Conheça as vantagens da locação de máquinas no segmento florestal

  • Agronegócio

Da forma como percebemos, a terceirização de equipamentos é uma discussão importante para todas as operações do setor produtivo. Por isso, seguimos com a nossa série de conteúdos para falar sobre a locação de máquinas no segmento florestal.

Como você deve notar durante a leitura, a locação oferece um conjunto de vantagens valiosas para a sua tomada de decisão, interferindo em fatores cruciais para a economia e eficiência operacional do trabalho.

Sendo assim, não perca tempo e acompanhe o texto na íntegra para entender mais a respeito do tema!


Máquinas florestais para locação

Silvicultura, colheita, extração, baldeio e carregamento


A locação como estratégia econômica

Vale frisar o argumento mais relevante de todos: o econômico. No setor produtivo, existe uma problemática que leva em consideração a compra ou locação de máquinas para a realização dos trabalhos. No entanto, a realidade é muito mais simples do que o embate entre essas alternativas.

O primeiro grande ponto: custo de aquisição. Como se sabe, os equipamentos custam caro, pois são máquinas que resultam de um projeto de alta complexidade mecânica e tecnológica — além de consistirem em ferramentas de trabalho.

Em um segundo momento, entram em cena os gastos paralelos, ou seja, aqueles que existem mas nem sempre são considerados no momento da compra. Aqui, falamos especificamente de despesas com seguros e, sobretudo, procedimentos de manutenção.

Afinal, essas máquinas exigem um cuidado minucioso e periódico para assegurar durabilidade no campo de trabalho. Apenas a compra do equipamento não garante robustez, pois a obediência ao calendário de manutenções cumpre um papel determinante para conter a curva de desgaste das peças.

Por fim, aparecem os chamados custos silenciosos, como depreciação e ociosidade. O primeiro é responsável por avaliar quanto do investimento você perde a cada dia que a máquina se torna mais usada, antiga e depreciada.

Já a ociosidade representa uma métrica que verifica a perda produtiva por simplesmente não usar a máquina. Percebe? A posse dos equipamentos é acompanhada por uma série de aspectos delicados do ponto de vista econômico, demandando muito mais do que somente o valor inicial de aquisição.

Por isso a locação se destaca não apenas no setor florestal, mas também em todos os demais segmentos que usam essa modalidade. Na lista figuram operações na construção civil, agronegócio, mineração, infraestrutura, indústria e afins.

Na locação, você isenta a sua operação de todo o peso econômico de uma compra. Concentrando-se, durante todo o tempo de contrato, apenas no que realmente importa: projetos, execuções e metas.

Os principais equipamentos do segmento florestal

Agora que você conta com uma boa noção sobre a vantagem técnica da locação para o seu trabalho, chega o momento de conhecer as principais máquinas utilizadas no setor. Dê uma olhada!

Economia

Conforme abordado no tópico anterior, a vantagem econômica é fruto de vários fatores. Primeiro, há o menor índice de endividamento e a redução da descapitalização, pois com a locação não é necessário dispor de um grande volume de recursos para realizar a compra dos ativos.

Mas esse aspecto considera apenas a aquisição. Na realidade, a locação ainda ocasiona uma economia substancial no curto, médio e longo prazo, já que a gestão não precisa custear nada além da locação em si, como seguros, manutenções, substituições etc.

Faturamento

Benefício que surge por duas razões. Em operações que optam pela locação, é comum observar o aumento do faturamento médio — possível tanto pela economia conquistada com a redução dos gastos como pelo aumento da produção média, já que há menos ociosidade operacional.

Tecnologia

A modernidade consiste em um aspecto determinante a favor da locação. Pare por um momento e pense sobre isso: quando se é dono das máquinas, você está econômica e operacionalmente ligado ao equipamento, ou seja, não pode utilizar outro item a menos que substitua o atual.

Inclusive, essa reposição de maquinário é outro tormento operacional. Afinal de contas, custa tempo, dedicação e dinheiro, pois a comercialização das máquinas mais velhas sempre acontece com forte depreciação, e o investimento nas novas é alto, como qualquer aquisição recente.

Com a locação, você sempre opera baseado em máquinas novas, seguras e tecnológicas. A razão é muito simples: a locadora que disponibiliza esses veículos precisa oferecer um catálogo moderno, considerando o impacto desse fator para o seu sucesso no mercado.

Um exemplo claro pode ser visualizado no portfólio da Armac, composto por mais de mil máquinas. Nossa excelência e reputação não foram construídas apenas com a qualidade dos trabalhos, mas em especial pela tecnologia e robustez do maquinário.

Disponibilidade

Vamos imaginar dois cenários. No primeiro, você é dono de máquinas florestais, como um skidder. A máquina é de boa marca, moderna e confiável, mas por um motivo qualquer, acaba apresentando um defeito no meio do trabalho. Agora as desvantagens: por ser proprietária, a sua operação deve arcar com:

  • custos de manutenção;
  • tempo de indisponibilidade;
  • provável locação de outra máquina para substituir a que está parada.

Com a locação, essas preocupações não existem. Tome a Armac como exemplo. Afinal de contas, o nosso catálogo é desenvolvido para atender todas as necessidades do ambiente operacional — principalmente quando falamos do setor florestal, e tem aumentado o número de marcas e modelos.

Isso significa que, conosco, você pode escolher e rápida e facilmente os modelos ideais entre uma vasta seleção de equipamentos, como skidders, forwarders, harvesters e afins. Em comum, todas as nossas máquinas representam o suprassumo da tecnologia industrial, fabricadas por gigantes tecnológicas da engenharia e do desenvolvimento.

No entanto, uma das máquinas apresenta um problema no seu campo de atuação. Para resolvê-lo basta acionar nossa equipe, que imediatamente começará a trabalhar na substituição do equipamento, salvando a sua operação da ociosidade o mais rápido possível.

Foco

O foco é uma consequência positiva de todas as vantagens anteriores. Isso significa que a operação está livre para cuidar dos impactos e desdobramentos do projeto, e não das tangências econômicas de cada novo gasto relacionado a uma máquina de trabalho.

Produtividade

Por último e mais importante, o ganho em produtividade. Em grande parte, essa vantagem resulta da menor indisponibilidade, de modo que se observa um aumento na produção média com os equipamentos por serem modernos, seguros, funcionais e eficientes.

De maneira geral, o setor — e a colheita florestal como um todo — lida com alguns equipamentos compartilhados com o setor do agronegócio, por exemplo, particularmente eficientes na movimentação de materiais. Portanto, a locação de máquinas do segmento florestal, garante a disponibilidade necessária para as ações do setor.

Afinal, falamos de equipamentos desenvolvidos especialmente para atender as necessidades do segmento, com skidders facilitando a derrapagem das toras, harvesters promovendo a extração e corte, forwarders agilizando o empilhamento da madeira às margens da estrada e por aí adiante.

Agora que você conhece todos os benefícios de alugar equipamentos, aproveite a visita ao blog e entre em contato com a Armac!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável