Entenda o papel da concha trapezoidal para escavadeira

Tempo de leitura: 4 min
  • Máquina

No universo das operações industriais, atingir a maior eficiência operacional costuma ser o maior foco. Para a construção civil, essa eficiência precisa ser constante e em diferentes frentes, mas, em especial, no processo de escavação.

O motivo é claro, este costuma ser o início do projeto, a etapa fundamental para assegurar o melhor desenvolvimento do todo. Assim, a escolha dos equipamentos certos representa um papel crucial para a garantia de resultados eficazes.

No artigo de hoje, iremos explorar a importância não só da escolha do equipamento correto, mas também, do implemento mais adequado para a escavação de valas, caimentos e paisagismo: a concha trapezoidal.

Continue a leitura e entenda como esse implemento para escavadeiras se destaca como uma peça-chave para o cumprimento desses projetos.


Locação de Escavadeiras hidráulicas

Aluguel de Escavadeiras de alta performance


O que é a Concha Trapezoidal?

A concha trapezoidal é uma importante variação da já tradicional concha de escavadeiras e mini escavadeiras.

Esse componente fundamental, é projetado para otimizar a coleta e movimentação de materiais granéis diversos. No entanto, sua forma trapezoidal – ou seja, em formato de trapézio – confere a ele características únicas, no momento de escavação e finalização de projetos de valetamento, caimentos e paisagismo.

Suas principais características técnicas são:

  • ângulo lateral de 40º a 66º;
  • acoplável em escavadeiras de 5 a 35 toneladas;
  • fundo arredondado para evacuação da sujidade;
  • borda de corte montada com até dois dentes de penetração.

É importante pontuar que, diferente da concha tradicional, a trapezoidal tem facilidade em realizar seu tipo de escavação, mas certa dificuldade em fazer carga e descarga de caminhões basculantes, por exemplo.

Por isso, deve-se atentar no momento de seleção do implemento, orientando-o apenas para sua função principal e não desviando sua utilização. Ou seja, recomendamos a adesão de um outro equipamento, escavadeira ou mini escavadeira, com o formato de concha tradicional para apoio.

Quais os principais benefícios da concha trapezoidal?

Objetivamente falando, a concha trapezoidal contempla benefícios diretos e indiretos em diferentes atividades e setores da indústria. Sendo:

Eficiência na Escavação

  • A geometria trapezoidal da concha permite uma penetração mais eficaz no solo, facilitando o processo de escavação, principalmente em solos argilosos.
  • Sua maior capacidade de carga, garante que uma maior parcela do material movimentado seja reorientado em cada ciclo de operação.

Versatilidade em Diferentes Materiais

  • A concha trapezoidal é projetada para lidar com uma variedade de materiais, desde solo compacto até detritos mais soltos.
  • Sua adaptação à diferentes condições de solo, proporciona flexibilidade em diversas operações.

Redução de Desgaste e Manutenção

  • A concepção em trapezoide minimiza o desgaste excessivo, prolongando a vida útil da escavadeira, resultando em maior disponibilidade operacional.

Aplicações Estratégicas na Indústria

Construção Civil

  • Ideal para escavar valas e fundações, esse formato de concha é um aliada valioso em projetos de infraestrutura, criando valas logo no início dos projetos;
  • Possibilita um melhor escoamento de líquidos e materiais, pois constrói um caminho extremamente uniforme.

Mineração

  • Para a mineração, a concha trapezoidal atende de forma ideal projetos de minas de argila.

Agronegócio

  • Em caso de adesão, a concha trapezoidal acoplada as escavadeiras ou mini escavadeiras, pode ser utilizada para valetamento entre as linhas da lavoura. Favorecendo, em muito, o escoamento de água;
  • Além disso, pode ser utilizada para o início de projetos com pivôs de irrigação.

Em suma, podemos nos certificar que a concha trapezoidal desempenha um papel único nas mais diferentes operações industriais, oferecendo eficiência, versatilidade e durabilidade.

Compreendendo o real papel e particularidade dessa peça, as empresas podem tomar decisões melhor orientadas para suas operações e, consequentemente maximizando a tão necessária eficiência operacional.

Gostou do conteúdo? Está em busca de equipamentos ou implementos para o seu projeto? Então confira um pouco mais sobre a Armac e como nosso portfólio de escavadeiras pode otimizar o seu negócio!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável