Como alugar máquinas florestais alinhadas as boas práticas de silvicultura?

  • Florestal

No Brasil, a atividade florestal é uma constante na movimentação da economia. Os produtos madeireiros e os não madeireiros, são amplamente utilizados na construção civil, na indústria moveleira e na fabricação de papel e celulose.

Por isso, para que uma empresa desse segmento acompanhe a constância econômica, é importante pensar em utilizar máquinas e equipamentos estrategicamente.

A locação é uma excelente opção para manter a produtividade em alta e o investimento alinhado às boas práticas de silvicultura. Mas como escolher as melhores máquinas?

Neste artigo, responderemos essa e demais questões sobre os benefícios e métodos de se alugar máquinas florestais. Acompanhe!


Máquinas florestais para locação

Silvicultura, colheita, extração, baldeio e carregamento


Qual a melhor forma de locar máquinas florestais?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o melhor modo de ter acesso às máquinas florestais. Afinal, qual é o método ideal: comprar, alugar ou arrendar?

Primeiro, é necessário lembrar que as máquinas florestais são itens de alta performance, custo e exigem manutenção especial. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é importante pesquisar e analisar todas as opções disponíveis.

Comprar esse equipamento para as atividades florestais pode ser uma boa alternativa para quem vai usá-la com frequência ou para quem tem um alto orçamento e expertise de operação e manutenção. No entanto, é preciso levar em conta que a manutenção desses equipamentos pode ser bem cara.

Alugar uma máquina florestal pode ser a melhor escolha para quem necessita desse item por um curto período e deseja economizar os seus recursos. No entanto, é importante verificar se o aluguel inclui todos os custos de manutenção e de seguro e se a empresa é confiável para oferecer esse tipo de serviço.

Arrendar uma máquina florestal geralmente é uma escolha de alguém que precisa do equipamento por um longo tempo. Em geral, nesse caso, o arrendatário tem de assumir todos os gastos de manutenção e seguro, o que eleva as despesas com este tipo de aquisição.

Tendências da locação de maquinários florestais no Brasil

A demanda por máquinas florestais no Brasil tem crescido nos últimos anos, devido ao aumento da área plantada de florestas. A locação de máquinas florestais é uma alternativa para as empresas que não podem investir em equipamentos próprios.

As máquinas florestais são utilizadas no Brasil, majoritariamente, para a extração de madeira, a limpeza de áreas florestais e também para a realização de trabalhos de manejo e inventário. A maioria das máquinas florestais é importada, sobretudo da Alemanha e da Suécia.

O uso das máquinas florestais no Brasil tem crescido nos últimos anos, devido à demanda de se efetuar trabalhos de manejo em grandes áreas florestais. No entanto, o emprego de tais máquinas ainda traz alguns riscos, como acidentes e incêndios. Por isso, é importante que as pessoas que as utilizam sejam treinadas e certificadas para operá-las.

Os principais tipos de máquinas florestais

Existem diversas categorias de máquinas florestais disponíveis no mercado, cada uma com suas próprias características e aplicações. Alguns dos principais modelos incluem:

  • Tratores florestais — são veículos pesados ​​aplicados para puxar ou empurrar outros equipamentos. Eles são extremamente versáteis e podem ser equipados com vários tipos de implementos, como desmoldadores, guinchos ou caçambas;
  • Escavadeiras — podem ser usadas para escavar buracos ou valetas e acelerar o processo de plantio massificado. Ou equipadas com implementos que permitem adaptar sua operação às necessidades específicas do trabalho;
  • Skidder são modelos de tratores utilizados para arrastar as árvores cortadas e depositar na beira da estrada ou em um pátio preparado para esse armazenamento. Os equipamentos para este tipo de atividade podem contar com rodas de pneus, semi-esteiras ou utilizar o rodante com esteiras para a sua locomoção.

As máquinas florestais são extremamente importantes para a indústria madeireira. Elas permitem que as empresas de manufatura de madeira possam obter madeira de forma mais eficiente e segura.

Alugar máquinas florestais também pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam investir em produtividade, sem comprometer o financeiro e a atenção ao negócio principal da empresa.

Importância da utilização de equipamentos florestais

As máquinas florestais são responsáveis por realizar diversas tarefas, como cortar árvores, transportar madeira e outros materiais, plantar novas árvores e remover resíduos. Tudo isso é indispensável para manter a floresta em boas condições de habitat e preservação do seu espaço ambiental com práticas menos invasivas.

Por se tratar de uma atividade que demanda a manipulação de materiais pesados e atividades intensas, é necessário que o equipamento esteja com a sua manutenção em dia e que os seus operadores tenham o conhecimento técnico adequado para o manuseio dessa ferramenta de trabalho.

Além disso, as máquinas florestais também são importantes para a economia. Elas garantem a produção e rotatividade de culturas agroflorestais, ao passo que também asseguram o correto trato de plantio, corte e transporte em áreas controladas.

Na Armac, trabalhamos com máquinas tradicionais e implementos florestais, oferecendo o melhor serviço para atender nossos clientes e garantir que as operações sejam executadas em segurança e com bons resultados.

Agora que você já conhece um pouquinho mais sobre os as possibilidades e importância de alugar máquinas florestais, invista em empresas que se preocupam com a sua rentabilidade e fomentem melhores práticas de manejo para o meio ambiente.

Se a sua empresa precisa de equipamentos para atividades de grande, médio e pequeno porte, entre em contato conosco e saiba mais sobre como alugar máquinas da melhor forma!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável