Janela de plantio: como funciona?

  • Agronegócio

O agronegócio é uma prática comum em praticamente todos os países do mundo. No entanto, cultivar alimentos requer conhecimentos por parte dos produtores rurais sobre estações do ano, períodos de seca, probabilidades de chuvas e muito mais.

Além disso, quem trabalha com o agronegócio precisa ter experiência sobre as diversas etapas de produção agrícola. Por exemplo, quando é necessário adubar o solo, tratar as ervas daninhas e a época certa para as colheitas. Cada tipo de vegetal tem uma janela de plantio que antecede a estação de crescimento e que pode ser quente ou fria.

Gostaria de saber um pouco mais sobre a janela de plantio? Neste conteúdo, vamos explicar como funciona e fornecer outras dicas sobre o assunto!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Saiba o que é janela de plantio

Janela de plantio é a época perfeita para iniciar as plantações para que cresçam e se desenvolvam saudáveis. Algumas plantas se adaptam melhor no verão, enquanto outras podem ter um bom crescimento no inverno. Sendo assim, você precisa observar o período mais favorável para o cultivo das culturas para ter melhores resultados.

Entenda como funciona a janela de plantio

A janela de plantio pode variar de uma região para a outra e conforme a elevação acima do nível do mar. Em locais de latitudes mais elevadas, a época ideal para iniciar o plantio dura menos, entre dois e 3 meses. Nas regiões tropicais e equatoriais, é possível cultivar várias espécies o ano inteiro.

Descubra para que serve a janela de plantio

Esse conceito serve para planejar as lavouras e ter maiores chances de produzir sementes, verduras, legumes, frutas e muito mais. Ao entender sobre os períodos de plantio e de colheita, o produtor consegue organizar o seu calendário anual para otimizar a produtividade no campo. Consequentemente, fica mais fácil elevar a lucratividade do agronegócio.

Confira quando acontece a janela de plantio

A temperatura é um dos fatores que afeta a janela de plantio e o desenvolvimento das plantas. As temperaturas mais baixas podem não ser apropriadas para alguns tipos de sementes e impedem o desenvolvimento das raízes, folhas e caules. Veja a seguir mais detalhes sobre as principais culturas produzidas no nosso país!

Algodão

O plantio do algodão exige temperaturas mais quentes, especialmente nos primeiros dias de germinação. A semente começa a germinar e a absorver água na primeira semana e, em seguida, surgem as raízes que começam a emergir. Por isso, o melhor período para plantar é entre setembro e março, dependendo da região.

Milho

O milho pode ser cultivado em dois períodos no nosso país. As datas ideais de plantio geralmente variam de janeiro a abril e de outubro a dezembro, em todos os anos. A escolha da época correta vai depender da umidade do solo, que pode atrasar o cultivo, e da temperatura. Os períodos mais secos são os melhores.

Soja

A época de plantio da soja é importante para o potencial produtivo, mas também depende do local onde a semente será plantada. Na região Sul, por exemplo, a semeadura ocorre de setembro a janeiro. Já no Sudeste, os produtores rurais preferem semear entre outubro e dezembro. Alguns agricultores se beneficiam com o cultivo precoce.

Trigo

Você precisa escolher o tipo de trigo ideal para plantar de acordo as estações do ano e definir épocas de safra e entressafra. No Sul do Brasil, essa cultura é semeada entre os meses de março e junho. Na região central, por outro lado, a janela de plantio é definida entre janeiro e fevereiro ou abril e maio, no caso da cultura irrigada.

Compreendeu o que é janela de plantio? Esse período é muito relevante e pode determinar as taxas de crescimento e de desenvolvimento das plantações. Procure entender qual é a faixa de temperatura mínima e máxima de cada espécie e como as condições ambientais interferem na produção. Isso ajudará a determinar a melhor época para iniciar suas lavouras.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite para conferir nossos outros conteúdos sobre agro e curta nossa página no Facebook para conferir mais atualizações interessantes!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável