4 dicas para melhorar a
logística
ferroviária
A logística ferroviária é um setor complexo por si só. Gestores desse meio precisam estar atentos para reduzir riscos, corrigir problemas rapidamente e garantir suas entregas no prazo.
Se você tem problemas em algum desses cenários, confira este infográfico! São 4 as principais formas de otimizar a logística ferroviária.
Faça um bom planejamento
O planejamento de médio a longo prazo ajuda os times a entender as demandas e metas de todas as áreas, evitando gargalos e problemas na aquisição de suprimentos. Você deve considerar a movimentação de carga, rotas utilizadas, frete e armazenamento.
Escolha os equipamentos ideais
Dada a variedade de equipamentos presentes nessa operação, é essencial garantir que cada elemento, seja ele um vagão, uma pá carregadeira ou manipulador telescópico, atenda às demandas do negócio, às normas técnicas e às especificidades geradas pela carga operada. Isso reduz chances de erros e atrasos.
Adote um bom controle de custos
A empresa deve implementar métricas para otimizar o controle de custos, o rastreamento de desperdícios e a identificação de práticas que possam ser replicadas entre setores. É preciso entender os gargalos da operação e adotar práticas preventivas.
Considere a conexão de
outros meios logísticos
Apenas 8% das indústrias brasileiras usam ferrovias. Assim, um ótimo caminho para controlar gastos e esforços administrativos é pensar a sua operação de logística considerando mais de um modal. Isso ajuda na versatilidade da empresa, dinamiza sua competitividade e maximiza fontes de receita.
Manter uma empresa de logística funcionando com alta fluidez e baixo custo não é algo simples. Por isso, adotar as estratégias deste infográfico podem melhorar o fluxo de trabalho do seu negócio e evitar desperdícios e atrasos em seu dia a dia.
Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com sua equipe e aproveite para seguir a Armac nas redes sociais!