Como melhorar o desempenho da escavadeira?

  • Engenharia

Muito utilizada na construção civil e na mineração, a escavadeira hidráulica fica exposta diariamente a diversos agentes de desgaste. O que pode impactar diretamente na segurança e produtividade da operação.

A fim de atingir o melhor custo benefício e manter o desempenho em alta, é necessário observar respostas negativas do equipamento, defasagem dos comandos, complexidade da operação e correto manuseio. Ações desse tipo, poderão, inclusive, resultar em menor consumo de combustível e manutenção facilitada de implementos.

Afinal, ter produtividade elevada e um baixo custo de operação é a intenção de todos os projetos. Neste post, vamos mostrar algumas dicas para melhorar o desempenho da escavadeira. Continue a leitura!


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


Qual é a vida útil de uma escavadeira e como melhorá-la?

A vida útil de uma escavadeira hidráulica é informada pelo fabricante. E isso equivale ao tempo em que a máquina poderá trabalhar de forma produtiva e eficiente. Em média, modelos de 20t trabalham cerca de 2 mil horas por ano e podem durar em torno de cinco anos.

Apesar das estimativas informadas pelos fabricantes, a vida útil e alto desempenho variam conforme as condições de trabalho e uso consciente da máquina. Por essa razão, é crucial serem feitos checklists diários e manutenções preventivas.

3 dicas para melhorar o desempenho da escavadeira

Fazendo o uso de instruções simples, pode-se obter maior rendimento nos trabalhos. Além disso, é possível ter poucos períodos nos quais o maquinário precise ficar parado para uma grande manutenção. Confira as dicas que separamos!

Faça uma rotina de manutenções preventivas

A manutenção preventiva é de extrema importância para que o maquinário pesado continue funcionando perfeitamente. Essa pode ser feita diariamente, lubrificando pinos e buchas e verificando os fluidos da escavadeira, ou periodicamente, conforme estipulado no manual de uso da máquina, a partir das 50 primeiras horas de uso.

Preste atenção ao motor

O motor é um dos componentes mais importantes da máquina. Por essa razão, é preciso estar atento a qualquer que seja o detalhe referente a ele. Caso essa parte da máquina apresente ruídos em demasia ou outros sinais de desgaste, fique atento e siga as orientações do manual de uso.

Nivele o terreno

O ideal é fazer o nivelamento do terreno antes de usar a escavadeira. Quanto mais nivelado o solo estiver, mais segura e suave será a operação da máquina. Sem contar que será perdido menos material da caçamba.

Devem ser tomados cuidados também para serem removidas pedras e outros objetos que impeçam a passagem da máquina. Para a segurança de todos, é preciso tomar cuidado para não existirem pessoas no raio de giro da máquina.

Agora que você já sabe como melhorar o desempenho da escavadeira, não deixe de realizar as manutenções indicadas em seu equipamento. Mas, se preferir terceirizar esse processo e focar apenas no seu projeto, a opção do aluguel de escavadeira pode ser uma ótima saída.

Na Armac, você pode optar pelo equipamento ideal para sua operação pelo tempo que precisar. Ou, personalizar sua locação por um longo período de tempo e alinhar a necessidade de operadores capacitados. Em ambos os casos, as manutenções preventivas e corretivas são garantidas!

Gostou do nosso post? Entre em contato conosco e saiba quais opções de locação de escavadeiras temos disponíveis!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável