Notícias Fique por dentro das novidades e conteúdos sobre a Armac

matéria publicada em 20/12/2024

Mais de mil profissionais celebram o Dia do Mecânico

Referência no setor, empresa tem estrutura para 10 mil atendimentos mensais


Mecânico da Armac no complexo de oficinas de Vargem Grande Paulista (SP) – Banco de Imagens Armac

Barueri, 19 de dezembro de 2024 – A Armac, referência nacional em prestação de serviços especializados e complexos e locação de equipamentos, encerra 2024 com avanços consistentes em sua área de manutenção e bons motivos para celebrar ainda mais o Dia do Mecânico, neste 20 de dezembro, uma data de comemoração oficial para a companhia.

São cerca de 1.000 mecânicos espalhados pelo Brasil em operações e nas mais de 30 estruturas de manutenção, entre elas o maior complexo de oficinas da América Latina, em Vargem Grande Paulista (SP), com 300 mil m². A maioria destas oficinas e pontos de apoio logístico foram inauguradas neste ano.

Em janeiro deste ano, a Armac tinha como capacidade máxima atender até 4 mil intervenções mensais. Hoje, é possível realizar, se necessário, até 10 mil atendimentos em todo país. Tudo isso graças à expansão da estrutura e à qualificação técnica dos mecânicos.

“A Armac é o lugar onde esses mecânicos apaixonados pela profissão encontram condições de trabalho ideais e uma estrutura de educação que proporciona oportunidades de crescimento profissional. Criamos um ambiente de valorização para os mecânicos e os colocamos como protagonistas da companhia. Todos que entram aqui têm um plano de carreira”, afirma Gilson Oseas, gerente nacional de manutenção da Armac.


Joílson segue na ativa aos 68 anos: ‘Sou um apaixonado’

Um bom representante desta excelência técnica é Joilson dos Santos, de 68 anos, um dos mecânicos mais experientes de toda a companhia. “São 54 anos nesta profissão. Sou apaixonado por mecânica, robótica, mecatrônica. Durante toda minha carreira fiz vários cursos e treinamentos nas áreas náutica e de máquinas pesadas”, afirma Joilson, que trabalha há mais de 3 anos na Armac, em uma operação em Paranaguá (PR). Mesmo aposentado, ele faz questão de seguir na ativa, deixando legados. “Meu filho trabalhou comigo como mecânico e hoje faz faculdade de engenharia mecânica.”

A maior parte dos 1.000 profissionais está há mais de 2 anos na empresa, dando continuidade a uma cultura de treinamentos e, consequentemente, excelência em manutenção. A Academia Bravos, o centro de formação da Armac, atingiu em novembro a marca de 10.000 certificados emitidos, parte deles para os profissionais da área.


Há 8 anos na Armac, Marcos Rodrigues hoje é coordenador de manutenção

Quem vive as oportunidades do plano de carreira para os mecânicos é Rodrigues de Almeira, na Armac há mais de 8 anos e hoje no cargo de coordenador. “Meu pai era operador de máquinas e entrei na profissão pelas mãos dele. Amo o que faço na Armac. Viajei muito pela empresa para dar suporte aos times de manutenção e fiquei quase um ano e meio em nossa oficina de Rondonópolis”, diz Rodrigues, que hoje está em Vargem Grande Paulista (SP) trabalhando na expansão do complexo de oficinas.

Sobre a Armac

Fundada há 30 anos, a Armac é referência na prestação de serviços especializados e complexos e na locação de equipamentos. Com mais de 11,2 mil ativos de Linha Amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, apoia setores estratégicos da economia brasileira, em operações de mineração, siderurgia, portos e terminais ferroviários, fertilizantes, florestais, agroindústria, indústria, infraestrutura e construção. 

A empresa se destaca pela excelência operacional, eficiência em produtividade e compromisso com a segurança. Conta com uma equipe de mais de 6 mil colaboradores, entre eles mais de mil mecânicos e 2,8 mil operadores e motoristas. Com cerca de 200 operações de longo prazo em todo o Brasil, movimenta anualmente mais de 140 milhões de toneladas de materiais, entre minérios, fertilizantes, biomassa, açúcar, sal, grãos, enxofre, metais, madeira, produtos industrializados, alimentos, bebidas, peças automotivas, entre outros.

Com um complexo de manutenção de 300 mil m² em Vargem Grande Paulista (SP), o maior da América Latina, e um estoque de R$ 65 milhões em peças e componentes, é referência em serviços de manutenção, com 30 estruturas próprias em todo país, entre oficinas, filiais e apoio logístico. Além disso, a companhia possui duas lojas de seminovos, em Cotia (SP) e Rondonópolis (MT).

Listada no Novo Mercado da B3, a companhia adota as melhores práticas de governança corporativa e continua expandindo suas operações para apoiar as pessoas que constroem o Brasil.

Conheça nossa página de notícias: www.armac.com.br/noticias

Assessoria de imprensa