A Armac se consolida no mercado como referência na prestação de serviços especializados e complexos para os mais importantes segmentos da economia brasileira. A companhia especializou-se na gestão e operação da movimentação de insumos e materiais como minérios e estéril, metais, fertilizantes, biomassa, sal e grãos, entre outros, além de atuar no transporte de madeira, resíduos e movimentação intralogística em armazéns, galpões industriais e centros de distribuição. A empresa também atua na abertura, reforma e manutenção de ferrovias e estradas, preparo de solo, platôs e terraplenagem.
Na Exposibram 2024, que aconteceu no início de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), a Armac apresenta ao setor da mineração seu modelo de gestão e execução de serviços especializados: movimentação de minérios e rejeitos, supressão vegetal, serviços de infraestrutura, lavra mecanizada, perfuração, movimentação interna, umectação de vias, limpeza industrial mecanizada, retaludamento e drenagem.
Com uma frota multimarca, mão de obra especializada e excelência em manutenção, a empresa apresenta importantes resultados de produtividade, como, por exemplo, movimentação de mais 800 mil toneladas de minérios e rejeitos por mês, em média, em Itatiaiuçu, importante polo de mineração no Brasil. Mais de 35% dos 6,5 mil colaboradores da Armac trabalham diretamente nas operações de mineração. São mais de 1,3 mil máquinas em operações minerais em nove estados diferentes do País.
“A Armac é parceira e prestadora de serviços das mais importantes mineradoras do Brasil. Ao longo dos anos, qualificou seus profissionais para atender às necessidades de toda cadeia de produção mineral e hoje se consolidou como especialista neste setor, com operações no país, com alta produtividade e segurança”, afirma Sérgio Botelho, profissional com mais de 30 anos de experiência no segmento, que neste mês se juntou ao time Armac como vice-presidente de Mineração da companhia para reforçar a atuação da empresa no setor. “Estamos em operações com profissionais e máquinas em nove estados, como, por exemplo, em Parauapebas e Oriximiná, no Pará, e Itatiaiuçu, Complexos Mariana e Vargem Grande e outros polos de mineração em Minas Gerais. Estamos prontos para seguirmos crescendo no segmento”, afirma.
Mão de obra especializada, eficiência e produtividade
Com uma frota de 10,5 mil ativos de linha amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, a Armac está presente em todas as regiões do Brasil, em mais de 200 operações de longo prazo.
Entre a mão de obra especializada, destacam-se mais de 1,1 mil mecânicos e mais de 3 mil operadores e motoristas. Para formar e qualificar profissionais de linha de frente, a Armac estruturou sua própria escola técnica, a Academia Bravos. Neste processo de evolução para atender com excelência diferentes especialidades, já foram entregues mais de 1 mil certificados de manutenção e mais de 7 mil certificados para operadores.
A garantia de eficiência e produtividade passa pela excelência da companhia em manutenção e produção. O complexo de oficinas de 300 mil m², em Vargem Grande Paulista (SP) é o centro estratégico desta especialização. A Armac aumentou o número de estruturas de manutenção espalhadas pelo País, com oficinas próprias dentro das operações de seus clientes e outros 30 pontos, entre filiais, oficinas avançadas e pontos de apoio. Além disso, a companhia conta com estoques para atender todos os tipos de necessidades das operações, garantindo qualidade na reposição e agilidade nas manutenções preventivas e corretivas.
Para suportar esse crescimento sustentável, Luciano Rocha, que ocupava o cargo de CCO (Chief Commercial Officer), torna-se COO (Chief Operating Officer) e assume as áreas comercial e de produção, reportando diretamente ao CEO da empresa, Fernando Aragão. Com essa nova estruturação, a Armac se prepara para um novo ciclo de expansão, após o primeiro grande movimento da companhia no mercado, após o IPO em 2021. “Estamos preparados para crescer como uma companhia que apoia, com excelência e segurança, as atividades econômicas essenciais para o desenvolvimento do País. Com maior foco e estrutura para atuação em mercados estratégicos, consolidamos nosso modelo inovador de negócios e nossas especializações em todo território nacional”, conta Luciano Rocha, COO da Armac.
Parceria com a Vale em projetos de educação
A Armac iniciou no mês passado novas turmas de cursos gratuitos para auxiliar de manutenção, em Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo, em Minas Gerais. O Educa Armac é realizado em parceria com o Sesi e a Vale, por meio do Programa Partilhar. A iniciativa acontece em regiões que contam com serviços da Armac em produções da Vale. “O Educa Armac é uma oportunidade de transformar a vida destas pessoas através da educação e da formação técnica, tão necessária para o desenvolvimento de nosso país”, afirma Vivian Pacola, gerente de DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional) da Armac.
Sobre a Armac
Há 30 anos no mercado, a Armac é referência nacional em serviços especializados e complexos e locação de equipamentos. A empresa tem 10,5 mil ativos entre equipamentos de linha amarela, caminhões, empilhadeiras e plataformas elevatórias, com uma frota multimarcas. O propósito é apoiar as pessoas que constroem o Brasil. Para isso, a companhia atua nos segmentos de mineração, fertilizantes, bioenergético, florestal, indústria, movimentações em portos e terminais logísticos, infraestrutura e construção. Os principais serviços executados são movimentação de minério e estéril, biomassa, fertilizantes, metais, grãos, açúcar e sal. Também há uma atuação importante no transporte de madeira, resíduos, rejeitos, movimentação interna, intralogística, abertura e manutenção de vias, estradas e ferrovias e serviços de terraplenagem. Os principais valores são segurança em primeiro lugar, disciplina e integridade, orgulho em servir, simplicidade e humildade, coragem para fazer acontecer e atitude de dono. A companhia está presente em mais de 200 produções em todas as regiões do Brasil e conta com estruturas mecânicas, comerciais e administrativas espalhadas pelo território nacional. No total, são mais de 6,5 mil colaboradores. A Armac se destaca no mercado nacional pela excelência em manutenção. O principal complexo de oficinas tem 300 mil m², em Vargem Grande Paulista (SP), e é uma das maiores estruturas de manutenção da América Latina. A empresa desenvolveu a Academia Bravos, uma escola própria para a formação, qualificação e treinamento de mecânicos especializados em máquinas pesadas, encarregados e operadores de máquinas. A companhia é listada na B3 Novo Mercado, que exige o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores.