Bobcat e minicarregadeira são a mesma coisa?

  • Minicarregadeiras
No setor da construção civil, muito da produtividade depende das máquinas. Afinal, grandes empreendimentos não seriam levantados na ausência de bons equipamentos. Por isso, aproveitamos o momento para explicar uma curiosidade comum entre os nossos leitores: o que é Bobcat? A pergunta pode até soar inusitada, mas como perceberá durante o artigo, esse é um assunto que costuma ser um ponto de confusão no aluguel de equipamentos. Sendo assim, não perca a chance de melhorar sua noção sobre o tema, acompanhando esta leitura!

Bobcat e minicarregadeira são equipamentos iguais?

Respondendo de forma curta e rápida: sim! O nome Bobcat se tornou popular para o senso comum e é utilizado por muita gente para definir as minicarregadeiras, mesmo que de forma errada. Embora existam outros equipamentos, o termo geralmente é atribuído a esse maquinário.

Minicarregadeiras são comumente chamadas de Bobcat, independente da marca, pela fama que o nome estabeleceu no mercado de maquinário pesado.

Se você tem algum conhecimento, mesmo que mínimo, sobre equipamentos e máquinas pesadas, provavelmente já ouviu o termo Bobcat alguma vez para definir uma minicarregadeira. Talvez até tenha curiosidade em saber sobre o motivo da utilização desse termo e por que é tão popular.

Afinal, o que é Bobcat?

Bobcat é o nome de uma fabricante de equipamentos agrícolas e de construção norte-americana. A empresa constrói outros maquinários além das minicarregadeiras, porém, tornou-se famosa por esse equipamento em específico.

Quando falamos sobre minicarregadeiras, é possível que o termo Bobcat surja em algum momento para definir o equipamento. Isso é explicado em algo que podemos observar em variados mercados mundo afora: a marca virou sinônimo do produto oferecido pela empresa.

Por exemplo, quando alguém pensa em achocolatado em pó, é provável que associe a uma grande marca do mercado e use seu nome para definir o produto. Com as minicarregadeiras e a Bobcat não foi diferente do achocolatado em pó e a Nescau.

Isso se deu pela grande expressão da marca no mercado, associado ao seu nome de fácil pronúncia e memorização. Dessa forma, o nome Bobcat está na ponta da língua até mesmo de profissionais da área.

Embora o termo seja aplicado de forma errada, é importante considerar que a marca carrega um grande significado por sua fama, mas sem desconsiderar outras fornecedoras que produzem equipamentos de igual qualidade.

Quais são as principais características de uma minicarregadeira?

A minicarregadeira é uma máquina supercompacta. Tem, geralmente, uma pá-carregadeira na parte da frente, mas pode ter sua utilidade amplificada por implementos como garfo porta palete, vassoura, fresadora de asfalto, valetadeira, perfuratriz e por aí adiante. Por isso, é muito utilizada na construção civil para movimentação ou remoção de materiais, normalmente em espaços menores, que necessitam de precisão. Sua capacidade operacional varia de 300 Kg a 1,5 T dependendo do modelo.

Ideal para trabalhos em áreas estreitas, a minicarregadeira é um equipamento muito presente no mercado, por ser dinâmico e executar funções como carregamento de terra, cascalho e resíduos nas áreas mais estreitas da obra, além de serem muito úteis em operações tapa buracos, fresando o asfalto, varrendo áreas em alta velocidade e muitas outras funções, a depender do implemento utilizado.

Eficiente, a minicarregadeira se destaca por ser um maquinário com baixo consumo de combustível. Com um design compacto, esse equipamento é capaz de operar também em áreas como jardins, ambientes internos e no subsolo. Além disso, é um instrumento que tem a função de auxiliar a execução de tarefas como a terraplenagem.

Quais são as outras marcas de excelência para além da bobcat?

A Bobcat é a primeira nas buscas por minicarregadeiras, exclusivamente pela fama e por aparecer como precursora no mercado, mas não por ter qualidade superior às demais. No mercado atual existem diversas marcas disponíveis que oferecem iguais funcionalidades, confiabilidade e facilidade no uso.

Outras empresas, como a New Holland e a Case, desenvolvem minicarregadeiras, um maquinário com as mesmas funcionalidades da Bobcat. A Armac oferece outras marcas para aluguel de mesma qualidade, sempre atualizadas e em perfeito estado de funcionamento para sua empresa, tal como os seguintes modelos:

  • New Holland — L218, L220 e L225;
  • Case — SR175, SV185 e SR200;
  • Volvo — MC85C.

Quais são os benefícios do aluguel de minicarregadeiras armac?

O aluguel de uma minicarregadeira pode ser a melhor opção para sua obra ou empresa. As multifuncionalidades e a agilidade garantem um serviço rápido, ideal para ambientes menores, onde se necessita de muita precisão. Agora, veja esses benefícios:

  • são máquinas ideais para operar em locais onde os acessos são limitados;
  • extrema versatilidade;
  • grande variedade de acessórios;
  • equipamentos de fácil transporte;
  • equipamentos de fácil manutenção;
  • bons preços para locação;
  • equipamentos de fácil operação.

Como escolher a minicarregadeira ideal?

Agora que você está bem ciente das diferenças técnicas entre a marca Bobcat e toda a categoria de minicarregadeiras, chega o momento de aprender a identificar o equipamento ideal para sua operação, escolhendo uma máquina compatível com as exigências do seu campo de trabalho. Veja!

Ambiente de trabalho e método de locomoção

Da forma como percebemos, o primeiro critério a ser avaliado é justamente as condições do perímetro de trabalho. Ainda que sejam super leves em sua categoria, em termos objetivos, as minicarregadeiras são equipamentos pesados, e por isso, você deve considerar o potencial de deslocamento dessa máquina no seu ambiente de trabalho.

Nessa questão, você é apresentado a duas alternativas: as minicarregadeiras que operam sobre esteiras e aquelas que trabalham sobre pneus. Aqui, o importante é notar que não existe uma opção melhor universal, pois essa diferença serve justamente para diferentes aplicações.

Os modelos mais aplicados no cenário brasileiro são justamente os equipados com pneus, pois são perfeitos para a operação em ambientes planos, secos e bem compactados — como asfalto, cimento ou grandes lotes de terra. Por outro lado, as esteiras atendem às superfícies menos firmes e mais particuladas, trabalhando melhor sobre areia, neve, lama e afins.

Especificações técnicas

Já em um segundo instante, você deve considerar dados de tamanho, desempenho e capacidade operacional, uma vez que essas informações são determinantes para a compatibilidade com o seu ambiente de trabalho. Tornando a utilizar a linha ARMAC como referência, compilamos algumas características importantes dos nossos modelos.

Case SR175

  • 790 kg de capacidade de carga;
  • 812 kg de peso operacional;
  • 60 cavalos de potência.

Case SV185

  • 840 kg de capacidade de carga;
  • 950 kg de peso operacional;
  • 60 cavalos de potência.

Case SR200

  • 135 kg de capacidade de carga;
  • 130 kg de peso operacional;
  • 74 cavalos de potência.

Volvo M85C

  • 864 kg de capacidade de carga;
  • 217 kg de peso operacional;
  • 60 cavalos de potência.

New Holland L218

  • 818 kg de capacidade de carga;
  • 690 kg de peso operacional;
  • 60 cavalos de potência.

New Holland L220

  • 905 kg de capacidade de carga;
  • 930 kg de peso operacional;
  • 60 cavalos de potência.

New Holland L225

  • 135 kg de capacidade de carga;
  • 580 kg de peso operacional;
  • 82 cavalos de potência.

Além desses destaques, também vale a pena notar que todos esses modelos compartilham de algumas soluções fundamentais para a comodidade dos seus operadores, tal como a cabine fechada e climatizada por ar-condicionado — o que impacta diretamente o conforto e a concentração na tarefa, além de proteger o operador contra as partículas geradas no ambiente de trabalho.

Já por um aspecto de segurança embarcada, todos os sete modelos listados são certificados nas tecnologias ROPS e FOPS. Basicamente, isso quer dizer que as cabines são projetadas com estruturas protetoras contra capotamento (ROPS) e proteção contra a queda de objetos (FOPS) — duas situações possíveis não apenas na construção civil, mas em todos os demais ambientes de operação desse equipamento.

Aplicação e adaptabilidade

Por último e talvez mais importante, a compatibilidade dessa máquina com a sua operação. Como padrão, as setes minicarregadeiras disponibilizadas pela Armac podem ser equipadas com alguns implementos estratégicos, tal como fresadora de asfalto, garfo, perfuratriz, rompedor, valetedeira e vassoura.

Por que escolher as máquinas da armac?

Então, depois dessa jornada de comparações e detalhes técnicos, chegamos em ponto crítico dessa história. Afinal de contas, por que confiar a produtividade de sua operação às nossas máquinas? Bem, a melhor resposta para isso é a mais objetiva de todas: por conta da excelência dos nossos serviços.

Inclusive, é justamente o nosso comprometimento técnico com prazos, transparência e resultados que explicam a nossa posição no mercado, na qual totalizamos mais de duas décadas de atuação, fidelizando clientes em oito estados brasileiros.

E nem pense que isso é uma opinião inflada e institucional, pois temos plena noção do nosso trabalho sobre os resultados de quem contrata as nossas máquinas. A melhor forma de averiguar isso é você mesmo consultar a nossa reputação digital, na qual somos presenteados com avaliações excelentes, tanto no card do Google como em nossa página do Facebook.

Por conta disso, não operamos apenas com a certeza de ser uma liderança nacional no segmento, mas também uma marca de referência no imaginário de engenheiros, arquitetos e demais profissionais estratégicos no setor produtivo brasileiro.

Para além desses pontos, alugar uma máquina com a Armac é uma experiência focada em comprometimento e retorno. Todo o processo de locação é feito com seriedade e transparência, mas com a maior simplificação possível, o que é fundamental para agilizar a retirada das máquinas e colocá-las para trabalhar.

Por último e mais importante, como gostamos de ver, somos uma empresa que valoriza relações de longo prazo. A nossa ideia é atender com excelência hoje, para continuar atendendo sempre. Conforme você opera em novos projetos, estaremos sempre lá, com mais de 600 máquinas prontas para auxiliar em alguma das suas necessidades.

Como alugar as máquinas e os equipamentos da armac?

Como dissemos, o foco é a simplicidade. Então, esqueça os processos burocráticos e demorados que talvez tenha experienciado nas outras empresas. Sendo assim, vamos ao exemplo.

Veja o que você precisa fazer para colocar nossas máquinas em sua operação:

  1. acesse nosso painel de orçamentos;
  2. selecione o botão “escolher equipamento”;
  3. escolha a máquina necessária na sua operação:
  4. manipulador telescópico, trator de esteira, retroescavadeira, trator de roda, rolo compactador, escavadeira, minicarregadeira, caminhão pipa, motoniveladora, pá-carregadeira, miniescavadeira e plataformas elevatórias;
  5. acrescente ou reduza a quantidade necessária da máquina selecionada;
  6. caso queira escolher o modelo, faça selecionando essa opção e, então, o modelo desejado;
  7. caso queira adicionar outras máquinas, basta selecionar o botão “adicionar outro equipamento”;
  8. então, informe o estado, a cidade e o período, em dias ou meses, para a locação;
  9. por fim, preencha suas informações de contato, como nome, empresa, telefone e e-mail;
  10. selecione o botão “solicitar orçamento” e pronto!

Em poucos instantes, receberemos o seu pedido e retornaremos o contato, explicando todos os detalhes da locação e sanando suas dúvidas. Inclusive, convidamos a acessar o painel de orçamentos e ver por si próprio como a ferramenta é intuitiva, entregando velocidade e praticidade.

Agora que você sabe muito bem o que é Bobcat, não perca a oportunidade de orçar e locar os melhores equipamentos da construção para o seu trabalho. Aceite nosso convite e entre em contato conosco!

Aluguel de minicarregadeiras é com a Armac

Com mais de 40 anos de mercado, a Armac fornece as melhores soluções no aluguel de máquinas pesadas. Com frota de mais de 300 equipamentos à disposição de nossos clientes, nossos equipamentos têm tecnologia e confiabilidade para que os projetos da sua empresa sejam realizados da melhor forma.

Armac - Melhor do mercado em: Preço, Disponibilidade, Entrega e Manutenção

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TEM O MELHOR PREÇO