Lavra subterrânea: método e diferenciais

Tempo de leitura: 6 min
  • Mineração

Conforme o código de mineração, as operações de lavra têm o propósito de fazer o aproveitamento industrial de qualquer produto mineral ou fóssil que tenha valor e que seja encontrado no solo ou abaixo dele. Isso vai desde a extração até o beneficiamento das substâncias encontradas.

A lavra subterrânea é aquela que acontece no subsolo. São necessários equipamentos para a extração dos itens encontrados, e é preciso contar com uma equipe que tenha capacidade de trabalhar em um local fechado e com pouca ventilação.

Neste post, explanaremos vários aspectos do termo lavra subterrânea e sanaremos as suas dúvidas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!


Locação de Equipamentos para Mineração

Soluções para todas as etapas da mineração aqui


O que é lavra subterrânea?

A lavra subterrânea nada mais é que o método usado para retirar os minérios depositados abaixo do solo. Os lugares são mais profundos, e as rochas podem ser mais sólidas. Nesse tipo de extração, as substâncias são delimitadas via sondas topográficas.

Uma das maiores curiosidades é que algumas minas antigas, que antes eram subterrâneas, passaram a ser de céu aberto, porque não existiam equipamentos de alta produção que pudessem remover o estéril abaixo do solo.

Vale salientar que o local onde será feita a extração de minério precisa ser bem demarcado, para que não haja surpresas ou interferências quando os trabalhadores entrarem no ambiente. Isso é feito por meio de sondagens e galerias que são acessadas por rampas, poços ou túneis.

O transporte até chegar à superfície geralmente é feito por gaiolas e skips. Com uma profundidade de 600 metros, podem ser usados caminhões para transportar a carga. Mas, nas minas com pouca profundidade, como as de carvão de Santa Catarina, são usadas correias. Esse é um modelo mais econômico.

Em algumas das minas, a ventilação é natural. Já em outras é preciso usar ventiladores e exaustores de boa potência.

Para que uma mina seja iniciada, é preciso ter alguns itens, tais como:

  • galerias subterrâneas;
  • poços de ventilação.

Também é preciso realizar a instalação da rede de utilidades e fazer a abertura dos acessos.

A dica é ficar atento, pois é possível levar de dois a três anos para conseguir dar início a uma dessas obras.

Quais são os principais métodos de lavra subterrânea?

A lavra subterrânea pode ser usada por meio de alguns métodos. Veja abaixo quais são eles!

1. Métodos com suporte das encaixantes

No método das encaixantes, o suporte é concedido pelo minério. Ele pode ser deixado em recalque ou em material externo. É um método de menor produtividade, se comparado com aberturas autoportantes em locais parecidos.

A produtividade mais baixa se justifica pelos desmontes menores e pela dificuldade de manuseio do minério em recalque. Confira abaixo as técnicas usadas nessa opção!

1.1 Recalque

É uma técnica que pode ser aplicada em locais que tenham pequena espessura. A perfuração é feita geralmente por carretas do tipo:

  • jumbo;
  • mini jumbo;
  • wagon drill;
  • eletrohidráulica;
  • pneumática;
  • martelete pneumático.

O transporte pode ser realizado por trens ou caminhões que tenham vagões pequenos. Os caminhões possuem uma capacidade de 15, 20 ou 25 toneladas. E, quando são usados trens, estes têm capacidade de transportar vagões com 4 a 8 toneladas.

1.2 Corte e enchimento

O corte e enchimento são feitos com variações de quantidade e homogeneidade. Eles promovem a recuperação e a diluição do minério. Caso o enchimento seja estéril, ele pode ser mecânico, podendo ou não ser usado o cimento. Quando o material do enchimento é backfill, cimentado ou não, ele é caracterizado como hidráulico.

2. Métodos com abatimento

É um método no qual precisa haver uma continuidade na qualidade do minério, para que a capa desmorone com facilidade. Isso para que o espaço onde o minério foi retirado seja preenchido.

Nesse tipo de lavra subterrânea, existe uma alta produtividade, e as operações são mais simples. Porém, esse tipo de situação pode causar abandono de parte do minério, devido ao fato da diluição ser maior em alguns locais. Entre os métodos de abatimento, podemos citar:

  • abatimento por subníveis;
  • abatimento por blocos;
  • longwall.

Esses são apenas alguns modelos de lavras subterrâneas, sendo os mais utilizados.

Quais são as diferenças entre minas subterrâneas e a céu aberto?

Nas consideradas subterrâneas, a extração é feita por meio de túneis que ficam localizados embaixo do solo. Isso ocorre devido à profundidade do local onde estão os materiais que serão extraídos.

Já as minas a céu aberto (open pit) são aquelas nas quais os materiais estão próximos do solo, e não é necessário escavar tanto nem construir túneis. As duas atividades são semelhantes e apenas se diferenciam pelo fato de uma ocorrer em um local aberto e a outra embaixo da terra.

Lidar com qualquer um dos tipos de minas requer cuidados de segurança com os trabalhadores. Ainda que as explosões ou escavações sejam a céu aberto, esse tipo de atividade pode trazer alguns riscos à saúde, e um planejamento deve ser feito. Assim, todos os envolvidos poderão trabalhar com tranquilidade e se sentir seguros.

Como escolher o melhor método?

A decisão de qual é o melhor método não é fácil. Tudo depende do local escolhido e da equipe de planejamento, que será a responsável pelo projeto.

Veja o que deve ser levado em consideração para que a escolha seja a melhor possível:

  • avaliação das condições geológicas;
  • avaliação do ambiente;
  • análise das condições sociais;
  • modelo que tenha o melhor custo-benefício;
  • técnica mais segura.

Fatores como a relação estéril-minério também devem ser levados em consideração. Agindo assim, a mina será um verdadeiro sucesso.

Agora que você já sabe o que é uma lavra subterrânea e quais são os modelos de minas desse modelo de trabalho, não deixe de contatar uma empresa especializada e de ver quais são os equipamentos que estão à disposição. Dessa maneira, você conseguirá extrair o minério existente e oferecerá melhores condições de trabalho para a sua equipe.

Gostou do nosso post sobre lavra subterrânea? Compartilhe o artigo nas redes sociais e permita que seus amigos tenham acesso a essas informações!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável