Harvester florestal: entenda o equipamento e suas aplicações!

  • Florestal

Harvester
florestal:

entenda o equipamento e suas aplicações!

Produtividade, robustez e eficiência são qualidades fundamentais para os resultados da operação de qualquer setor de base, o madeireiro florestal incluso. Por isso, elaboramos este infográfico para falar sobre uma das máquinas mais importantes do segmento: o Harvester Florestal.

O que é um Harvester Florestal?

O Harvester é a máquina mais versátil do setor madeireiro. Tecnicamente, esse equipamento é um trator de grande dimensão, capaz de derrubar, desgalhar, traçar e empilhar a madeira extraída do perímetro florestal, com velocidade e segurança.

Como um Harvester Florestal funciona?

O Harvester foi criado para ser o “canivete-suíço” do setor florestal. Além de ser um equipamento de alto desempenho, sua estrutura é versátil para receber diferentes implementos que o permitem fazer um processamento inicial, intermediário e final.

Quais as principais aplicações de um Harvester Florestal?

O Harvester é uma máquina utilizada nas primeiras tarefas da cadeia produtiva, tais como:
  • a extração do tronco do solo;
  • o tombamento dos troncos, quando necessário;
  • o desgalhamento dos troncos, que melhora a transportabilidade da madeira extraída;
  • e o empilhamento dos troncos para ser recolhido pelo Skidder ou pelo Forwarder — que são outras máquinas florestais.

Quais as diferenças entre Harvester, Skidder e Forwarder?

O Harvester é uma máquina de colheita, responsável, portanto, pelo processo de extração. Já o Skidder é um equipamento dotado de uma garra ou guincho responsável por reunir e transportar a madeira extraída para um ponto específico, encarregado de fazer o transporte primário do local da extração até um centro de processamento, como uma serraria.

O Forwarder, por fim, age no apoio logístico. Diferentemente do Skidder, que arrasta as toras, o Forwarder tem chassi articulado para comportá-las e movimentá-las acima do solo.

Ou seja, o Harvester trabalha em regiões remotas e pouco acessíveis. O Skidder coleta as pilhas de madeira e as arrasta até um ponto logístico onde o Forwarder pode acessar.

Referência de eficiência e produtividade, o Harvester Florestal é o principal equipamento na extração madeireira. Aproveite para descobrir mais sobre o setor florestal, visitando nosso blog!

logo_armac

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável