Ciclo de produção agrícola: saiba gerenciar etapas da safra

Tempo de leitura: 7 min
  • Agronegócio

O ciclo produtivo na agricultura deve ser iniciado com um planejamento estratégico baseado em diversos fatores. É indicado criar um novo plano agrícola a cada ano que passa, para definir quais serão os insumos utilizados e fundamentais para a colheita, conforme as peculiaridades de cada safra. As propriedades agrícolas investem em ferramentas, sementes e produtos para iniciar o cultivo.

A execução das suas operações requer preparo do solo, semeadura dos grãos, a adubação, o controle de doenças, pragas, ervas daninhas etc. E é assim que inicia o ciclo de produção agrícola que não termina com a colheita. Essas atividades acontecem todos os anos consoante às condições climáticas de cada região.

Quer saber um pouco mais sobre o ciclo de produção agrícola e acessar dicas para gerenciar todas as etapas da safra? Continue a leitura!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Compreenda o que é o ciclo de produção agrícola

Ciclo de produção agrícola é um processo anual que engloba atividades referentes ao cultivo, ao crescimento e à safra de diversas culturas. Essas ações, que começam ainda antes do plantio efetivo ou do nascimento das lavouras, podem incluir diversas etapas, a exemplo de:

  • afrouxamento e adubamento do solo;
  • semeadura dos grãos;
  • regras e cuidados especiais;
  • colheita;
  • transporte de plantas para o consumo;
  • armazenamento.

O ciclo de produção agrícola perdura até a comercialização dos produtos e abarca os primeiros custos para o desenvolvimento de uma cultura saudável. O processo somente termina quando os alimentos são vendidos e colocados à disposição do público em atacados, supermercados e outros comércios. Ele ocorre continuamente em todas as unidades de produção, independentemente da sua localização. 

Descubra como gerenciar as etapas da safra agrícola

Para gerenciar de forma acertada as etapas de uma safra, é fundamental fazer o planejamento agrícola baseado em estudos detalhados do cenário, previsões climáticas e custos de produção. Uma equipe de profissionais especializados na área avalia de modo criterioso todos os fatores que podem interferir na produção e ajuda a tomar decisões técnicas.

A gestão do ciclo produtivo envolve a aquisição de bens e serviços que promovam o crescimento das plantações. Esse trabalho é realizado para explorar o potencial produtivo de cada propriedade agrícola e assegurar a qualidade dos alimentos que serão produzidos. No planejamento, são previstos: operações, safras, maquinários, defensivos, fertilizantes, oportunidades de mercado e muito mais. 

Confira as principais formas de produção agrícola

As formas de produção agrícola são o modo como um agricultor ou gestor do agronegócio utiliza os recursos disponíveis para produzir e obter rendimentos. Há vários sistemas utilizados no mundo inteiro, os quais são planejados por meio da combinação de alguns aspectos, como solo, altitude, clima e condições socioeconômicas. Veja, a seguir, as principais abordagens!

Agricultura pastoril

Consiste na prática pecuária ou produção exclusiva de gado. Portanto, não inclui culturas ou vegetais. Os animais são criados especialmente para a produção de trabalho e produtos, como leite, carne, ovos, peles e lã. Os estercos são usados ​​para a fertilização da pastagem ou das terras de cultivo utilizadas para a produção de alimentação ou ração animal.

Agricultura nômade

Esse é um tipo parecido com a agricultura pastoril, pois os agricultores precisam realocar os seus rebanhos para que encontrem boas pastagens e água. Geralmente, eles trabalham com cabras, ovelhas, camelos, burros, mulas e cavalos. A prática depende do tamanho da terra à sua disposição, do capital financeiro disponível e de outros detalhes.

Agricultura de subsistência

A agricultura de subsistência é a forma utilizada pelos pequenos agricultores que produzem alimentos para si e suas famílias, criam animais e cultivam a terra. Eles podem sofrer com a falta de incentivos financeiros e a escassez de insumos, com sementes de boa qualidade, fertilizantes e maquinários, que resultam em baixa produtividade.

Agricultura itinerante

Na agricultura itinerante, os agricultores limpam a área florestal, derrubam ou queimam a vegetação e utilizam a terra recém-limpa para cultivar. Depois que o solo perde a sua fertilidade, o agricultor vai para outra região e deixa o espaço se regenerar com o intuito de preservar a saúde da superfície terrena. Depois de algum tempo, o processo é repetido. 

Agricultura mista

Agricultura mista é aquela que ocorre quando os agricultores criam gado e cultivam lavouras ao mesmo tempo, em uma propriedade rural. Culturas diferentes são cultivadas, com períodos distintos de maturidade e colheita contínua durante toda a estação de crescimento e amadurecimento. Um exemplo dessa modalidade são os sistemas agroflorestais com características peculiares.

Agricultura intensiva

Essa prática agrícola depende de agricultores dispostos a cultivar em larga escala visando a atender às necessidades do mercado externo e interno. Nesse caso, os altos índices de produtividade e de capital investido são elevados, a mão de obra é qualificada, existe mecanização e aplicação contínua de tecnologias. 

Conheça os ciclos de produção agrícola

É importante conhecer os ciclos de produção agrícola para saber como enfrentar vários desafios antes que eles venham a se concretizar. Afinal, o agronegócio tem como finalidade produzir e comercializar produtos, e é por isso que várias atividades são realizadas por etapas. Observe, agora, os principais ciclos relacionados à produtividade na agricultura!

Preparação do solo

O preparo do solo ocorre antes da semeadura para proporcionar as melhores condições para o plantio, favorecer o desenvolvimento das plantas e fazer com que a cobertura da superfície ofereça condições físicas adequadas. Nesta etapa, pode ser planejado o controle eficiente da infiltração de água, da erosão e o fornecimento de nutrientes antes de dar início à semeadura.

Semeadura de sementes

A semeadura depende do tipo de cultura e exige um planejamento eficiente. As lavouras precisam ser semeadas em determinadas épocas do ano, conforme as necessidades específicas de cada cultivar, para obter o máximo potencial de cada plantação. Isso somente é alcançado com a aplicação de produtos para combater pragas e o uso de máquinas pesadas.

Irrigação 

Após a semeadura, pode ser preciso fazer a irrigação de algumas culturas e a aplicação de estercos ou fertilizantes nas plantações. O produtor precisa cuidar para que a irrigação não seja excessiva e para que a luz solar não prolongue o amadurecimento das culturas, pois esses fatores atrasam o tempo de colheita.

Colheita

A colheita não pode ser realizada antes nem depois da hora para evitar a perda de grãos não amadurecidos ou em decomposição. Colher é uma arte que requer prática para não perder a produção ao aplicar métodos inadequados. Por isso, ela precisa ser feita quando a cultura estiver totalmente madura, na estação correta e após o período de maturação. 

Armazenamento

Os cultivadores precisam armazenar os grãos em um local adequado. Esse espaço de armazenamento requer condições favoráveis e o uso de métodos adequados para evitar perda de sementes. A colheita madura, cortada e colhida deve ser acondicionada em lugares onde não corra o risco de destruição pela existência de roedores ou de condições ambientais desfavoráveis.

Enfim, o ciclo de produção agrícola e o gerenciamento das etapas da safra não terminam com o seu armazenamento. Os produtos ainda precisarão ser transportados por longas distâncias, dentro e fora do território nacional, até que cheguem às casas dos consumidores. Eles são enviados para os distribuidores e outros profissionais que atuam no comércio para servir de alimento para todos.  

Quer ampliar o seu aprendizado? Então, continue a leitura e confira o calendário agrícola para saber a época certa para o plantio!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável