Biorremediação do solo: como recuperar solos contaminados?

Tempo de leitura: 7 min
  • Agronegócio

Biorremediação é um conceito que envolve o controle e o aprimoramento dos processos biológicos para reduzir os contaminantes nocivos aos níveis legais adequados. Esse processo é amplamente utilizado para remediar a contaminação por agentes orgânicos nocivos, por exemplo, combustível, produtos químicos e óleos. Trata-se de uma opção mais viável do que a eliminação direta.

A biorremediação do solo é a alternativa mais econômica, porém pode demorar vários meses para ser realizada e produzir os efeitos esperados. O seu planejamento é baseado no tipo de contaminante existente na terra, nas condições do local e nos objetivos da execução do processo. Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre essa técnica sustentável.

Gostaria de compreender os benefícios da biorremediação e tirar suas dúvidas sobre esse assunto? Continue lendo este artigo!


Aluguel de máquinas para o agronegócio!

Máquinas para plantio, colheita e transporte


O que é a biorremediação do solo?

A biorremediação é compreendida como um ramo da biotecnologia que utiliza organismos vivos, como bactérias e micróbios para remover substâncias poluentes e toxinas da água, do solo e de outros ambientes. Assim, a própria atividade microbiana pode ser utilizada para limpar águas subterrâneas contaminadas ou solucionar problemas ambientais oriundos do derramamento de óleo nos rios e oceanos.

Trata-se de uma forma de degradação biológica que foca apenas na contaminação do solo. Reduzindo continuamente os agentes nocivos enquanto reduz a quantidade de carvão, alcatrão, petróleo e hidrocarbonetos cancerígenos, como naftaleno e benzeno dos ambientes.

Como é feita a biorremediação do solo?

Os profissionais especializados nessa área fomentam a estimulação do crescimento dos micróbios e bactérias que utilizam material contaminado como fonte de alimento e geração de energia.

Nesse caso, os microrganismos convertem os agentes nocivos em gases, como o dióxido de carbono, e em pequenas quantidades de água. A sua conclusão depende de vários fatores, como densidade do solo, matéria orgânica presente e técnica de biorremediação optada.

Além disso, a biorremediação requer uma combinação e adição de nutrientes, e manutenção da temperatura na área contaminada. A ausência desses componentes pode dificultar a limpeza dos contaminantes.

As condições desfavoráveis ​​para esse processo podem ser melhoradas adicionando agentes ao ambiente, como óleo vegetal, melaço ou oxigênio. Esses elementos otimizam as condições para o desenvolvimento de micróbios e aceleram sua busca por fontes de carbono e energia.

O sistema de biorremediação funciona, principalmente, em determinadas condições aeróbicas. Alguns fatores importantes para o seu funcionamento incluem a disponibilidade de contaminantes para alimentar a população microbiana e as condições ambientais: pH, tipo de solo, nutrientes e aeração. O processo tem certas vantagens por ser natural e utilizar recursos ambientais para ser concluído.

Quando é realizada a biorremediação do solo?

O processo de biorremediação do solo é necessário quando ocorre a bioacumulação de contaminantes na terra a ponto de causar toxicidade para animais, plantas, microorganismos e pessoas. A biotecnologia ambiental, por exemplo, tratamento de águas residuais e compostagem, não é novidade, mas a biologia molecular é uma área mais recente que está evoluindo.

A biorremediação precisa ser feita com o auxílio de fungos e plantas naturais para degradar os contaminantes que colocam em perigo a saúde humana e os ecossistemas. O processo é usado quando os microrganismos são implantados em um local contaminado para facilitar e aumentar a desintoxicação. Ele pode ser mais eficiente do que outras tecnologias por sua atenuação natural.

Quais são os principais tipos de biorremediação?

Alguns dos tipos mais comuns de biorremediação são os que dependem da ação microbiana, a bioestimulação, a fitorremediação e a micorremediação. Na bioestimulação, os micróbios são estimulados a iniciar o processo com a ajuda de nutrientes e de produtos químicos que os ativam. Veja mais detalhes sobre as modalidades dessa técnica!

Fitorremediação

A fitorremediação engloba a remoção de poluentes da água ou do solo pelas raízes das plantas, com a sua movimentação e o acúmulo nos vegetais acima do solo, que são posteriormente recolhidos. Esse é um processo bioquímico eficaz que utiliza plantas capazes de acumular níveis elevados de poluentes durante o seu ciclo de vida.

Micorremediação

Esse processo utiliza enzimas digestivas dos fungos, bactérias e micróbios para decompor a grande maioria dos contaminantes. É a remediação microbiana de meios poluídos que diminui a biodisponibilidade de poluentes inorgânicos, como metais pesados, os quais ​​não são destruídos por microrganismos.

No entanto, podem ser convertidos em outra forma devido às suas propriedades físicas e químicas alteradas.

Bioestimulação

Essa prática converte os agentes tóxicos em elementos inertes, usando o microbioma nativo da área afetada. A metodologia inclui a utilização de bioestimulantes agrícolas que trarão mais vitalidade às culturas, produtividade e qualidade à produção. Os bioestimulantes reduzem a exigência de água, melhoram a absorção de nutrientes e elevam a fertilidade do solo.

Quais são os benefícios da biorremediação para o solo?

As tecnologias de limpeza ambiental podem fornecer soluções de curto, médio e longo prazos para melhorar a qualidade da água, do ar e da terra, que são bastante impactados pelas atividades industriais. A biorremediação oferece inúmeras vantagens em comparação aos outros métodos de limpeza. Conheça os principais benefícios de utilizar esse sistema!

Ótimo custo-benefício

As intervenções ambientais são caras para quem é responsável por uma área que precisa de remediação. A biorremediação oferece excelente custo-benefício, pois pode ser uma técnica altamente econômica. Geralmente, o preço de tratamento de um local que contém resíduos perigosos usando sistemas naturais é um pouco menor do que usar métodos convencionais.

Redução de impactos ambientais

O objetivo da biorremediação é eliminar impactos ambientais nocivos decorrentes das ações humanas. Ela beneficia a saúde da sociedade e ajuda a proteger os ecossistemas ambientais. A técnica limpa as fontes de água, cria solos mais saudáveis e melhora a qualidade do ar a nível mundial, além de ser menos intrusiva.

Escalabilidade

A tecnologia de biorremediação é facilmente escalável, ou seja, trata uma variedade de áreas, como os pequenos aterros, as grandes estações de tratamento de água e muito mais. As estações que tratam o esgoto são as maiores empresas de biorremediação do mundo capazes de coletar bilhões de litros de águas residuais diariamente.

Entendeu como a biorremediação do solo é utilizada para recuperar áreas contaminadas? É muito importante manter o solo saudável para ter sucesso no plantio e para aumentar a competitividade do seu negócio. Esse processo é um método de limpeza que não utiliza mão de obra substancial ou equipamentos caros e pode ser a solução que você procura.

Quer saber mais? Continue lendo o nosso guia de agricultura sustentável e saiba como aplicar novos métodos, na prática!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável