Construção a seco: veja as características e vantagens!

Tempo de leitura: 7 min
  • Engenharia

A construção a seco é um método moderno que traz um universo de possibilidades na construção civil. Muito usado em outros países, esse tipo de trabalho apresenta maior agilidade e sustentabilidade por, praticamente, não usar água. Além disso, os materiais de qualidade envolvidos geram uma quantidade praticamente insignificante de resíduos.

Por enquanto, o número de empresas especializadas neste tipo de procedimento ainda é escasso no Brasil. Mas quem conhece suas vantagens certamente passa a considerar a construção a seco como uma excelente e alternativa e busca colocá-la em prática por conta do rápido retorno de investimento.

Continue a leitura e entenda!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda o que é uma construção a seco

A construção a seco, também chamada de sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), recebe esse nome por ser um processo construtivo que não usa água, cimento e argamassa. Diferente de outros sistemas comuns na construção civil, o uso de água, aqui, fica restrito apenas à fundação. Além disso, por ser uma estrutura considerada leve, a fundação é rasa e precisa de menos concreto.

Esse tipo de modelo é estrategicamente elaborado para trazer resistência, versatilidade e solidez. Outro ponto que vale destacar está no conjunto de metodologias construtivas presentes no processo que torna o resultado mais sustentável, com qualidade superior e eficiência. Por conta da agilidade da obra de modo geral, acontece a economia de materiais que geram poucos resíduos.

Conheça os principais tipos

Existem diversos tipos de construção a seco que são usados por empreiteiras e construtoras que sinalizam a preocupação com a preservação do meio ambiente e mais praticidade nos processos. Veja a seguir alguns exemplos!

Steel Framing

Neste sistema, as paredes ganham função estrutural formada por aço galvanizado e placas fixadas para fechamento externo. As placas mais usadas, neste caso, são as placas cimentícias. Já na parte interna é usado o gesso acartonado.

Por conta dos materiais usados, as paredes ficam com um alto nível de conforto termoacústico e tem a possibilidade tornar essas características ainda mais eficientes por conta do acréscimo de materiais isolantes, como a lã de PET, de vidro ou de rocha.

Wood Framing

Similar ao Steel Framing, com exceção da parte estrutural, que usa os perfis de matéria de reflorestamento e placas estruturais. Assim, em uma situação como essa, a madeira deve ser tratada com antifúngico para não comprometer a qualidade do resultado e sua vida útil.

Painéis EPS

Se trata do Poliestireno Expandido (EPS) que é um plástico celular bastante rígido. Além de possuir menor densidade em contrapartida com a maior quantidade de ar em seu interior. Esse tipo de material oferece boa resistência em toda a estrutura da construção a seco, baixo peso e é eficiente na questão do isolamento térmico.

Drywall

Esse sistema costuma ser muito usado para a construção de forros e paredes não importa qual seja o modelo construtivo. Um dos principais destaque fica por conta das paredes que garantem um bom isolamento termoacústico. No entanto, para que sejam ainda mais resistentes é possível adicionar no interior das paredes mantas isolantes.

Os principais exemplos são a lã mineral de rocha, a lã de vidro e a lã de PET. As placas de gesso acartonado são fixadas na estrutura de aço galvanizado com espessura de 0,5 mm. Vale ressaltar ainda que o sistema Drywall não possui função estrutural. Por este motivo, sua maior utilidade é no ponto da vedação entre os ambientes internos.

Quais as vantagens da construção a seco?

Um dos principais destaques é a possibilidade de ter um orçamento menos volátil. Diferente de outros métodos construtivos, aqui o orçamento acontece da mesma maneira como foi previsto inicialmente, o que traz muito mais tranquilidade e economia ao processo.

Esse tipo de sistema também permite que a equipe envolvida tenha muito mais controle das etapas e os gestores tomem melhores decisões. Especialmente em relação à segurança, que é reforçada por usar materiais com processo de fabricação de alta tecnologia, inclusive, com materiais que são resistentes ao fogo. As construções, com isso, ganham em durabilidade e exigem menos manutenção.

A substituição de placas costuma ser prática, rápida, sem sujeira e de baixo custo porque não existe a necessidade de quebrar paredes. Outro ponto é que, por usar pouquíssima água, os resíduos no canteiro de obras também são reduzidos e a maioria dos materiais envolvidos podem ser reciclados normalmente – o que torna esse modelo altamente sustentável.

Quais equipamentos utilizados na construção a seco?

Como a construção a seco é um processo com características práticas e uso de materiais tecnológicos, você precisa contar com os equipamentos adequados em cada etapa. Leve em consideração a eficiência das máquinas para que toda a otimização seja potencializada. Veja a seguir os principais equipamentos usados.

Plataformas articuladas

As plataformas articuladas são equipamentos com elevação de diversas alturas que proporcionam mais conforto e tranquilidade para a realização dos serviços. Além disso, contam com articulações que permitem alcances na vertical e na horizontal.

É ainda uma ótima opção na hora de driblar obstáculos no piso e chegar até locais de difícil acesso com rodas que garantem o deslocamento e transporte facilitado.

Manipuladores telescópicos

São máquinas consideradas coringas nos canteiros de obras e na construção a seco não é diferente. Sua aparência e função até se assemelham ao de uma empilhadeira, mas ele atua neste tipo de projeto como um caminhão guindaste com o adicional versátil da lança telescópica.

A aplicação mais comum envolve a movimentação de cargas em locais inacessíveis, remover cargas paletizadas de um reboque, colocá-las em telhados e uma série de outros pontos altos.

Caminhões Munck

Os caminhões Munck são úteis na hora de fazer a movimentação de cargas pesadas na construção a seco por ser eficiente em situações que envolvem descarga de maquinário e montagem de estruturas.

Além disso, é um equipamento que pode ser usado também em locais de pouca altura com bastante versatilidade de movimentar, erguer, baixar e transportar.

Mastros elétricos

Indicados para trabalhos em quase todos os níveis de alturas e várias atividades que envolvem manutenções, limpezas, organizações de armazéns e construções. Os mastros elétricos significam praticidade, economia e segurança.

Principalmente quando a ideia é substituir alternativas menos seguras para os profissionais da equipe, como os andaimes.

Guindastes

Eles são indispensáveis em obras de elevação. Isso porque esse tipo de equipamento transporta materiais nas partes altas com bastante facilidade, de maneira rápida e segura. O primeiro passo na hora da escolha é avaliar o tamanho da obra e o tipo de utilidade que os guindastes ou gruas terão no desenvolvimento dos serviços.

As vantagens da construção a seco são muitas e por conta da agilidade da obra, você consegue colocar em prática uma série de soluções rápidas na rotina de trabalho. Para que tudo aconteça como o esperado, também é importante ter máquinas pesadas de confiança durante o processo e a locação pode ser uma excelente opção.

Afinal de contas, com a agilidade desse tipo de método, não vale a pena a opção de compra e os cuidados frequentes com manutenção, armazenamento, transporte, entre outros.

Gostou das informações do artigo? Precisa de equipamentos para sua operação a seco? Então confira nosso portfólio ou entre em contato conosco, teremos o prazer de lhe auxiliar com as máquinas e equipamentos ideais a sua demanda!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável