3 cuidados com a empilhadeira em operação na chuva

Tempo de leitura: 3 min
  • Segurança

Utilizar empilhadeiras em períodos de chuva é uma operação um tanto quanto desafiadora, principalmente se isso ocorrer em área externa, ou seja, em contato direto com esse clima. Mas o que realmente torna a operação na chuva tão perigosa? Quais riscos são enfrentados pelo operador e pelo equipamento?

É sobre isso que vamos falar neste artigo. A seguir, você vai entender melhor sobre os cuidados operacionais de diferentes modelos de empilhadeiras em ambientes passíveis de chuva. Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Riscos de operar empilhadeiras na chuva

Ao empregar maquinário projetado para movimentação de cargas, alguns perigos devem ser considerados em sua manipulação, principalmente no que se refere às operações em dias de chuva. Algumas ameaças mais evidentes ao usar as máquinas são:

  • tombamentos devido a chão escorregadio ou falta de equilíbrio no local;
  • baixa visibilidade por vidros embaçados (quando há) e à condição de luz reduzida;
  • patinagem de equipamentos fora de manutenção preventiva;
  • dificuldade em transitar em declives, podendo causar acidentes;
  • operadores que trabalham na chuva podem enfrentar situações em que o seu raciocínio rápido se encontra prejudicado, isso pode ocasionar acidente.

Além dos riscos citados, existem fatores ocultos capazes de impactar o desempenho da máquina. Algumas peças não podem ser expostas a climas úmidos, por isso demandam mais atenção, como é o caso de baterias e tanques de propano ou componentes que sofrem maior desgaste na utilização.

Dicas de cuidados com a máquina

Agora que você já sabe que alguns itens do equipamento podem ser danificados quando expostos por muito tempo a climas chuvosos, saiba algumas dicas para a manutenção da sua empilhadeira.

1. Visibilidade na condução

O ideal é empregar a empilhadeira em condições de tempo boas, evitando exposição a tempestades, ventos intensos ou neblina muito densa. É recomendado ainda ter uma boa visibilidade para que a implementação da máquina aconteça de forma segura para o condutor.

2. Atenção redobrada

Ao utilizar a empilhadeira na chuva, tenha cuidado com o modo de manipulá-la. Atenção redobrada é fundamental, portanto, um dos cuidados que podem ser tomados é a redução de velocidade. Assim, o condutor não corre o risco de perder o controle da máquina e evita acidentes de trabalho.

3. Manutenção da empilhadeira

Estar com a manutenção da máquina em dia é fundamental para evitar paradas e acidentes no momento da operação. É por isso que muitas empresas estabelecem um cronograma de manutenção, a fim de garantir o funcionamento da máquina em diferentes condições e ambientes de trabalho.

Os pneus também devem ser considerados quando se trata de cuidados e manutenção de uma empilhadeira com operação na chuva. Eles devem estar devidamente calibrados para garantir a segurança da operação no ambiente molhado e assegurar a qualidade dos seus serviços.

Dentre os cuidados que se deve ter com a empilhadeira durante uma operação na chuva, é necessário trabalhar sempre com os faróis acesos, pois isso melhora a visibilidade do equipamento para os outros profissionais que estejam atuando no mesmo ambiente.

Gostou deste conteúdo? Então leia também este Checklist de empilhadeira: o que fazer antes de operar?

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável