Calendário agrícola: saiba a época certa para plantio!

Tempo de leitura: 4 min
  • Agronegócio

Da forma como percebemos, o agronegócio é um dos setores mais desafiadores do mercado, pois a produtividade não depende apenas da competência dos operadores ou da tecnologia empregada, mas principalmente de fatores externos, tais como as estações, variação de temperatura e diferentes regiões, além de pragas e afins. Por isso, elaboramos este conteúdo para falar sobre o calendário agrícola. 

Aqui, discutiremos o objetivo do calendário agrícola, a melhor época para as principais culturas produzidas no Brasil e como otimizar o sucesso da lavoura.

Ficou interessado? Então continue a leitura e aprenda mais sobre esse importante instrumento de controle produtivo!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


O que é o calendário agrícola?

Em essência, o calendário agrícola é um instrumento cujo principal objetivo é indicar os períodos e datas de plantio ideais, impactando diretamente na forma e épocas de colheita.

Para oferecer orientações técnicas, precisas e bem-ajustadas, o calendário se baseia em uma série de fatores importantes, tais como o clima, a qualidade do solo, a fase lunar, etc.

Assim, o produtor rural consegue maximizar o retorno da sua produção, justamente por aproveitar as janelas de trabalho ideais das suas culturas. Ou seja, combinam-se precisão, planejamento, dados e tecnologia.

O que considerar ao elaborar o calendário agrícola?

Da forma direta, existem pelo menos três fatores que devem ser levados em consideração durante a elaboração do seu calendário agrícola:

  • a época de plantio e colheita;
  • as condições meteorológicas;
  • o zoneamento agrícola.

Como todos sabemos, cada cultura conta com suas próprias demandas e peculiaridades – economicamente falando, isso é o que mais impacta em seu valor de mercado e preço de investimento/manutenção. Por isso, é muito importante identificar o momento ideal para a inicialização de um plantio.

O mesmo vale para as condições meteorológicas. Com um clima hostil à cultura selecionada, sobretudo em termos de umidade, temperatura e vento, é muito difícil ter resultados bons e consistentes.

E, por fim, o zoneamento agrícola, que avalia e adapta a região do plantio para maximizar os resultados da produção. Entre outras coisas, o objetivo do zoneamento é otimizar a região que será utilizada pela produção rural, tratando seu solo e criando um ambiente de plantio muito mais propício para o desenvolvimento da cultura.

Mais informações a respeito de zoneamento agrícola, procedimentos de integração floresta-pecuária, estão disponíveis nos canais de divulgação do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Como o calendário agrícola pode ser útil para a sua produção?

Elevando a sua produção e qualificando os seus resultados. Além disso, na agricultura, boa parte dos esforços estão focados em questões como o aumento da eficiência e a redução dos desperdícios e perdas. E é justamente isso que um bom calendário agrícola proporciona, a oportunidade de realizar culturas cada vez mais produtivas, abundantes e lucrativas no mercado.

Inclusive, é possível resumir a utilidade dessa ferramenta a duas vantagens muito importantes, que são a economia e o timing. A economia se manifesta pela redução de custos. Com uma produção mais enxuta, eficiente e precisa, é possível elevar a sua taxa de acerto, reduzindo a probabilidade de sofrer prejuízos ou desperdícios em qualquer fase da produção.

Já a segunda vantagem é o timing ideal, tanto para o plantio quanto para a colheita. O calendário agrícola oferece uma orientação precisa sobre o momento certo para realizar cada etapa da cadeia produtiva. Dessa forma, é possível maximizar a produção e evitar perdas expressivas que aconteceriam tanto por precipitação quanto por procrastinação.

Como pôde ver, o calendário agrícola é uma ferramenta muito importante para a alavancar a sua produtividade no campo. Não por acaso, a técnica é aplicada pelos principais produtores do país, sobretudo em culturas expressivas no Brasil, tais como as de soja e algodão.

Agora que você tem uma boa noção sobre o calendário agrícola, aproveite para aprender mais, conhecendo a agricultura de precisão!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável