Operações rurais: entenda por que investir em qualificação

Tempo de leitura: 6 min
  • Agronegócio

As operações rurais são fundamentais para a produção de alimentos e para o desenvolvimento econômico das regiões agrícolas. Desde o plantio até a colheita, há uma série de atividades que precisam ser bem planejadas e executadas para garantir a eficiência e a rentabilidade do negócio.

Nesse contexto, contar com mão de obra no campo qualificada é um diferencial importante e auxilia os produtores rurais na busca por esses indicadores.

Neste artigo, vamos explorar as principais operações rurais, qual a importância de investir na qualificação e quais os maiores desafios da mão de obra no campo. Acompanhe a leitura!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


Quais são os desafios da mão de obra no campo?

O agronegócio é uma das atividades econômicas mais importantes do país, seja na agropecuária, agricultura e outros setores. São operações técnicas e responsáveis por abastecer o mercado nacional e uma grande parcela do mercado internacional.

Assim como outros segmentos, o agronegócio enfrenta muitos desafios, principalmente em relação à mão de obra no campo. Trata-se de dificuldades comuns e que exigem maior atenção dos empreendedores e gestores para evitar prejuízos.

Confira a seguir, quais são os principais pontos considerados desafiadores em relação à mão de obra no campo!

Concorrência

A falta de mão de obra qualificada é um dos maiores desafios no campo, especialmente devido à grande concorrência. Os profissionais especialistas são disputados pelas empresas e facilmente atraídos por propostas mais vantajosas.

Sendo assim, manter uma equipe experiente e qualificada é algo desafiador, pois é possível que os profissionais recebam novas propostas de trabalho. Qualquer benefício a mais, mesmo que seja pequeno, pode fazer a diferença na decisão.

Dificuldades logísticas

Outro desafio muito comum no meio rural é a dificuldade logística, visto que as propriedades são distantes dos centros urbanos. Desse modo, dificilmente será possível encontrar mão de obra qualificada próximo do local de trabalho.  

Na maioria dos casos, os profissionais passam a maior parte do tempo hospedados no local ou a empresa deve arcar com maiores custos para o descolamento. Esse cenário exige cuidados para não infringir as leis trabalhistas e evitar problemas com atrasos.  

Modernização

A evolução da tecnologia também chegou com tudo no campo e com isso, frequentemente surgem equipamentos e máquinas modernas. Consiste em uma inovação importante e que contribui para potencializar os resultados no agronegócio.

Nesse contexto, acompanhar essa modernização e manter a mão de obra atualizada é um dos maiores desafios para todos os setores agro. Inclusive, para encontrar profissionais que sejam especialistas em operações com maquinários e sistemas tecnológicos.

Por que é importante investir na qualificação?

O sucesso de um negócio está associado a diversos fatores, como questões comerciais, gestão eficiente, qualidade e inovação. Dentre esses pontos, contar com um time profissional qualificado é um dos pilares para o êxito em todos os quesitos.

Para isso, investir na capacitação da equipe é a melhor alternativa para desenvolver habilidades e competências essenciais para cada função. Sobretudo, contribui para manter a motivação dos profissionais e evitar novas contratações, que sempre geram custos.

Confira abaixo quais são os maiores benefícios de investir na qualificação do profissional rural!

Maior performance

O processo de qualificação é aplicado em cursos e treinamentos específicos, considerando as atividades da empresa. Sendo assim, contribui para aperfeiçoar a atuação da equipe de acordo com os melhores padrões técnicos e assim, elevar a performance.

Com uma equipe qualificada, o resultado das operações rurais será satisfatório e sem perda de qualidade. Um fator considerado primordial para oferecer o melhor aos clientes e assim, gerar satisfação e potencializar a lucratividade do negócio.

Aumento da retenção

A alta rotatividade de profissionais, ou seja, elevados índices de demissões e contratações, é um dos maiores problemas de uma empresa. Além dos custos, impacta diretamente na produtividade, no tempo e na qualidade das operações rurais.

Nesse contexto, quando a empresa investe na qualificação da equipe demonstra que se preocupa com o desenvolvimento do capital humano. Alinhado com os benefícios, contribui para a satisfação dos funcionários e ajuda a evitar demissões.

Maior produtividade

Outro ponto importante da qualificação é o aumento significativo da produtividade. Com uma equipe treinada, será possível garantir que todas as atividades ocorram de acordo com os melhores métodos e práticas que melhoram o desempenho.

O aumento da produtividade é essencial para atingir os objetivos e aproveitar todas as épocas do ano para gerar bons resultados. Por essa razão, investir na qualificação é o ponto de partida para ter uma equipe engajada e extremamente eficaz.

Redução de custos

A qualificação da equipe também é uma aliada para a redução de custos operacionais, evitando desperdícios e perdas que comprometem os resultados. Por meio dos cursos e treinamentos, é possível repassar orientações específicas para eliminar excessos.

Em outras palavras, investir na qualificação contribui para alinhar todas as formas de trabalho e torná-los enxutos. Dessa forma, os desperdícios e perdas serão menores em todos os departamentos, tanto em atividades operacionais quanto administrativas.

Por que contar com a tecnologia nas operações rurais?

A tecnologia é uma aliada das atividades no agronegócio e oferece recursos capazes de automatizar tarefas e elevar a qualidade. Por essa razão, consiste em recursos indispensáveis para todo negócio que deseja trabalhar em alta performance e atingir o sucesso.

No entanto, acompanhar a evolução tecnológica é um desafio para o agricultor, principalmente devido aos valores expressivos para adquirir novas máquinas e sistemas. Trata-se do principal obstáculo que impede a modernização em uma propriedade.

Apesar disso, uma solução interessante é a locação de máquinas agrícolas, que oferece itens modernos a um custo mais acessível. O produtor pode contar com o que há de mais inovador no mercado e aperfeiçoar suas operações rurais sem comprometer o orçamento.

Ao alugar, o produtor conta com uma parceria técnica capacitada e que vai oferecer todo apoio em caso de necessidade. Como treinamentos, manutenções no tempo correto e máquinas preparadas para otimizar todas as operações, sem dores de cabeça.

Podemos concluir, que a qualificação é indispensável para o sucesso das operações rurais e proporciona vantagens que contribuem para o sucesso. Um fator que ajuda a superar os desafios e elevar o potencial para alcançar excelentes resultados.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais ou confira nossos outros artigos no tema de agronegócio!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável