Entenda a importância do filtro de óleo em máquinas pesadas

Tempo de leitura: 6 min
  • Manutenção

Para garantir a eficiência do maquinário pesado, é indispensável ter cuidados especiais com o filtro de óleo. De fato, quando ele apresenta problemas, a perda de produtividade do equipamento e o comprometimento de outras peças se transformam em dor de cabeça.

Dentro do planejamento elaborado no projeto, incluir uma inspeção frequente e apostar em manutenção adequada representa grandes diferenciais na redução de custos. Além disso, entender o que promove o desgaste do filtro de óleo e as consequências causadas proporciona uma visão mais ampla sobre o desenvolvimento de um padrão de qualidade.

Quer saber mais? Vamos falar sobre a importância do filtro de óleo e como inspecioná-lo corretamente. Acompanhe!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


Entenda as funções do filtro de óleo nas máquinas

A função desse componente é eliminar impurezas, resíduos ou partículas sólidas de um fluido no momento em que ele passa pelo interior da máquina, o que chamamos de filtração. Na prática, o filtro de óleo tem a capacidade de bloquear a circulação de qualquer tipo de impurezas que possam afetar o funcionamento do motor.

Esse componente é muito importante para que a máquina entregue um bom desempenho e, diante disso, precisa ser inspecionada com frequência para determinar o momento certo de trocá-la. O filtro de óleo ou também de motor, como é chamado, é usado ainda para filtrar óleo aplicado na lubrificação. A técnica da filtragem de óleo faz parte da manutenção preditiva que se antecipa às falhas e encontra a raiz do problema em equipamentos.

Além de auxiliar no desempenho das máquinas, tal método impacta a redução de custos ao aumentar sua vida útil pela possibilidade de identificar elementos contaminantes do fluido, que são um dos principais responsáveis por falhas na produção por conta da parada de equipamentos.

Conheça quais são os tipos de óleos

Os óleos e fluídos são muito importantes para o bom desempenho das máquinas e equipamentos industriais. Por isso, o trabalho precisa contar com uma rotina de inspeção que tenha o objetivo de garantir uma boa gestão de ativos e soluções inteligentes para falhas.

Entre os principais estão:

  • óleo de fluído para motor;
  • óleo hidráulico;
  • óleo de diferencial;
  • óleo de transmissão;
  • graxa;
  • diesel.

O trabalho com máquinas pesadas já lida há bastante tempo com os óleos e filtros, porém, a cultura de inspecioná-los e criar uma rotina preventiva ganha cada vez mais importância na visão dos profissionais envolvidos no processo.

Saiba como funciona a troca dos filtros de óleo

Normalmente, o filtro de óleo em máquinas deve ser trocado com aproximadamente 250 horas de uso. Em equipamentos que trabalham o dia inteiro, por exemplo, a média de tempo é de 10 dias. Além do filtro, o óleo lubrificante precisa ser trocado com a frequência indicada pelo fabricante. O mais indicado é sempre que for realizar a troca do filtro, já aproveitar a situação e substituir também o óleo.

Veja qual a importância de realizar a inspeção

O ambiente do canteiro de obras na construção civil tende a ser bastante hostil quando se trata da preservação da vida útil das máquinas usadas. O principal motivo disso é o comprometimento que atinge principalmente os filtros, como o de óleo. Em trabalhos que envolvem a extração de minério, então, a frequência da inspeção se torna ainda mais importante porque existe uma enorme quantidade de poeira e suspensão de partículas de minério.

Além do desgaste natural de qualquer componente, os filtros ainda podem sofrer, de acordo com a natureza da operação, com a influência do motor quando a máquina está em repouso pela refrigeração que passa a ser ineficiente e compromete o sistema de modo geral.

Vale ressaltar que com um filtro de óleo comprometido ou saturado, a produtividade da máquina deixa a desejar, e não será cumprida a função de reter impurezas. Sem contar que pode ajudar em um processo que forma uma borra no sistema com possibilidade de fundir o motor por falta de lubrificação necessária no funcionamento.

Dicas práticas

Por conta das condições dos canteiros de obras, muitas vezes, o filtro de óleo e até mesmo os outros filtros que integram as máquinas precisam ser substituídos antes do tempo recomendado pelo fabricante. A substituição do filtro de óleo, além de ajudar na proteção do motor, ainda contribui consideravelmente para preservar o novo óleo inserido.

É necessário também entender quais são os outros motivos que podem exigir uma troca de filtro de óleo sem ser pelo desgaste causado pelo uso. Entre os principais estão:

  • instalação incorreta do filtro;
  • vedações danificadas;
  • utilização de lubrificantes de má qualidade ou incorretos;
  • veículo conduzido de maneira extremamente agressiva;
  • filtro não usado conforme os termos e condições indicadas no serviço.

A inspeção dos filtros e a troca no momento exato traz ainda benefícios de conservação para outros componentes da máquina, como a turbina, e a manutenção contribui para o meio ambiente ao diminuir as emissões de poluentes e o gasto de altos níveis de combustíveis.

Importância dos filtros de máquinas

Ao cumprir o cronograma de verificação do filtro de óleo, vale ficar de olho ainda nos outros filtros que podem comprometer os resultados do trabalho e o funcionamento da máquina. Além do óleo, existem também os filtros de ar, de cabine e de combustível. Em relação aos problemas que envolvem manutenção ineficiente, podemos citar o filtro de combustível saturado.

Quando isso acontece, o motor perde potência e surge a possibilidade de danos ao maquinário e prejuízos ao construtor de modo geral. Como esse filtro faz a retenção de partículas, como a ferrugem e alguns resíduos do tanque, ao ser utilizado em todos os motores a diesel, cuidar das substituições no tempo certo é parte essencial do andamento do trabalho.

Agora ficou claro como funciona o filtro de óleo em máquinas pesadas e a importância da substituição no momento adequado. O grande segredo aqui está em criar uma rotina de inspeção personalizada, conforme o tipo de trabalho realizado, e entender quais são os sinais de desgastes para agir no momento certo. Como resultado, os operadores atuam com muito mais segurança e os prazos são cumpridos com exatidão.

Gostou das informações do texto? Então leia também sobre 5 cuidados necessários para o dia a dia dos operadores de máquinas pesadas.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável