Aluguel de máquinas pesadas: um guia Armac completo!

Tempo de leitura: 12 min
  • Máquina

O aluguel de máquinas representa uma alternativa fácil, segura e com ótimo custo-benefício para atender as demandas temporárias por esse tipo de equipamento. A aquisição, por outro lado, pode ter um custo elevado e outros gastos que prejudicam o orçamento.

Uma das principais vantagens da locação recorrente é a possibilidade de escolher, entre uma variedade de máquinas, as que melhor atendem ao seu projeto. No caso da compra, é necessário fazer um verdadeiro investimento e, por isso, nem sempre é a opção mais indicada.

Quer entender como realizar o aluguel de máquinas da melhor forma? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Funcionamento do aluguel de máquinas

A locação de máquinas é uma ação benéfica tanto para quem aluga quanto para quem necessita utilizar pontualmente os equipamentos e não conta com recursos para realizar a compra. Para isso, é preciso fazer um acordo por meio de um contrato, contendo direitos e obrigações das partes envolvidas.

Nesse instrumento, são especificadas todas as cláusulas que os contratantes devem respeitar. No caso do aluguel de maquinário, o dono elabora o documento com os termos e repassa para o locatário, que posteriormente efetua o pagamento das mensalidades.

Quanto mais simples for o contrato, mais simples será seu cumprimento. Por isso, é interessante ter como foco alguns pontos, como prazo de entrega, responsabilidade pela conservação, tipo de uso e data de devolução. Também é fundamental definir um prazo limite para o fim do contrato.

Ainda, ter atenção ao orçamento, ao solicitar o aluguel de maquinário, é essencial para garantir a saúde financeira do projeto. A indicação é optar sempre por soluções mais econômicas e favoráveis.

Tipos de máquinas para locação

A locação de máquinas pesadas é uma excelente alternativa para quem não quer ou não pode investir na compra de um equipamento novo. Sem dúvida, esse é o caminho mais viável, sobretudo se o maquinário for utilizado para ações mais pontuais e específicas.

O aluguel é feito de maneira bem simples. Basicamente, você define quais são os dias e os horários que precisa do equipamento e fecha contrato com a empresa especializada na entrega de máquinas. Boa parte dos fornecedores indicam as condições da locação, como transporte e prazo de devolução.

Qualquer tipo de máquina pode ser alugada, desde pequenos até grandes equipamentos. A escolha vai depender das necessidades do seu projeto e, também, da disponibilidade dos fornecedores. Hoje, com o aumento das tendências de locação, é cada vez mais fácil encontrar esse tipo de serviço no mercado.

Tendo um amplo catálogo disponível, fica mais simples conhecer os equipamentos e entender qual se adequa melhor às suas necessidades. As máquinas geralmente passam por vistorias antes da entrega ao locador e, também, quando são devolvidas ao locatário.

Para ser uma escolha econômica, é interessante que o valor do aluguel custe menos de 60% do preço da máquina. Mesmo assim, a locação é mais benéfica do que a compra, já que você se livra de custos com a manutenção e a depreciação dos equipamentos.

Ou seja, a estratégia é simples e eficiente, uma vez que alinha qualidade, suporte técnico e agilidade. A boa notícia é que você encontra diferentes tipos de máquinas disponíveis no mercado, como:

Sem dúvidas, comprar um desses equipamentos pode ter um custo bem elevado. A locação é acessível, sendo que você paga apenas pelo período que precisa utilizar a máquina. A fim de fazer um bom negócio, você deve prestar atenção e considerar o custo-benefício, o prazo de entrega, a qualidade e a reputação do fornecedor.

Procure sempre fazer a locação com empresas que tenham capacidade de realizar os trâmites de maneira eficiente. Vale a pena consultar algumas pessoas que já alugaram com a companhia para descobrir se o maquinário funciona corretamente e se o suporte é atencioso.

Vantagens da locação de máquinas para sua empresa

A locação de equipamentos oferece muitas vantagens, principalmente quando você pretende fazer um uso pontual das máquinas. Um dos grandes benefícios é que a estratégia promove mais economia do que a compra, já que o fornecedor dilui o custo da aquisição ao longo da vida útil do material.

A empresa, nesse caso, é a única responsável por manter a máquina em boas condições. O serviço agrega mais segurança, protege os colaboradores contra acidentes de trabalho e pode consertar ou trocar rapidamente os equipamentos, caso ocorram problemas técnicos.

A locação, portanto, pode ser uma ótima solução para manter o progresso do seu projeto, sem impactar negativamente o orçamento. Por ter um custo menor do que a compra, você tem a chance de preservar o capital e viabilizar a aplicação desse dinheiro em setores mais estratégicos.

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de optar pelo aluguel de máquinas!

Custo-benefício

Mesmo que a locação de máquinas acarrete custos extras, como transporte e logística, manutenção, armazenamento, entre outros, a modalidade ainda é a melhor alternativa devido ao custo-benefício. Além de tudo, você estará livre de uma série de gastos que representam pontos positivos de economia.

Inclusive, nesse tipo de investimento, o valor da locação pode entrar no orçamento do projeto que está sendo executado. Com isso, é possível evitar despesas prolongadas, como parcelas de financiamento, e ficar despreocupado com a depreciação e a desatualização do item.

Variedade de equipamentos

Outro benefício é que você pode ter acesso a equipamentos modernos e de alta qualidade, de marcas reconhecidas no mercado de máquinas. Na maior parte dos casos, a compra tornaria esse processo muito mais difícil, já que a aquisição apresenta um investimento elevado.

Quem atua com máquinas florestais, por exemplo, sabe que constantemente existem modelos mais modernos que são lançados a cada ano. A indicação, portanto, é buscar bons fornecedores, que têm a preocupação de manter seu catálogo atualizado com o que há de mais avançado.

Manutenção especializada

Em caso de defeito ou falha, por exemplo, a locação consegue cobrir qualquer tipo de problema, proporcionando manutenção e suporte especializado. Em geral, as empresas contam com equipes técnicas para fazer todos os reparos necessários nos equipamentos, evitando atrasos ou suspensões no projeto.

Há muito prejuízo financeiro em ficar com uma máquina parada, pois, além de não compensar o valor gasto com a aquisição, ficar muito tempo sem uso aumenta os gastos com manutenções. Com o aluguel, você paga apenas pelo período que o equipamento será utilizado no cronograma da sua obra.

Maior produtividade

Com equipamentos modernos e em boas condições de uso, as chances de os funcionários serem mais produtivos na rotina de trabalho aumentam significativamente. As máquinas são locadas para cada etapa do projeto, garantindo a qualidade das atividades.

Com uma melhor execução e a eliminação de problemas que podem afetar a eficiência das operações, a empresa ganha com o aumento do rendimento dos colaboradores. Assim, o aluguel realmente representa uma vantagem incrível para economizar e fazer mais em menos tempo.

Menos preocupação

Dando preferência pela locação do maquinário, você fica mais sossegado em relação à manutenção, logística e infraestrutura. Em geral, esse tipo de atividade fica sob responsabilidade do fornecedor, que deve disponibilizar todo o suporte necessário para a operação e funcionamento dos equipamentos contratados.

Muitas das vezes, comprar as máquinas pode ser uma tarefa realmente cansativa e burocrática. O aluguel, por outro lado, é realizado de maneira fácil e rápida, facilitando significativamente o andamento do projeto. Por isso mesmo, é fundamental escolher locatárias compromissadas com a satisfação dos clientes.

Economia e vantagem competitiva

Com o passar dos anos, novas máquinas são lançadas com tecnologias avançadas, proporcionando maior produtividade e otimização do trabalho. No entanto, ter condições para comprar os modelos mais modernos pode ser inviável, sobretudo para os pequenos e médios empreendimentos.

O aluguel do maquinário tem o diferencial de ser acessível, econômico e ainda promover vantagens competitivas para o projeto. Ao calcular detalhadamente os custos de compra, manutenção, depreciação, operação, entre outros, é notável como a locação é, de fato, uma estratégia benéfica no sentido financeiro.

Aluguel de máquinas sem medo

Sem dúvidas, para alguns projetos, a locação de máquinas acaba sendo mesmo muito mais vantajosa do que adquirir os equipamentos. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para realizar o processo da melhor forma. Até porque uma decisão precipitada pode resultar em prejuízos.

É muito importante fazer uma pesquisa no mercado e verificar as condições de cada fornecedor para escolher a melhor alternativa. Tenha em mente que nem sempre a melhor opção é a mais em conta. A economia está, justamente, na preferência por marcas confiáveis.

Para evitar transtornos, é interessante conhecer os requisitos da empresa antes de assinar o contrato, assim como avaliar preços e prazos. Mesmo que o aluguel de máquinas seja bastante prático e viável financeiramente, é necessário ter atenção com a contratação da companhia locadora e com muitos outros fatores.

Veja, a seguir, o que avaliar antes de buscar um serviço de locação de equipamentos para o seu projeto!

Avalie preços

Antes de tudo, você deve comparar e coletar preços em diferentes empresas para optar pelo valor mais alinhado com a sua realidade. O ideal é que o gasto com o aluguel do maquinário não comprometa o capital corporativo por um longo período, de forma a impactar o orçamento.

Por mais que surja a necessidade de ter que locar equipamentos por diversas vezes, dificilmente essa despesa se equivale a uma compra. No entanto, é fundamental elaborar um planejamento da frequência de uso do maquinário, a fim de ter uma perspectiva real de quanto será preciso para a execução do projeto.

Saiba como é a reputação da empresa

Outro fator de extrema importância é avaliar a reputação da empresa locadora dos equipamentos. Ao alugar, você consegue ter acesso a máquinas de alta qualidade, mas é essencial que a companhia mantenha seus modelos atualizados com tecnologias de ponta para atender os seus clientes da melhor forma.

Antes de assinar o contrato, por exemplo, busque a opinião de outros consumidores, avalie as condições, assegure que o fornecedor dê suporte técnico, entre outros. O importante é não guardar dúvidas e perguntar tudo o que for necessário para fazer um bom investimento.

Entenda de quais maquinários você precisa

Hoje, existem máquinas específicas para diferentes usos e objetivos. Nesse caso, é possível escolher um ou até mais equipamentos, conforme a demanda ou fase do projeto. Mas antes mesmo de comunicar o fornecedor, é interessante já entender qual o maquinário ideal para as atividades que você pretende desenvolver.

O principal critério a ser adotado no momento da escolha é a qualidade. Dê preferência a marcas conhecidas no mercado e tenha como foco o custo-benefício. Com isso, você evita problemas futuros, principalmente com manutenções e atrasos.

Busque empresas que tenham uma boa linha de produtos e manutenção

Outra dica para realizar o investimento de locação é buscar empresas que tenham um catálogo amplo e diversificado, além de condições especiais de manutenção e seguro de máquinas. Em geral, os fornecedores que oferecem esse tipo de serviço são mais abertos à realização de testes.

Mais um ponto de atenção é verificar se a companhia oferece assistência para os clientes, no caso do surgimento de algum tipo de falha ou imprevisto. O aluguel envolve capacitação, orientação, logística, entre muitos outros fatores. A expertise da empresa, nesse caso, faz toda a diferença.

A Armac conta com o mais completo portfólio de soluções em locação de máquinas, equipamentos e serviços do Brasil. Temos frota, estrutura de suporte e capacidade técnica para atender de forma completa, com alto padrão de qualidade e tecnologia, às demandas dos clientes dos mais variados portes e segmentos.

A missão da Armac é gerar valor para os empreendimentos, por isso, o nosso processo de contratação do serviço de aluguel de máquinas é completamente simplificado. Nosso intuito é disponibilizar para o mercado equipamentos modernos, seguros, econômicos e sustentáveis.

Quer entender como a Armac pode auxiliar no avanço do seu projeto? Então, aproveite a visita ao blog e fale com um especialista agora mesmo! Será um prazer atendê-lo.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável