Concreto usinado: conheça as vantagens e tire suas dúvidas

  • Engenharia

O concreto usinado é uma mistura utilizada em canteiros de obras e produzida em uma central com foco em qualidade e padronização, a partir de uma correta dosagem dos insumos pois é controlada e monitorada do início ao fim.

Apesar de ser uma inovação para alguns, seu uso já faz parte das rotinas de quem atua com construção civil e infraestrutura pública. Seu uso significa uma alternativa à já bastante utilizada mistura de cimento, água, pedras, areia e agregados graúdos e miúdos, que configuram concreto tradicional usado nos canteiros de obras do mundo inteiro.

Neste post, vamos falar sobre as premissas, vantagens, características e rastreabilidade do concreto usinado. Continue a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Por que o concreto é tão importante para construção civil?

A importância do concreto está diretamente ligada a sua eficácia. Ao longo da história humana, diversas formas de construção foram experimentadas, mas nenhuma se mostrou tão eficiente, economicamente viável e universal quanto o concreto.

Seja o concreto tradicional — conhecido como concreto armado por envolver barras de aço para firmamento de pilares e fundações —, ou o concreto usinado. Seu uso representa durabilidade e baixa preocupação com manutenções. O usinado, contudo, oferece uma menor taxa de fissuras e garante menos retração no endurecimento, o que assegura mais rigidez depois da secagem e menor fluência.

Além disso, sua composição contém agregados selecionados, além de diminuir os custos e impactar de modo positivo o valor para o cliente final. O seu preparo é realizado por empresas especializadas.

Os insumos são dosados na central que faz um racionamento minucioso e um controle rigoroso nas quantidades de componentes usados nas misturas. Em virtude disso, o concreto usinado oferece uma segurança maior para pilastras, pilares e vigas.

Quais as vantagens do concreto usinado?

Como mencionamos, o concreto usinado traz vários benefícios para as suas obras e inclusive para as finanças dos seus clientes. Os equipamentos pesados, materiais e técnicas de trabalho são inovadoras e propiciam o ganho de agilidade, tempo e organização das atividades. A mistura torna as atividades da construção civil mais lucrativas por diversos motivos. Confira adiante as vantagens de optar por essa composição!

Maior agilidade no canteiro de obras

Uma importante vantagem do uso do concreto usinado é a possibilidade de organizar melhor o canteiro de obras. Com menos trabalhadores, a bagunça diminui e os processos de construção ganham agilidade. As distrações diminuem e os colaboradores se tornam mais produtivos em decorrência da aplicação fluida dessa mistura.

Redução da mão de obra

O concreto usinado é a mistura realizada nas usinas e transportada pronta até as edificações para ser aplicada. Ela é preparada e misturada por meio de uma dosagem na central, bombeada com mangueiras no ponto específico de aplicação, sendo mais fluído do que os concretos convencionais. A opção é interessante para a construção civil pela sua praticidade.

Outro benefício explícito proveniente do concreto usinado é que ele exige menos mão de obra para executar a sua aplicação. Nesse cenário, trata-se de um ganho interessante para as empresas, visto que se os empreiteiros forem terceirizados torna-se possível diminuir a contratação. Caso a equipe seja própria, os trabalhadores podem ser alocados para outras funções para ganhar tempo.

Melhor custo-benefício

O concreto usinado oferece um custo-benefício muito melhor em comparação às demais misturas, tendo em vista que garante um melhor uso dos recursos, maior produtividade e função estrutural mais segura por ter passado por procedimentos previamente testados e calculados para que as estruturas fiquem sólidas e necessitem de menos manutenção no decorrer do tempo.

Quais os principais tipos de concreto?

As misturas de componentes evoluíram no decorrer do tempo, foram adaptadas para diversos ambientes e para atender alguns desafios. Elas podem ser compostas de várias maneiras, com categorias distintas de agregados, cimentos e produtos adicionais de qualidade. Veja a seguir os tipos de concreto mais usados em canteiros de obra sustentável no nosso país!

Concreto convencional

O concreto convencional é uma mistura de água, cimento, agregados graúdos e miúdos que demandam o uso de adensadores e vibradores para a sua fabricação. Essa foi a primeira categoria que surgiu no mercado, apresenta consistência mais seca e menor trabalhabilidade além de não ter aditivos. O produto é aplicado com a ajuda de equipamentos manuais.

Concreto protendido

O concreto protendido é o resultado da mistura dos componentes juntamente da técnica que utiliza cabos de aço resistentes, os quais podem ser tracionados após ou antes da concretagem. A finalidade dessa prática é tornar as estruturas mais resistentes às cargas pelo uso da protensão, principalmente se existem grandes vãos e reforma ou construção de ambientes agressivos.

Concreto armado

O concreto armado é uma variação bastante comum em edificações atuais, já que consiste na união de barras de aço com a mistura. A conduto une a resistência à tração com a resistência à compressão para melhorar o custo-benefício e diminuir as dimensões das estruturas. Ele deriva dos concretos tradicionais e não se utilizam aditivos na sua confecção.

Concreto celular

O concreto celular é uma categoria cuja mistura é específica com 300 kg até 1.850 kg por metros cúbicos. Em sua composição é adicionada uma espuma em vez de agregados de massa menor. O produto é aplicado em divisórias, paredes, pré-fabricados, painéis pré-moldados e pisos etc. Há subdivisões, ou seja, tipo composto, comum, branco, pozolânico ou de alto-forno.

A mistura tem alta resistência a sulfatos e componentes cujo calor de hidratação é baixo. Entre os seus agregados estão os sintéticos, naturais, plastificantes, incorporadores de ar, aceleradores ou retardadores de pega, superplastificantes e muito mais. Com isso, as empresas obtêm vários tipos de misturas, apropriadas para diversos objetivos e necessidades diferenciadas.

Concreto usinado

O concreto dosado em central ou usinado é fabricado pelas concreteiras por meio de um controle tecnológico rígido, com o tempo de mistura adequado e a pesagem rigorosa dos seus componentes para o alcance da melhor qualidade. O processo depende do cliente que aponta o tipo de produto, com mais ou menos resistência, maior ou menor tempo de pega etc.

Concreto autoadensável

O concreto autoadensável é indicado se o cliente precisa de alta fluidez sem segregação e exsudação. A mistura elimina a necessidade de adensadores e vibradores com queda superior a 200 milímetros. Esse concreto tem um custo elevado porque requer a realização de análises para averiguar a viabilidade de utilizá-lo em cada edificação.

Concreto de alta resistência

O concreto de alta resistência é mais resistente do que os concretos tradicionais. Essa característica é aumentada de acordo com a necessidade do cliente e pode ser constatada nas primeiras horas de uso. Ela decorre dos agregados graúdos com dimensões menores que ajudam a fortalecer a área de contato entre os componentes, pasta de cimento e área de contato.

Concreto rolado

O concreto rolado é menos utilizado do que o de alta resistência que consome mais cimento e tem uma enorme tendência de retração. É utilizado em barragens, sub-base em pavimentações e nos pisos de estacionamento. Os seus componentes são parecidos com os da mistura tradicional, mas com menor trabalhabilidade, são aplicados com rolos compressores.

Concreto leve

O concreto leve conta com uma massa específica menor devido a sua composição ser de agregados leves. É indicado nos canteiros de obra quando há a necessidade de reduzir peso estrutural. Entretanto, a sua resistência não é diminuída, razão pela qual pode ser usado em estruturas pré-moldadas e nas estruturas pré-fabricadas.

Como o concreto usinado se diferencia e quais as suas aplicações?

Como você pode ver, o concreto usinado tem aspectos em comum com os outros tipos de misturas mencionadas acima. Para compreender os seus diferenciais é preciso analisar os seus detalhes. Essa mistura também requer alguns cuidados básicos para que seja aplicada de forma apropriada e os riscos de uso sejam eliminados. Observe abaixo os detalhes deste produto!

Composição do concreto usinado

A composição do concreto usinado depende de quatro matérias-primas e a proporção é adicionada à mistura para formar a característica desejada. A aplicação dos componentes é controlada pelo traço que é a quantidade de materiais usados durante o preparo. Os profissionais conseguem prever o volume de produtos necessários para a formação da massa com certas características.

As possibilidades de combinação dos materiais são inúmeras para a formação do concreto usinado. Mas a maneira como esses componentes são misturados também influencia na qualidade da mistura.

Outros aspectos que interferem são as dimensões dos grãos de areia e brita, as condições climáticas, os equipamentos utilizados, a qualidade dos insumos, entre outros fatores, como os aspectos ambientais, a existência de agentes agressivos como ácidos e sais para evitar dificuldades futuras.

Diferença dos outros tipos

A principal diferença do concreto usinado é o seu custo que é menor e a sua qualidade que é maior. Além de ser mais resistente, a aplicação é mais organizada e rápida e não requer muitas pessoas no canteiro de obras. A homogeneidade da mistura é melhor por ser uma solução industrial livre de trabalhos manuais.

A sua composição é sempre a mesma sem alterações nas quantidades de materiais. Com isso, aumenta a precisão da capacidade estrutural, pois a indústria controla a água e evita que a mistura enfraqueça em virtude do excesso desse componente. Portanto, é a escolha mais segura e precisa, já que mantém as características procuradas pelos engenheiros.

Principais aplicações

O concreto usinado tem a função de servir como elemento estrutural para dar vida aos demais elementos e ampliar a sua durabilidade. A mistura pode ser aplicada em estacas, blocos de fundação, pilares, lajes e vigas na construção civil. É ela que mantém as edificações em pé devido a sua consistência e suporta os esforços de compressão oriundos das estruturas.

A mistura também serve para dar proteção contra os agentes agressivos que estão no ambiente e assegurar um comportamento solidário entre o aço e o concreto. O material segura as estruturas e sustenta as grandes obras, possibilita a construção de paralelepípedos de diferentes espessuras, o revestimento de ruas, calçadas e pisos.

Qual o equipamento mais indicado para esse tipo de concreto?

O equipamento mais apropriado para a aplicação do concreto usinado é conhecido como bomba. Ele agiliza o processo e traz grande velocidade para a concretagem, bem como melhora o acabamento. As bombas impulsionam a mistura que passa dentro de um mangote e é transportada por cilindros que atuam conjuntamente e de modo alternado.

Como a crise da COVID19 impulsionou as vendas do concreto usinado

Após o início da crise, o setor da construção civil se recuperou com muita rapidez e foi um dos que menos sofreram com a crise. O número de postos de trabalho aumentou significativamente, embora, no princípio, tenham faltado alguns materiais porque os produtores de cimento haviam desligado os seus fornos.

Mudança de interesses

A população começou a se interessar na aquisição de novos imóveis, visto que a quarentena fez com que as pessoas ficassem isoladas dentro de casa. Diante disso, surgiram novas necessidades a serem atendidas. Por outro lado, os investidores também impulsionaram as vendas do concreto usinado ao fazer investimentos no setor da construção civil que se tornou um dos mais promissores.

Medidas de apoio

Várias medidas foram efetuadas para dar apoio às empresas desse ramo. As obras prosseguiram e os cronogramas foram cumpridos com algumas adaptações, troca de turnos, mudanças em refeitórios e medição de temperatura dos colaboradores. As indústrias de concreto usinado intensificaram as suas operações em virtude da construção de galpões logísticos, centros de distribuição e muito mais.

Aumento dos preços

Como o cimento teve a sua produção interrompida no início da pandemia e a demanda por materiais de construção aumentou, os preços do concreto usinado também subiram, respectivamente. Apesar disso, a mistura ganhou espaço no mercado pela praticidade e se tornou um dos produtos mais vendidos no mundo.

Esclareceu as suas dúvidas sobre concreto usinado, seus tipos e agregados na construção civil? Quer continuar aprendendo sobre as principais técnicas e inovações da construção civil? Então continue navegando em nosso blog. E se está em busca de máquinas e equipamentos de primeira linha para sua operação entre em contato conosco agora mesmo!