Como desenvolver mão de obra especializada em áreas remotas?

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

Mão de obra especializada, anunciada em vagas de emprego para locais distantes dos centros econômicos e urbanos, pode ser algo desafiador. O conhecimento técnico, que permite o trabalho dos profissionais em determinadas funções, nem sempre está disponível em uma região.

Logo, são necessárias aos gestores verdadeiras estratégias produtoras de mão de obra que tenham excelência no desempenho das funções técnicas. Afinal, conseguir aumentar a oferta desse tipo de trabalho amplia os benefícios adquiridos ao investir na especialização. Isso porque estimula a criação de um novo mercado de trabalho regional, aumenta a circulação de conhecimento e atrai profissionais de diversas regiões.

Pensando nisso, ao ler este texto, você entenderá como fomentar a formação de profissionais especializados em áreas mais remotas. Além disso, saberá quais as principais formas de desenvolvê-los — investimento em treinamentos específicos, produção de plano de desenvolvimento e busca por perfis com possibilidade de mudança. Continue a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Como conseguir mão de obra especializada em áreas mais remotas?

A descentralização de empresas já é uma realidade encontrada em áreas do interior do Brasil, um espaço propício de crescimento. A viabilidade da comunicação digital facilitou que alguns processos não necessitassem de uma integração física. Isso reduz custos de manutenção e aumenta as possibilidades, inclusive, de qualidade de vida.

No entanto, alguns desafios naturalmente são postos. Obter mão de obra especializada em áreas mais remotas é uma estratégia que está na lista de prioridades dos líderes que sabem a importância de exercitar o futuro no presente.

Isto é, entender que, em alguns anos, a cultura de capacitação e procura por perfis especializados estará articulada a uma série de medidas que podem ser viabilizadas desde já. Os resultados desse processo, gestado na atualidade, pode render protagonismo a determinadas organizações.

Quer dizer aliar o território ideal (custos baixos, estrutura completa) mais o funcionário especializado é um eixo fundamental para uma empresa crescer e permanecer competitiva mundialmente.

Dessa forma, para conseguir desenvolver mão de obra especializada em tais lugares mais afastados, é preciso observar o passado dos grandes centros urbanos.

Se hoje há um repertório valioso de profissionais nas metrópoles cada vez mais especializados em suas áreas de atuação, isso se deu a partir de um acúmulo de estímulos. Estes podem ser divididos em:

  • capacitação;
  • planejamento;
  • tecnologia.

Falamos deles logo abaixo, observe!

Quais são as formas de desenvolver a mão de obra especializada?

A expansão e fomento da mão de obra especializada em uma cidade do interior, por exemplo, acontece a partir da soma de estruturas favoráveis, como:

  • serviços específicos;
  • viabilidade de transporte;
  • crescimento de carreira;
  • produção de um polo de capacitação.

Afinal, as tecnologias têm viabilizado a produção de ferramentas capazes de conectar e integrar a gestão de colaboradores em qualquer parte do mundo.

Sobre isso, basta colocar em evidência as videochamadas, os aplicativos de gestão, a possibilidade de trabalho via smartphone/notebook/tablet e outros arranjos que têm surgido para facilitar a especialização da mão de obra.

Invista em treinamentos específicos

Se, para a realização de determinada atividade, o profissional precisa de um conhecimento técnico, a solução é produzir treinamentos específicos. Isso pode ser promovido pelo intercâmbio digital de professores, aliado ao comparecimento presencial, a depender do caso.

A questão é que a operação de uma máquina ou equipamento específico, por exemplo, requer certos conhecimentos que podem ser construídos e validados em profissionais que até então nunca haviam trabalhado.

Ao trazer tal possibilidade, acontece o incentivo de uma cadeia de produção e até a fidelização daquele profissional. O resultado é o estabelecimento de uma cultura empresarial mais horizontalizada, que explicita a prioridade no desenvolvimento dos colaboradores. É o lema “quem não sabe hoje, aprende amanhã”.

Faça um plano de desenvolvimento

Sistematizar ações que contribuam para o aumento da presença de mão de obra especializada em áreas remotas acontece por meio de um plano de desenvolvimento. Ele é um roteiro de atitudes para pensar estratégias de gestão de frotas, por exemplo, ou qualquer outro tipo que necessite para o contexto. Assim:

  • defina objetivos;
  • observe o nível de conhecimento em que cada colaborador se encontra;
  • aplique um feedback ativo e amigável;
  • perceba quais os pontos que precisam ser aprimorados.

Além disso, verifique quais são as ferramentas que melhor conseguem auxiliar o acompanhamento responsável pelo crescimento da comunidade. Comece com perguntas do tipo:

  • O que o local tem a oferecer para facilitar a produção de uma mão de obra especializada?
  • Como levar conhecimento técnico para aquela unidade?
  • Qual o tempo necessário para a formação de turmas de colaboradores que saibam operar determinados equipamentos?
  • Quais os custos implicados no deslocamento de profissionais da área para esses pontos mais afastados?

Busque pessoas com possibilidade de mudança para se desenvolverem

Observa-se uma constante nos anúncios de vagas — o quesito da disponibilidade para a mudança. Tal fato não é à toa, mas se adiciona ao cenário cada vez mais ampliado de circulação de pessoas. Essa é uma solução que pode ser o marco inicial para a formação de mão de obra especializada em lugares mais remotos.

Afinal, com um líder ou grupo de pessoas que detém o conhecimento técnico específico, é possível a comunicação e educação dessas habilidades aos novos profissionais que se juntam ao time. Além disso, em outro sentido também é possível: o movimento de pessoas que vivem nessas áreas remotas passarem um tempo em centros de especialização.

De toda forma, é uma questão de tempo para se popularizar, nas diferentes áreas de trabalho, o profissional multifacetado com flexibilidade para se movimentar territorialmente. Por isso, gestores que já sabem da importância de optar por esses profissionais podem formar um quadro de funcionários capazes de alavancar o desenvolvimento empresarial.

De fato, contextos ideais podem ser produzidos e, inclusive, construídos do zero. A mão de obra especializada, em lugares mais afastados, já é uma realidade possível. Ela tem seus desafios solucionados no investimento de treinamentos específicos, produção de planos de desenvolvimento e busca por pessoas dispostas a mudanças geográficas.

O conteúdo foi relevante para o seu know-how? Você pode obter mais conhecimentos relevantes ao ler agora como garantir a qualificação de mão de obra e quais aspectos observar!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável