Logística da Mineração:
saiba quais são as etapas
A mineração é um forte motor da economia e exportação brasileira. Por isso, aproveitamos o tema e criamos este infográfico exclusivo, explicando as diferentes etapas da logística da mineração — acompanhe!
Quais as principais etapas da logística da mineração?
Explorar, carregar, transportar e distribuir. Essa é a definição básica da atividade logístico-mineradora em nosso país. Confira, abaixo, um pouco mais sobre cada uma dessas etapas.
Exploração
A descoberta, localização e extração dos minérios — que consiste de um processo longo e muito sofisticado.
Carregamento
Depois, é necessário carregar os veículos de transporte, característicos por sua robustez e durabilidade.
Transporte
Já o deslocamento é uma das etapas mais delicadas, pois exige muita responsabilidade e competência técnica.
Distribuição
Após o armazenamento, a comercialização determina a distribuição e o direcionamento dos minérios extraídos.
Como otimizar as etapas de logística de mineração?
Tecnologia, segurança e locação. Da forma como percebemos, esses são os únicos investimentos que podem qualificar a produtividade na mineração. Abaixo, explicamos cada um desses pontos.
Tecnologia
Com máquinas, veículos, ferramentas e softwares modernos, é possível otimizar a operação como um todo, reduzindo ociosidade, economizando combustível, alavancando a produtividade e evitando perdas.
Segurança
Ter a segurança como prioridade é essencial para a sustentabilidade operacional de uma mineradora. Quanto maior o investimento em conscientização e tecnologias, menor a chance de acidentes, problemas e prejuízos.
Locação
A mineração exige um parque tecnológico extenso, caro e sofisticado. A locação permite economizar, enquanto oferece o que há de melhor em inovação no mercado, mantendo sua operação produtiva, atualizada, eficiente e segura.
Agora, aproveite para locar com uma referência no segmento. Para isso, basta acessar o nosso site e conferir o portfólio de máquinas à sua disposição!