Locação de retroescavadeira: como funciona e 3 vantagens!

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

Seja na construção civil ou na indústria pesada, ter bons equipamentos é fundamental. Mas, diante dos desafios diários, nem sempre é possível conseguir acesso a todos os itens necessários para a execução de um projeto. Nessas horas, alternativas como a locação de retroescavadeira são essenciais para ter um fluxo de trabalho de boa qualidade.

Para te ajudar a entender o que é a locação de retroescavadeira e como ela te possibilita lucrar mais, ao gastar menos, preparamos este texto. Continue a leitura e veja como esse serviço pode mudar a cara do seu negócio!


Locação de Retroescavadeiras

Performance e robustez nas operações


O que é o serviço de locação de retroescavadeira?

De forma objetiva, a locação de retroescavadeira é uma forma de ter acesso ao equipamento ideal para sua demanda por curtos períodos, sem ter de pagar pelo seu preço de compra e demais demandas do ativo.

Nesse tipo de serviço, a empresa locadora assume a responsabilidade pela maioria dos processos de troca de peças, manutenções preventivas e gestão do maquinário. Dessa maneira, o cliente pode se preocupar apenas em aproveitar os recursos disponíveis.

Por que empresas investem nessa estratégia?

O investimento na terceirização de equipamentos é uma realidade em várias áreas do ambiente corporativo. Na área de TI, por exemplo, isso garante que o negócio tenha uma infraestrutura robusta e alinhada com os padrões do mercado. Além disso, reduz o tempo gasto com rotinas como manutenção e gestão de inventário.

No caso da locação de retroescavadeira, e compartilhamento de ativos em geral, os benefícios são semelhantes. Confira!

1. Menor custo de investimento

O aluguel reduz despesas com manutenção, gestão e troca de maquinário. Afinal, a empresa não terá de efetuar essas rotinas por conta própria. Ao mesmo tempo, o gasto com tais equipamentos ocorrerá apenas quando eles forem utilizados.

2. Mais flexibilidade

Se o negócio precisar aumentar ou diminuir a sua frota de máquinas pesadas, a locação é uma ótima alternativa. Ela garante o acesso a equipamentos com agilidade e segurança. Desse modo, a empresa terá a flexibilidade necessária para sempre ter os equipamentos indispensáveis no seu dia a dia.

3. Maior foco em rotinas estratégicas

Sem precisar focar em manutenção e na troca de peças, quem investe na locação de retroescavadeira direciona um tempo maior na execução de rotinas estratégicas. Isso se traduz em um diferencial competitivo que se apoia na alta disponibilidade de recursos, maior produtividade e previsibilidade.

Quando locar uma retroescavadeira?

O aluguel de uma retroescavadeira pode ser tratado como um investimento estratégico para a sua empresa. Por isso, ele deve ser considerado como uma possibilidade em qualquer cenário em que as equipes necessitam de uma máquina pesada por um curto período. Além disso, tal serviço pode ser aplicado no caso dos negócios que precisam atualizar a sua infraestrutura e querem minimizar seus gastos.

O importante, para o negócio, é avaliar quais são os benefícios desse tipo de investimento e garantir que haverá espaço para o aproveitamento de todos eles. Dessa maneira, a empresa conseguirá investir no outsourcing de máquinas pesadas com segurança e expectativas bem-alinhadas.

Como escolher o melhor serviço de locação de máquinas pesadas?

A escolha de um serviço de locação de máquinas pesadas deve passar por várias etapas. Elas são moduladas para reduzir riscos e garantir que a empresa tenha acesso ao melhor parceiro comercial. Além disso, otimizam os seus custos operacionais e o retorno obtido com o seu investimento.

Confira os passos básicos a seguir!

Entenda as suas demandas

Avaliar as demandas de cada equipe é um passo básico para fazer qualquer investimento dar certo. A partir desse processo, o negócio consegue identificar chances, avaliar o orçamento que será necessário e o prazo de uso das máquinas. Tudo isso otimiza a contratação de um parceiro comercial e evita o risco de um prejuízo.

Portanto, sempre que for iniciar uma obra ou operação que necessite de uma máquina pesada, identifique qual o tamanho da sua demanda. Valide com os seus líderes os dados existentes e confira se o orçamento conta com espaço para isso. Dessa forma, você será capaz de efetuar um bom investimento com facilidade.

Avalie o feedback de clientes

Essa é uma ótima maneira de realizar investimentos em serviços como o aluguel de retroescavadeira, sem que a empresa tenha surpresas durante a vigência do contrato. Consumidores antigos são capazes de auxiliar na identificação de riscos, possíveis problemas e demais pontos de atenção. Isso garante mais segurança para você negociar e fechar um contrato que se alinhe com o seu perfil e as suas demandas.

Busque por frotas modernas

Como todo setor, a indústria de máquinas pesadas faz evoluções contínuas. Elas trazem para o mercado equipamentos que são mais seguros, econômicos e sustentáveis.

Ao investir no aluguel de máquinas pesadas, procure marcas com equipamentos modernos. Eles agregarão valor ao seu fluxo de trabalho e conseguirão entregar resultados sem colocar o seu time em risco. Além disso, vão reduzir o seu gasto com insumos, como combustíveis.

Avalie se a empresa está alinhada com o seu perfil

Também é importante identificar se o negócio que fornecerá as máquinas está alinhado com o seu perfil. Tal medida diminui as chances de você não conseguir o que precisa e, ao mesmo tempo, melhora as operações de apoio que eventualmente precisarão ser executadas.

O trabalho com as máquinas pesadas, algo que ocorre regularmente em setores como a indústria pesada (a mineração, por exemplo) e a área de construção civil, precisa de um bom time e equipamentos adequados. Afinal de contas, é essa a combinação que vai promover a execução de rotinas sem erros, problemas de segurança ou o desperdício de tempo e recursos.

Nesse sentido, toda empresa deve estar preparada para utilizar estratégias flexíveis e capazes de facilitar a busca por seus objetivos. Esse é o caso da locação de retroescavadeira, uma forma simples e inteligente de sempre ter acesso a escavadeiras de qualidade, com a manutenção em dia e baixo custo de aquisição. Por isso, não deixe de procurar um parceiro e investir nessa abordagem!

Quer saber mais sobre como contratar esse tipo de serviço e alugar boas máquinas? Então fale já com os nossos especialistas!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável