  • macacões.

Como exemplo de EPCs, temos:

  • extintores de incêndio;
  • cones;
  • placas sinalizadoras.

Método APR

É a Análise Preliminar dos Riscos (APR), que permite uma avaliação mais detalhada sobre os perigos de cada atividade e disposta em algumas Normas Regulamentadoras. A APR, além de possibilitar a identificação dos riscos, apresenta o reconhecimento das causas que levaram a um determinado acidente ou a uma vulnerabilidade nos processos. Também é um controle dos profissionais expostos a ameaças e como as medidas devem ser trabalhadas para a mitigação delas.

Uma rotina de segurança do trabalho se desenvolve por meio de um processo de gestão eficiente, pela conscientização das equipes e das boas práticas de segurança do trabalho. Por isso, é importante estar atento às necessidades dos colaboradores e aprimorar as atividades para que o espaço de trabalho seja cada vez mais seguro e confiável.

Se você gostou desse assunto e quer se aprofundar no tema, confira o material que preparamos exclusivamente para você: o Guia de segurança para plataformas elevatórias.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável