Os benefícios das empilhadeiras para a indústria têxtil

Tempo de leitura: 6 min
  • Gestão

Imagine a indústria têxtil, onde há produtos que chegam em paletes, tecidos em rolo, tecidos fraudados dentro de embalagens, maquinários, entre outros diversos insumos pesados, que necessitam de movimentação interna. Para que a logística interna e externa sejam feitas de maneira eficiente, o uso de empilhadeiras nesse segmento da indústria é essencial.

Sendo uma área muito importante para a economia brasileira, na geração de empregos e de produtos que atendem de norte a sul do país, a indústria têxtil necessita de maquinários em diversos momentos das operações. Afinal, sua cadeira produtiva é ampla.

Para que todos os produtos sejam organizados de maneira eficiente, preparamos este post onde discutiremos formas de otimizar o controle, movimentação e armazenagem dos produtos na indústria têxtil por meio de empilhadeiras! Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


Por que é necessário armazenar corretamente os tecidos?

Dentro da indústria têxtil, o armazenamento de materiais e produtos é primordial e demanda grande cuidado. Isso porque os insumos costumam ser frágeis, requisitando diferentes tipos de cuidados. Além disso, há a preocupação com deterioração, se não forem guardados da maneira correta. Um estoque realizado da forma ideal, evita danos e perdas de produções já finalizadas e tecidos da empresa ou de clientes, para produções futuras. Isso é primordial para a produtividade e saúde financeira.

Esse armazenamento pode ser feito por meio de:

  • organização correta e ordenada dos tecidos e insumos têxteis, facilitando o acesso;
  • armazenamento em local ideal, para não sofrer efeitos da umidade;
  • otimização do espaço, para ser possível alocar todos os materiais necessários, permitindo fluxo de pessoas e equipamentos;
  • obtenção de máquinas ideais para cada serviço, para garantir o manuseio correto.

Qual é a importância das empilhadeiras para a indústria têxtil?

A importância das empilhadeiras dentro da indústria têxtil é grande, isso porque possibilitam a organização dos produtos dentro do local correto, de maneira segura e eficiente. Isso possibilita que ele seja mais facilmente encontrado e, que tanto o espaço quanto o fluxo de retirada e reposição, seja otimizado.

Dito isso, entenda os reais papéis das empilhadeiras na indústria têxtil:

Pré-produção

Para a pré-produção, as empilhadeiras servem para receber os produtos quando chegam dos fornecedores externos, levando-os para o interior dos galpões e armazéns. Em seguida, esses insumos vão, de maneira protegida, para o local de armazenamento, onde são devidamente catalogados e organizados. Nesse momento, as empilhadeiras ajudam a:

  • deixar os tecidos em uma altura suficiente para armazená-los em sacos plásticos até a utilização;
  • colocar os produtos em lugar seco, protegido de umidade e de iluminação;
  • colocá-los de maneira organizada, ordenada e categorizada;
  • posicioná-los, lado a lado, sem cruzá-los para não gerar danos às fibras.

As empilhadeiras contrabalançadas são a escolha mais óbvia aqui, contudo, é possível trabalhar outros modelos, como os rebocadores e trilaterais. Ou optar por diferentes tipos de garfos ou implementos, como o tarugo.

Pós-produção

Para a pós-produção, as empilhadeiras também são amplamente utilizadas. Isso porque, depois da produção, os produtos devem ser armazenados novamente de forma correta e organizada para tornar o processo mais prático e aumentar a produtividade. Logo, as empilhadeiras podem ser utilizadas na pós-produção para:

  • reembalar os tecidos e produtos já prontos;
  • alocar, quando necessário, os produtos nos paletes de forma mais fácil;
  • levar o produto para onde será armazenado até a entrega;
  • deixar as produções finalizadas organizadas e corretamente posicionadas;
  • facilitar a entrega ao cliente, sendo movido para o PCP para entrega.

O que considerar para escolher a empilhadeira ideal para a indústria têxtil?

Para que a empilhadeira ideal seja escolhida para a indústria têxtil, deve ser considerado qual produto ela irá movimentar, bem como qual é o espaço disponível para o trajeto. Deve ser analisada a média de tamanho dos produtos e o peso. Afinal, o peso de tombamento deve ser sempre respeitado.

Modelos de empilhadeiras e seus benefícios

Pensando nisso, os modelos de empilhadeiras são diversos, ainda mais quando abrimos o foco de demandas para demais equipamentos de intralogística. Por exemplo:

  • As transpaleteiras são produtos ideais para cargas pesadas que são necessários manuseios em espaços limitados;
  • Para o auxílio na elevação de paletes em pequenos depósitos e armazéns as empilhadeiras patoladas atendem bem à função;
  • Em espaços e armazéns mais restritos, as empilhadeiras retráteis são as mais eficazes, oferecendo maior precisão e alcance;
  • As contrabalançadas podem ser utilizadas para logística interna e externa, e pisos irregulares;
  • Se os volumes forem elevados e o trajeto for longo, os rebocadores são as ferramentas que servem como apoio, puxando um ou mais partições de carga.

Como escolher o fornecedor correto?

Para escolher a empresa correta, o ideal é considerar a qualidade do produto. Pois isso interferirá diretamente na sua durabilidade e eficiência dentro da indústria têxtil. As características que fazem com que a empresa tenha diferenciais no mercado são: a presença de mercado, pois escolher uma empresa líder do setor faz diferença em termos de reconhecimento da qualidade dos produtos, podendo entregar mais e melhor.

É ideal também que a empresa tenha um amplo portfólio de equipamentos, podendo atender de maneira eficaz qualquer demanda de manutenção ou troca.

Na Armac, as empilhadeiras, e o portfólio de intralogística como um todo, atende a demandas pontuais e de longo prazo. Em ambos os casos, você conta com manutenção preventiva, seguro e entrega técnica inclusos no seu contrato de locação.

Para operações de longo prazo, há também opções de contrato com operadores especializados e mecânicos dispostos exclusivamente na sua operação.

Assim, a indústria têxtil é um setor que demanda uma ampla movimentação de materiais, insumos e produtos prontos. Para que isso seja feito da maneira ideal e segura, equipamentos de transporte e elevação são necessários para a correta organização deles em armazéns. Isso pode ser feito com diversos tipos de empilhadeiras.

Gostou do conteúdo? Para conhecer os tipos de empilhadeiras de maneira mais detalhada, confira nosso site ou nos ligue e converse com um especialista para melhor entender como podemos te ajudar!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável