O que é rastreabilidade do concreto?

  • Engenharia

O setor de construção civil integra uma das vertentes mais importantes do mercado nacional. Diante disso, o controle de qualidade dos processos e dos insumos usados no canteiro de obras é de extrema importância para que esse segmento mantenha a sua estabilidade. Nesse sentido, a rastreabilidade do concreto é um conceito fundamental.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que é rastreabilidade do concreto, como ela é realizada na prática e qual é a importância dela para a construção civil. Continue lendo para saber mais sobre o assunto!

O que é rastreabilidade do concreto?

Primeiramente, é importante contextualizar que o concreto é o principal insumo nos canteiros de obras do país, o que significa que o controle da qualidade desse material traz uma infinidade de benefícios para as construtoras.

É por meio da avaliação do concreto que os gestores podem classificá-lo de acordo com alguns critérios, como:

  • resistência;
  • densidade;
  • durabilidade;
  • produção;
  • finalidade.

Basicamente, um controle efetivo da qualidade do concreto é capaz de aumentar a sua resistência à compressão, estender o seu tempo de vida útil, permitir a adaptação a diversos formatos e facilitar a execução dos serviços.

Dadas as informações, podemos afirmar que a rastreabilidade do concreto nada mais é do que o processo de monitorar esse insumo em todas as cargas dos caminhões envolvidos no canteiro de obras. A principal finalidade disso é identificar as matérias-primas, os insumos e determinados produtos ou serviços utilizados na produção do concreto.

Geralmente, os dados são controlados por um software especializado (ou planilha) e plantas simplificadas, nas quais constam informações sobre os elementos e a região que serão concretados. Isso significa que a rastreabilidade dos materiais usados na construção civil gera impactos diretos nos resultados.

O gestor responsável pelo recebimento do concreto deve coletar uma amostra do material e encaminhá-la para uma análise minuciosa. O laboratório o identifica e indica por meio de um código no mapa de concretagem.

Feita essa análise, é possível saber, com exatidão, o que compõe cada material. Por fim, o laudo deve permanecer armazenado nos registros de acordo com o procedimento de gestão e fiscalização de obras.

Como é feita a rastreabilidade do concreto?

O primeiro passo é controlar o recebimento e verificar toda a carga que chega nos caminhões que entregam cargas de blocos e concreto.

Veja um resumo de como o procedimento é efetuado na prática:

  • o material recebido deve condizer com as informações da nota;
  • as dimensões do caminhão precisam ser verificadas;
  • as plantas estruturais devem ser cadastradas no software de gestão da construtora, definindo os locais em que o concreto será usado;
  • os locais em que cada caminhão despeja o concreto devem ser devidamente informados no sistema.

Como todos esses dados são disponibilizados em tempo real para qualquer profissional acessá-lo quando for preciso, o rastreamento permite um controle exato da quantidade de insumos utilizados na obra.

Já as fichas de verificação do material contribuem para que o concreto seja devidamente rastreado. Além disso, elas servem para registrar cada item usado no período de construção, assim como na checagem e no acompanhamento dos resultados dos laudos do concreto.

Qual é a importância da rastreabilidade do concreto para a construção civil?

Agora que você já tem uma perspectiva mais ampla sobre o que é rastreabilidade do concreto e como esse processo é feito, mostraremos os principais motivos pelos quais ele é considerado tão importante para o setor de construção civil no país.

Lembrando que o uso de um software de gestão, isto é, um sistema que facilite o armazenamento de informações a respeito da concretagem, é a base para que a rastreabilidade do concreto seja realizada.

Garantia de qualidade

Diante do forte processo de transformação digital, o comportamento de consumo nunca foi tão exigente quanto atualmente. Assim sendo, é muito importante compreender as necessidades do mercado conforme as demandas da empresa.

Nesse sentido, uma das vantagens da rastreabilidade do concreto está no fato de que esse processo gera as informações necessárias para que a qualidade do material seja garantida.

Maior confiabilidade das informações

Como as informações sobre o concreto são colhidas em diferentes etapas do processo, há uma margem para erros de comunicação na rastreabilidade. Entretanto, com o uso de uma boa plataforma de gerenciamento de obras, é possível registrar e visualizar todos os dados em tempo real, a qualquer hora e de qualquer lugar, visto que o sistema é integrado à nuvem.

Assim, um dos benefícios de implementar a rastreabilidade do concreto em sua construtora é o fato de esse processo abranger outros benefícios que, em conjunto, contribuem para o aumento da confiabilidade das informações, impactando positivamente as tomadas de decisões dos gestores.

Melhor gerenciamento

Uma das vantagens da rastreabilidade do concreto é que, com todos os dados pertinentes à origem, produção e destino do material, torna-se muito mais fácil gerenciar os processos relacionados ao uso e à qualidade dele. Para que esse processo seja devidamente colocado em prática, é preciso ter o auxílio de um bom software para gerenciamento na construção civil.

Por fim, como você deve saber, o canteiro de obras é um local repleto de equipamentos, materiais e funcionários. Sem o auxílio de soluções tecnológicas para acompanhar a evolução dos projetos, ou seja, a gestão da obra, essa tarefa se torna muito mais complexa, abrindo margem para desperdício de materiais e outros gargalos de produção.

A quantidade de materiais e insumos envolvidos em cada etapa da construção civil é muito grande, por isso, é necessário ter um controle constante e minucioso a todo momento. Com o uso de uma boa tecnologia, é possível delegar tarefas e gerir equipes com muito mais facilidade.

Como você pôde entender neste artigo, a rastreabilidade do concreto é um conceito que abrange uma série de processos cuja finalidade principal é monitorar e garantir a qualidade do material mais importante para a construção civil. Mostramos também como esse procedimento costuma ser realizado e qual é a sua importância.

Quer saber como a Armac pode contribuir para o sucesso da sua construtora com os melhores equipamentos para a construção civil? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer as soluções ideais para as suas necessidades!