7 etapas do beneficiamento de grãos!

Tempo de leitura: 4 min
  • Agronegócio

O beneficiamento de grãos é uma das etapas mais importantes da rotina de quem trabalha com produção e venda de grãos. Esse é o momento em que a empresa melhora e garante a qualidade do grão e de seus produtos como um todo.

Ou seja, quando é bem feito, há a certeza de que a marca conseguirá entregar aos seus clientes lotes de sementes prósperas e dentro das expectativas produtivas.

Se você quer saber mais sobre o beneficiamento de grãos e como ele funciona, leia o texto na íntegra!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


O que é o beneficiamento de grãos?

O beneficiamento de grãos é um processo realizado por empresas do agronegócio, voltado para eliminar impurezas e garantir a qualidade de um lote de grãos. Isso agrega valor ao produto e o mantém dentro do padrão mínimo necessário para a sua oferta no mercado com grande competitividade.

Ou seja, é uma rotina voltada para eliminar grãos de baixa qualidade, reduzir impurezas e alinhar a qualidade de um produto conforme a legislação e os padrões da marca.

Como ele funciona?

O processo de beneficiamento de grãos é composto por um conjunto de etapas, geralmente executadas no mesmo local. Confira-as a seguir!

1. Recepção

A recepção é o momento do armazenamento de grãos na moega uma vez que o plantio e a colheita forem finalizados. Esse ambiente deve ter a sua limpeza e umidade controladas ao máximo. Assim, a vida útil dos grãos pode ser preservada.

2. Amostragem

Na amostragem, as condições do lote recebido são averiguadas. Um especialista avaliará, com a ajuda de ferramentas, se ele contém muitas impurezas a partir de múltiplas coletas de subamostras. Essa rotina também ajuda a identificar se a amostragem de grãos pode ser destinada a mercados com padrões mais rígidos de qualidade.

3. Pré-limpeza

Na pré-limpeza, as impurezas e matérias estranhas são eliminadas a partir de processos mecânicos e manuais. Ela também ajuda na secagem do produto, no seu transporte e armazenamento. Em geral, cada produto conta com um limite de volume de impurezas que devem manter-se presentes nos grãos após a pré-limpeza.

4. Secagem

Finalizada a limpeza, os grãos são secados em equipamentos adequados. Essa é uma rotina que pode ser priorizada no caso dos grãos com alto grau de umidade, pois esse é um fator que contribui para a redução da validade da mercadoria. Além disso, o nível de secagem deve ser definido conforme o tipo de produto e as normas técnicas do setor.

5. Classificação

Uma das últimas etapas, a classificação é responsável pela divisão das sementes segundo o seu padrão de qualidade. Isso ajuda a criar lotes mais uniformes e padronizados.

6. Limpeza

Em alguns cenários, uma segunda limpeza é realizada pela empresa. Com o auxílio de equipamentos especiais, mais impurezas são removidas, maximizando a pureza do lote.

7. Armazenamento

Uma vez secos e limpos, os grãos são armazenados no ambiente em que eles ficarão até serem embalados. Isso deve ser feito em local adequado, com rígido controle de umidade, boas normas de segurança sanitária e alto nível de monitoramento.

Por que o beneficiamento de grãos é importante?

O beneficiamento de grãos é um processo crítico para quem pretende manter a sua indústria agrícola dentro dos padrões regulatórios, de previsibilidade de colheita e de qualidade exigidos pelo mercado. Afinal, ele traz ganhos como:

  • maior segurança sanitária para o grão;
  • menor quantidade de impurezas e materiais estranhos no lote;
  • aumento da vida útil dos grãos.

Investir em medidas que aumentam o nível de segurança, conformidade com normas técnicas e a vida útil de mercadorias é fundamental para o sucesso de um negócio. Nesse sentido, o beneficiamento de grãos é um ótimo caminho para quem pretende trabalhar com esse tipo de produto. Por isso, não deixe de sempre contar com o apoio de especialistas e bons equipamentos agrícolas ao fazer essa atividade!

Gostou desta postagem? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais, para que seus parceiros de trabalho também tenham acesso. E se está em busca de outros conteúdos sobre agronegócio, visite nossa seção sobre o tema.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável