Produtividade total dos fatores: entenda o que é e onde é aplicada

Tempo de leitura: 6 min
  • Engenharia

O modelo Solow, retirado de um clássico estudo relacionado ao crescimento econômico nos anos 50, é usado como base para elucidar que resultados satisfatórios a longo prazo não são explicados nem por capital nem por trabalho. A busca pelo componente misterioso é chamado de resíduo de Solow e de Produtividade Total dos Fatores (PTF).

Esse tipo de conceito levanta hipóteses, por exemplo, de como dois países com o mesmo tipo de insumos apresentaram índices de produção e de evolução diferentes. A PTF é muito usada em diversas áreas, com destaque para a agricultura, tecnologia e construção civil.

Quer saber mais? Vamos mostrar neste artigo o que é o conceito de Produtividade Total dos Fatores e como isso influencia o seu trabalho.

Acompanhe!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda a produtividade total dos fatores

Medir produtividade é uma questão bastante complexa em todos os setores. Isso porque envolve a medição de fatores variáveis e tudo se apresenta de maneira bastante ampla. Assim, podemos avaliar que a produtividade do trabalho considera os investimentos feitos em máquinas e equipamentos.

Com tecnologias inseridas neste contexto de mão de obra, por exemplo, o trabalho passa a ser feito de modo mais ágil e eficiente. No entanto, a produtividade do capital acaba sofrendo com os investimentos realizados pela diminuição da rentabilidade de cada projeto.

E, a partir disso, deve ser compreendida como a quantidade produzida por unidade de capital investido. Por conta de a compra de tecnologia exigir altos investimentos, a produtividade de capital tende a ser negativa em um primeiro momento. Com o passar do tempo, o capital investido retorna satisfatoriamente ao começar a gerar riqueza.

Processo de gestão

Na prática, a administração da produtividade funciona como um processo de gestão que engloba todos os níveis de gerência e colaboradores por meio da redução dos custos de manufatura, distribuição e oferecimento de serviços ou produtos. Toda a integração acontece por meio de quatro pontos. São eles:

  • medida;
  • avaliação;
  • planejamento;
  • melhoria.

Além disso, o que também influencia a questão da produtividade é o layout nas operações consideradas positivas, que estuda a localização física dos recursos de transformação. O objetivo do estudo é buscar constantemente os melhores modos de trabalho, otimizar as etapas de produção e alcançar melhorias com uma redução eficiente de custos.

Influências na produtividade

A produtividade representa uma procura frequente por melhorias nos processos de trabalho e redução de custos sem perder em qualidade. Como a produtividade é considerada a relação entre produto fabricado e os custos dos insumos necessários, ela depende essencialmente:

  • do output — o numerador da fração;
  • do input — o denominador da fração.

Existem vários pontos que impactam os resultados de produtividade. Os métodos utilizados e a organização no dia a dia operacional mostram isso. Afinal de contas, colaboradores sem o devido direcionamento e desmotivados produzem em menor quantidade, entregando resultados com qualidade abaixo do esperado.

Ao atentar dentro do segmento de atuação aos fatores que interferem diretamente na produtividade do trabalho, torna-se mais simples fazer o gerenciamento específico para que todos os recursos disponíveis sejam bem aproveitados.

Conheça as aplicações da Produtividade Total dos Fatores (PTF)

O conceito do PTF em sua amplitude tem como principal objetivo fazer mais com menos. As aplicações podem ser feitas em diferentes serviços e explica até mesmo como um país consegue se desenvolver mais do que o outro, por exemplo. Dentro desse contexto, a análise geral inclui o desenvolvimento e a renda média das pessoas em conjunto com o uso inteligente dos insumos.

Para que você tenha conhecimento da importância do PTF, o Banco Mundial busca formas de auxiliar os países a melhorar a aplicação do conceito como uma alternativa eficiente no crescimento econômico. Veja a seguir algumas aplicações do PTF em diversos modelos.

Tecnologia

Em um mercado que se desenvolve mais a cada dia, a reunião progressiva de ideias atualizadas permite produzir mais com uma quantidade menor de insumo. Um exemplo disso está na avaliação de todos os insumos necessários para fabricar um smartphone, disponíveis na natureza há aproximadamente milhões de anos.

No entanto, o conhecimento e os bens de capital para que ele fosse produzido com todos os recursos e funções necessárias ainda não existiam. O crescimento de produção, nessa situação, seria explicado pelo conhecimento aprimorado em conjunto aos métodos adequados no processo de fabricação.

Agricultura

O conceito da PTF também é muito empregado na agricultura. Em dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) em junho de 2022, um estudo mostrou o crescimento da produção agrícola no Brasil de 400% entre os anos de 1975 e 2020. A PTF explicou que 87% do aumento do produto ocorreu durante o período de avaliação, enquanto os insumos foram responsáveis por somente 13%.

Construção civil

Na construção civil, a produtividade total dos fatores é uma importante aliada para entender como está um trabalho em relação aos concorrentes. Considere, por exemplo, uma construtora que tem uma equipe pequena de colaboradores responsáveis por manejar as máquinas e os diversos equipamentos na obra.

Quando a produtividade do trabalho não é a medida de eficiência, a empresa é mais eficiente do que o mercado. Em resumo, a mão de obra trabalha rapidamente graças à adição de recursos tecnológicos no maquinário. Ao levarmos a produtividade do capital em conta, a questão se inverte e a empresa a curto prazo, se torna menos eficiente do que os concorrentes que não contam com o mesmo investimento em tecnologia.

Diferença entre classificações de produtividade

A produtividade é classificada de duas formas: parcial e total. No primeiro caso, refere-se à relação entre o que é produzido e medido de algum modo e o que é consumido de um dos recursos usados na produção. O exemplo disso está na produtividade de mão de obra e produtividade do capital.

Na produtividade total, existe a relação entre output total e a soma de todos os fatores de input. Isso reflete o impacto causado pela união de todos os fatores inseridos na produção do output.

Agora você já sabe o que é a Produtividade Total dos Fatores e como tal conceito se aplica em diferentes segmentos do mercado. Com esse tipo de informação em mãos, criar processos personalizados para entregar melhores resultados, aumentar a segurança e motivar seus colaboradores se torna uma tarefa mais eficiente. Sem contar que o PTF é um diferencial e tanto na valorização dos pontos fortes das etapas de realização.

Gostou das informações do artigo? Então leia também sobre como melhorar a produtividade em obras e obter excelentes resultados.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável