NR 11: 5 pontos principais sobre a norma

Tempo de leitura: 2 min
  • Segurança

NR 11:

5 pontos principais sobre a norma

Neste infográfico, vamos falar sobre os 5 pontos principais da Norma Regulamentadora – NR 11 e suas características.

item 1 infográfico

A norma

A NR 11 é uma legislação que foi criada com o objetivo de orientar boas práticas que devem ser aplicadas pelas empresas durante a movimentação, transporte, manuseio e armazenagem de diversos materiais.

Essa norma apresenta uma lista de obrigações que devem ser cumpridas pelas organizações que realizam atividades voltadas à logística: centros de distribuição, almoxarifados, canteiros de obras, galpões e transportadoras.

item 2 infográfico

Transporte

De acordo com a NR 11, todas as empresas privadas ou públicas precisam atender requisitos básicos na hora de operar as mais variadas máquinas transportadoras ou veículos usados para o transporte.

Isso significa que todos os equipamentos usados durante o transporte de materiais ou produtos precisam ser fabricados de modo a oferecer segurança, resistência e garantia aos seus operadores.

item 3 infográfico

Movimentação

Os equipamentos aplicados na movimentação das cargas são os transportadores industriais, guindastes, elevadores, minicarregadeiras, monta-carga, talhas, pontes rolantes, empilhadeiras, esteiras e guinchos.

Eles precisam ser 100% seguros e inspecionados continuamente, assim como os ganchos, roldanas, correntes, cordas e cabos de aço não podem oferecer riscos à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

item 4 infográfico

Armazenagem

As regras para o armazenamento dos materiais incluem o respeito à capacidade de carga dos ambientes, a existência de portas desobstruídas, saídas de emergência e extintores de incêndio.

Manuseio de materiais

Os materiais devem ser manuseados por meio de processo mecanizado, sendo aceitável o manuseio manual com o auxílio de escadas removíveis somente quando for impossível o uso de um equipamento.

Enfim, existem várias obrigações na NR 11 que devem ser cumpridas ao construir espaços, transportar e armazenar produtos.

icone_final
Precisa de equipamentos
alinhados as exigências da NR 11?
Entre em contato conosco!
armac_positivo

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável