Gestão de máquinas agrícolas: como otimizá-la?

Tempo de leitura: 6 min
  • Manutenção

Da forma como percebemos, o agronegócio de alta produtividade é um dos segmentos mais mecanizados da indústria moderna. Não por acaso, a gestão de máquinas agrícolas é uma das competências mais importantes para a consistência de uma operação no campo. Por isso, elaboramos este artigo completo sobre o tema.

Aqui, você entenderá o que é a gestão de máquinas agrícolas, por que ela é tão importante e o que não pode faltar na sua gestão. Assim, você terá uma noção completa sobre o assunto e poderá otimizar as boas práticas da sua operação, elevando a durabilidade, a disponibilidade e a eficiência das máquinas sob a sua gestão. Acompanhe!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


O que é a gestão de máquinas agrícolas?

Tecnicamente, a gestão de máquinas é o conjunto de processos, observações e práticas com o objetivo de garantir que os equipamentos estejam sempre em boas condições de trabalho, sem apresentar riscos de quebra, ociosidade ou acidentes — em outras palavras, o papel dessa gestão é monitorar e evitar a aceleração do desgaste nos equipamentos.

Para isso, a gestão de máquinas organiza, implementa e supervisiona uma série de práticas importantes, tais como calendários de revisão, manutenção preventiva, capacitação de técnicos e operadores e planejamento estratégico. Ao combinar todos esses fatores, é possível elevar a disponibilidade mecânica na operação, reduzindo ociosidade, custos e desperdícios.

O principal instrumento dessa gestão é a manutenção preventiva. Afinal, essa é uma prática essencial para combater o desgaste nos componentes mecânicos. Com uma abordagem preventiva, é possível elevar a durabilidade das máquinas, preservando-as em um bom estado operacional.

Já o treinamento e a capacitação é um investimento essencial, sobretudo para as operações que pensam no longo prazo. Com operadores e técnicos qualificados, é possível reduzir negligências, equívocos e excessos. Consequentemente, as máquinas são utilizadas de forma correta e segura, reduzindo quebras, indisponibilidades, prejuízos e, até mesmo, acidentes.

Por fim, mas talvez mais importante, há o planejamento. O grande desafio dessa gestão não é apenas aplicar treinamentos e delegar quais máquinas serão encostadas para manutenção. É, sim, realizar essa escala de maneira estratégica, garantindo a maior produtividade possível e evitando desobedecer ao calendário de revisões, manutenções e procedimentos.

Por que a gestão de máquinas agrícolas é tão importante?

Justamente por fazer com que a operação funcione de forma mais eficiente, previsível e, até mesmo, rentável — e a razão para isso é bastante simples. Com a gestão de máquinas, você não apenas eleva a transparência operacional do trabalho, como também prolonga a vida útil dos equipamentos.

No longo prazo, isso retorna uma economia considerável, pois, quanto maior a disponibilidade das suas máquinas, maior a produtividade que você pode extrair com os recursos disponíveis na sua operação. E como se não bastassem todas essas vantagens, também há a questão da segurança ocupacional, um dos fatores mais essenciais, na realidade.

Com máquinas constantemente revisadas, diagnosticadas e otimizadas, a gestão tem a certeza de que está operando da forma mais próxima do ideal possível, com baixíssimo risco e altíssima previsibilidade. É por essa soma de motivos que acreditamos que essa gestão é fundamental para qualquer operação que utilize máquinas de trabalho, e não apenas no setor agrícola.

O que não pode faltar em uma boa gestão de máquinas agrícolas?

Em nossa experiência, a principal característica de uma boa gestão é realizar algumas práticas básicas, mas fundamentais, com responsabilidade, planejamento e, principalmente, disciplina. Entre manutenções, checagens, análises, conferências e planejamentos, existem algumas ações que simplesmente não podem ser ignoradas. Entenda!

Fazer a manutenção e a limpeza periódica de máquinas

Com máquinas limpas, você evita o acúmulo de materiais corrosivos sobre a superfície das peças e, efetivamente, reduz a propagação do desgaste. Com revisões periódicas e manutenções preventivas, você identifica pontos iniciais de desgaste e corrige esses problemas antes que eles se propaguem para os demais componentes do conjunto mecânico.

Checar o nível de água do radiador, óleo e combustível

A checagem e reposição de fluidos é uma tarefa tão simples quanto importante. É um método barato, rápido e seguro, que pode evitar problemas custosos e catastróficos, tanto em tempo quanto em dinheiro. Por isso, é essencial verificar regularmente os níveis de fluido nos reservatórios, mantendo sempre no nível indicado pela fabricante das máquinas em questão.

Verificar sistemas elétricos

Regularmente, é preciso verificar cabos, conectores, interfaces, botões e baterias. Sobretudo com máquinas modernas, que são altamente eletrônicas, é preciso ter um cuidado especial, periódico e preventivo com essa questão. Assim, é possível garantir que todos os sistemas estejam funcionando conforme o esperado, de forma previsível e segura.

Investir em sistemas de telemetria

Nos últimos anos, a telemetria vem ganhando força no mercado. A solução combina softwares, sensores e análise de dados para coletar dados operacionais de desempenho dos equipamentos e, a partir disso, antecipar a necessidade de procedimentos preventivos e/ou corretivos — a chamada manutenção preditiva, uma tendência cada vez mais importante e sofisticada.

Conferir a saúde de pneus

Os cuidados com pneus estão entre as prioridades da gestão de máquinas. Felizmente, a inspeção não é tão aprofundada e técnica quanto a dos demais componentes. Em relação aos pneus, basta verificar a pressão com regularidade, evitando operar acima ou abaixo do intervalo recomendado, além de verificar desgastes ou danos, como bolhas, ranhuras e afins.

Fazer a conferência dos implementos

Por último, mas também importante, é preciso verificar se os implementos utilizados nas máquinas, tais como arados, suportes, plantadeiras e afins, apresentam boa condição operacional — ou seja, sem desgaste avançado ou sinais de estresse que podem resultar em uma quebra e/ou acidente no meio de um dia de trabalho.

Como você pôde ver, a gestão de máquinas agrícolas é fundamental para garantir que o dia a dia no campo seja eficiente, previsível, produtivo e funcional. Sem essa gestão, a sua operação “trabalha no escuro”, estando sempre vulnerável à quebra inusitada de uma máquina, a eventos de manutenção corretiva, acidentes, ociosidades, indisponibilidades ou afins.

Agora que você entende o impacto da gestão de máquinas agrícolas sobre os resultados da sua operação, continue aprendendo sobre o tema, descobrindo as 6 maiores vantagens da locação de máquinas de agricultura!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável