Vargem Grande Paulista (SP), 14 de janeiro de 2024 – A Armac celebra a marca de 365 dias sem acidentes com afastamento no complexo de oficinas de Vargem Grande Paulista (SP), a maior estrutura de manutenção da América Latina, com 300 mil m² e mais de 500 colaboradores diretos trabalhando em três turnos.
A marca de excelência em processos e cultura de segurança foi alcançada justamente no ano em que a principal oficina da companhia atingiu o recorde de horas trabalhadas: mais de 1 milhão em 2024. No local, são realizados os seguintes serviços: mecânica, soldagem, recondicionamento de peças e componentes, hidráulica, elétrica, lubrificação, pintura e lavagem. A complexo atende todos os clientes em âmbito nacional e tem capacidade para mais de 1 mil atendimentos por mês.
“Essa conquista é um marco extraordinário que reflete o compromisso e o esforço conjunto de toda o time. Essa marca inspira confiança, respeito e demostra que, quando colocamos as pessoas em primeiro lugar, o resultado é um local de trabalho mais seguro e produtivo para todos. Investimos em programas de capacitação, inspeções preventivas e na melhoria de processos”, afirma Douglas Capelli, gerente de EHS da Armac.
Em 2024, a Armac reduziu, na comparação com o ano anterior, em 37% a taxa de frequência de acidentes com afastamento, levando em consideração todas suas operações e oficinas – 1,12 acidente para cada 1 milhão de horas trabalhadas. A taxa de gravidade também caiu 19% entre 2023 e o ano passado.
O complexo de manutenção é o centro estratégico e de planejamento de uma estrutura de mais de 30 oficinas e pontos de apoio espalhados por todo o Brasil, com capacidade para mais de 10 mil atendimentos mensais – sendo mais de 1 mil deles apenas na principal oficina. Em Vargem Grande Paulista está um estoque de peças e componentes de mais de R$ 50 milhões.
“Oferecemos uma estrutura única de manutenção para nossos clientes. A excelência de nossos processos viabiliza que o mercado tenha à disposição os equipamentos nas melhores condições para diferentes setores, independentemente da complexidade e da necessidade. Tudo isso, com o mais importante: prezando pela saúde e bem-estar de todo nosso time”, afirma Igor Albuquerque, gerente nacional de Oficinas da Armac.
O complexo também é sede da Academia Bravos, o centro de formação de mecânicos, operadores e encarregados da companhia que treina, capacita e forma profissionais para trabalharem, com eficiência e segurança, com uma frota de mais de 11 mil equipamentos multimarcas, de diversas categorias e tipos.
Sobre a Armac
Fundada há 30 anos, a Armac é referência na prestação de serviços especializados e complexos e na locação de equipamentos. Com mais de 11,2 mil ativos de Linha Amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, apoia setores estratégicos da economia brasileira, em operações de mineração, siderurgia, portos e terminais ferroviários, fertilizantes, florestais, agroindústria, indústria, infraestrutura e construção.
A empresa se destaca pela excelência operacional, eficiência em produtividade e compromisso com a segurança. Conta com uma equipe de mais de 6 mil colaboradores, entre eles mais de mil mecânicos e 2,8 mil operadores e motoristas. Com cerca de 200 operações de longo prazo em todo o Brasil, movimenta anualmente mais de 140 milhões de toneladas de materiais, entre minérios, fertilizantes, biomassa, açúcar, sal, grãos, enxofre, metais, madeira, produtos industrializados, alimentos, bebidas, peças automotivas, entre outros.
Com um complexo de manutenção de 300 mil m² em Vargem Grande Paulista (SP), o maior da América Latina, e um estoque de R$ 65 milhões em peças e componentes, é referência em serviços de manutenção, com 30 estruturas próprias em todo País, entre oficinas, filiais e apoio logístico. Além disso, a companhia possui duas lojas de seminovos, em Cotia (SP) e Rondonópolis (MT).
Listada no Novo Mercado da B3, a companhia adota as melhores práticas de governança corporativa e continua expandindo suas operações para apoiar as pessoas que constroem o Brasil.