Curva de nível: o que é e como construir?

Tempo de leitura: 4 min
  • Engenharia

As curvas de nível são utilizadas para mapear e estruturar as áreas de um terreno com maior precisão. Para isso, fornecem informações importantes sobre o relevo, seu desnivelamento, altitudes e declividade do local.

A apresentação da curva de nível é feita por meio das linhas altimétricas em locais na superfície e linhas batimétricas quando for relacionada ao nível do mar. Essa técnica é muito importante para o agronegócio e depende de maquinários certos para aprimorar as áreas de cultivo.

Neste artigo, veremos por que essa técnica é importante para o agronegócio, seus benefícios e a relevância das motoniveladoras com as informações fornecidas pela curva de nível.


Motoniveladoras para Locação – Alugue Hoje

Solução na construção, mineração e agronegócio


Por que construir curvas de nível no agronegócio?

A construção de curvas de nível no agronegócio contribui para que o plantio possa ser realizado em relevos irregulares. Esse plantio acontece com uma plantação ordenada em altitudes diferentes e confere ao solo maior resistência, evitando que a erosão e o encharcamento do solo aconteçam, prejudicando as plantações.

Utilizar essa técnica no agronegócio permite que o solo retenha maior quantidade de materiais minerais e orgânicos, promovendo um aumento da produtividade. Por meio das curvas de nível é que o agricultor consegue fazer um melhor aproveitamento da topografia nos seus terrenos.

Quais os benefícios da curva de nível para o agronegócio?

As curvas de nível são linhas que determinam as inclinações e desnivelamento do solo e permitem que, com essas informações, o agricultor possa fazer um bom preparo do terreno para o seu ciclo de cultivo. Alguns dos benefícios que essa técnica traz, são:

  • retém elementos indispensáveis para o cultivo;
  • mantém o controle de água na terra;
  • conserva a presença de nutrientes no solo;
  • evita a erosão do solo.

As curvas de nível no agronegócio são a garantia de um setor com maior produtividade, pois, ao reter uma quantidade significativa de nutrientes no solo, os períodos mais longos de seca não prejudicam as plantações. Além disso, o mapeamento do relevo permite ações que reduzem as chances de deslizamentos, principalmente em locais mais íngremes.

Qual o papel das motoniveladoras nas curvas de nível?

A motoniveladora é uma máquina muito utilizada nas etapas de nivelamento de terrenos íngremes nas atividades de agronegócio. Devido ao seu alto rendimento e sua potência elevada, é o equipamento adequado para garantir um serviço de maior efetividade sem comprometer a qualidade do solo.

Essa é a máquina utilizada para fazer o nivelamento de relevos irregulares, além de ser aplicada para a manutenção das curvas de nível e terraplanagem em áreas para cultivo mais específico.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a curva de nível. Para garantir um bom ciclo de produção, o agricultor precisa estar atualizado sobre as melhores técnicas de cultivo e ferramentas adequadas para o trabalho do solo, sem prejudicar as suas propriedades físicas, químicas e biológicas.

Por isso, a Armac se preocupa em oferecer as melhores soluções em maquinários para os produtores aumentarem a sua capacidade de produção durante o período de cultivo.

Se você deseja conhecer melhor a motoniveladora e todas as vantagens desta máquina para o seu agronegócio, recomendamos a leitura deste artigo: 5 principais dicas de operação em motoniveladoras.

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável