Rolo compactador: entenda suas funções e como ele é fundamental para sua operação

  • Rolos Compactadores

Conheça um pouco mais sobre os rolos compactadores

Também conhecidos popularmente por “rolos compressores” (maneira errônea, mas muito utilizada para definir o equipamento), os rolos compactadores de solos são maquinários utilizados para compactar terra, areia e outros tipos de terreno. Seu uso visa a obtenção de um terreno mais denso para a construção de uma obra, como um edifício, uma rodovia e etc. Existem diversos tipos de rolos compactadores, e cada um cumpre uma tarefa específica. Para cada tipo de solo ou terreno, há um modelo que mais se adequa, possibilitando um melhor uso e resultado.


Rolos compactadores para locação

Pé de carneiro, Liso, Tandem e Mini rolos. Acesse


Conheça as principais funções dos rolos compactadores

Preparar o solo para uma construção é uma etapa fundamental para qualquer obra. É importante que não se tenha falhas na preparação para que o projeto não seja comprometido nas primeiras fases de viabilização.

Os rolos compactadores são amplamente utilizado na pavimentação, cascalhamento, asfaltamento de vias e também na construção civil. Sua principal função é a de compactar o solo ou camadas de construção.

É importante considerar sempre qual será tipo de solo trabalhado, para que seja possível optar pelo melhor rolo compactador possível. Os processos e resultados são diferentes, dependendo do cilindro que o rolo possui, o que pode ser fundamental para o resultado.

Mas por que preocupar-se com a compactação do solo?

A compactação é um processo que reduz o volume de vazios, ou ar, entre as partículas do solo. Serve para aumentar a estabilidade e homogeneidade do solo, eliminando água e porosidade, o que reduz sua permeabilidade e aumenta a resistência, para que não deforme com o passar do tempo.

Iniciar a construção em um solo não compactado ou com um processo de compactação realizado de forma mal feita pode ocasionar situações graves. Além de dificultar na execução da obra, um local com uma superfície porosa coloca em risco a estrutura de uma construção, trazendo perigos a médio/longo prazo.

Saiba mais sobre o processo de compactação do solo

Antes do uso de qualquer compactador de solo, é preciso medir a profundidade da compactação, levar em consideração o tipo de terreno e obra que será executada assim que realizar o aluguel de um rolo compactador.

O trabalho de compactação do solo, utilizando rolos compactadores, segue uma ordem geral:

  • Transporte do material
  • Correção e homogeneização da umidade do solo
  • Nivelamento do aterro
  • Pré-compactação
  • Nivelamento final da camada
  • Compactação final até o nível desejado

Por que alugar um compactador de solo?

O aluguel do compactador de solo é uma das primeiras e mais importantes fases da sua obra. Um solo compactado de forma correta garante a eliminação da umidade, o nivelamento do piso, fornecendo assim a melhor aderência para a obra que será executada posteriormente. A devida atenção à esta fase é indispensável para garantir a eficiência e a segurança do projeto da sua empresa.

O planejamento para execução de um projeto é uma das principais etapas paras que se obtenha sucesso na obra. Optar pelo aluguel de maquinário, por muitas vezes, é a melhor saída para uma obra segura e com menos custos.

Garantia de um equipamento sempre em perfeito estado de manutenção
Diferente de quando você adquire um maquinário, ao alugar você não sofre com a depreciação do equipamento, sua perda de valor, manutenções constantes e nem gastos com assistência técnica especializada.

Realizando o aluguel de rolos compactadores, sua empresa garante que irá receber um equipamento sempre em perfeito estado de conservação, com manutenção em dia e pronto para uso. O que elimina uma das preocupações na execução de uma obra. A segurança e produtividade dos colaboradores estará garantida com um equipamento testado e revisado pelos melhores profissionais do mercado.

Economize e evite preocupações com logística
O valor investido no aluguel de compactador de solo é muito inferior ao da compra deste equipamento, ainda mais considerando que, embora seja importantíssimo para execução da obra, ele é usado apenas na etapa prévia. É importante considerar também que o valor economizado pode ser aplicado em outros setores da sua obra.

Além da economia, a preocupação com a logística é muito menor, já que, alugando equipamentos com a Armac, sua empresa recebe os equipamentos no local de execução da obra.

Clique aqui e veja os modelos de rolos compactadores do catálogo Armac.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável