Qual o papel do oxicatalisador em empilhadeiras e geradores?

Tempo de leitura: 4 min
  • Manutenção

Organizações do mundo inteiro estão preocupadas e comprometidas com questões de saúde e sustentabilidade. E a cada dia que passa, mais profissionais e empresas buscam por soluções tecnológicas e de gestão para lhes auxiliar nesse assunto.

No que tange o setor de máquinas e equipamentos pesados, muitas dessas soluções estão atreladas ao aspecto mecânico e funcional. Assim, dentre as opções que muitas empresas encontram está a de usar o oxicatalisador.

Esse aparelho ajuda no combate à poluição ambiental. Com ele, é possível dizer que menos resíduos nocivos são lançados na atmosfera. Neste post, iremos abordar várias questões relacionadas ao tema e explicaremos um pouco mais sobre os impactos positivos de utilizar oxicatalisadores em empilhadeiras e geradores. Confira!


Aluguel de Empilhadeiras – Locação Online

Os melhores equipamentos de intralogística aqui


O que é um oxicatalisador?

O oxicatalisador nada mais é do que uma peça cilíndrica e metálica que tem, em sua parte interior, esferas cerâmicas fabricadas com metais nobres. Esse conjunto converte gases poluentes que são emitidos por motores a combustão, em compostos que não agridem o meio ambiente.

Alguns geradores e empilhadeiras podem prejudicar a natureza. E esse acessório é conhecido por atuar como filtro de ar. Por meio da inovação, é possível eliminar 95% dos gases tóxicos que seriam liberados na atmosfera. Entre o controle que a peça instalada no escape das máquinas faz, podemos citar:

  • eliminação de grande parte do Monóxido de Carbono (CO) e de outros poluentes;
  • diminuição do mau cheiro;
  • redução da fumaça.

Sendo assim, o oxicatalisador é uma ferramenta excelente para a filtragem do ar. Para isto, basta instalá-lo corretamente e você começará a perceber os resultados em curto prazo.

Como ele funciona nos equipamentos?

O aparelho deve ser colocado o mais próximo possível do escape dos gases do motor em questão. Sendo posicionado no ângulo correto, o filtro terá maior eficiência. Isso serve para qualquer uma das máquinas em que ele for instalado. Vale salientar que é importante contar com uma empresa especializada em manutenção de equipamentos pesados ou em oxicatalisadores para fazer a instalação das peças.

E para que a vida útil das peças seja prolongada, é preciso fazer avaliações e manutenções preventivas. Afinal, por se tratar de um sistema de filtragem, sua aplicabilidade tende a decair com o tempo caso seja negligenciado nos planos de manutenção.

Quais são os benefícios do oxicatalisador?

Além do benefício de purificar o ar, a ferramenta ainda dispõe de mais algumas vantagens, como:

  • maior controle de fumaça emitida;
  • redução indireta no custo operacional;
  • gastos com manutenção reduzidos;
  • e longa durabilidade.

Lembrando que os dois últimos pontos estão diretamente ligados a rotina de manutenção preventiva do dispositivo.

Quais cuidados tomar ao usar uma empilhadeira em lugares fechados?

Somado aos benefícios citados acima, ao utilizar oxicatalizadores cria-se uma margem segura de operação de empilhadeiras a combustão em locais fechados. No entanto, é claro, cuidados são necessários. Entre os principais podemos citar:

  • reduzir tempo operacional da máquina (não utilizar empilhadeiras a combustão durante o ciclo total de operação em local fechado);
  • controle da ventilação;
  • medições ambientais precisam ser feitas;
  • monitoramento de concentrações de monóxido de carbono.

Sendo assim, pode-se dizer as empresas podem providenciar o oxicatalisador para que o local, ainda que seja mais confinado, esteja apto para as condições humanas, plantas e animais.

Enfim, agora que você já sabe o que é e quais são as vantagens de usar um oxicatalisador em uma empilhadeira, não deixe de adquirir esse equipamento em sua empresa. Dessa maneira, além de ter funcionários mais saudáveis, você contribuirá para manter o nosso Brasil mais verde.

Gostou do post? Então confira nossos outros conteúdos sobre manutenção. E se estiver em busca de empilhadeiras personalizadas à sua demanda, ou mesmo elétricas, entre em contato conosco!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável