Gestão de tempo na construção civil: como fazer?

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  • Engenharia

O tempo é o recurso de maior valor dentro da construção civil. Cumprir tarefas dentro do prazo é essencial para transmitir credibilidade aos seus clientes, especialmente em projetos mais longos. E, para alcançar essas metas, você deve investir na melhor gestão de tempo na construção civil.

Aproveitar melhor o tempo produtivo dentro do canteiro de obra vem com seus próprios desafios. Porém, quanto melhor você conseguir utilizar cada hora e cada dia de trabalho, mais fácil será completar projetos complexos e de longa duração.

Para ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre a gestão de tempo na construção civil, qual é sua importância e como você pode melhorá-la em seu dia a dia.


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Por que é importante investir na gestão de tempo na construção civil?

A qualidade da gestão em uma obra faz toda a diferença em sua duração e na qualidade da construção ao fim do projeto. Veja aqui alguns dos principais benefícios de gerenciar melhor o tempo da obra.

Facilitar o cumprimento de prazos

Dependendo do projeto, pode ser que ele dure algumas semanas, meses ou mesmo leve anos para ser concluído. E qualquer erro de gestão ao longo do caminho pode impactar bastante o cumprimento do prazo esperado. Mesmo que apenas um dia de trabalho seja perdido a cada mês, isso pode representar dois ou três meses de atraso em uma construção de maior porte.

Fazer uma gestão de tempo adequada é fundamental para garantir que a obra esteja concluída dentro do prazo esperado. Isso inclui tanto evitar atrasos inesperados quanto estabelecer prazos irrealistas. Se o seu planejamento for feito corretamente, não será necessário apressar a equipe para cumpri-lo.

Evitar tempo improdutivo na obra

Para que certas tarefas sejam cumpridas em uma obra, vários fatores precisam estar alinhados. Isso inclui o fornecimento de materiais, a disponibilidade da equipe e o cumprimento de outras tarefas fundamentais. Um dos objetivos da gestão de tempo na construção civil é justamente garantir que esses fatores fiquem tão bem alinhados quanto possível.

Há muitos casos em que, por exemplo, a equipe está pronta para seguir adiante na obra, mas o fornecimento de material ainda deve levar alguns dias. Se essa for uma tarefa crucial, pode ser que atrase outras partes do projeto. Por isso, é importante organizar tudo para evitar tempo improdutivo.

Minimizar o risco de imprevistos

Todo planejamento de obra deve levar em conta possíveis imprevistos, acidentes ou erros que podem passar despercebidos. Contudo, também é importante tentar manter o projeto dentro do planejamento o máximo possível, já que essa é a forma mais eficiente de executá-lo. Em outras palavras, você deve montar um plano de obra com a intenção de cumpri-lo.

Uma boa gestão de tempo também faz toda a diferença nesse ponto. Com um planejamento mais adequado das tarefas dentro da obra, a probabilidade de que algo saia fora do esperado diminui bastante, o que mantém todo o projeto nos trilhos.

Otimizar o uso dos seus recursos

Usar seu tempo de forma estratégica também contribui para a gestão de custos em uma obra. Afinal, quanto mais tempo ela durar, mais despesas passivas ela gerará em pagamentos, maquinário, manutenção, entre outros.

O risco de acidentes e imprevistos também aumenta quando a obra sofre algum atraso. Por exemplo, pode ser que uma mudança de estação cause mais chuvas ou vento, impedindo algumas tarefas no canteiro de obras. Ao usar seu tempo de forma mais eficiente, você também corta alguns desses custos de longo prazo.

Melhorar a coordenação da equipe

Já mencionamos como a gestão de tempo na construção civil tem um papel importante na otimização do projeto. No dia a dia da obra, essas melhorias se manifestam principalmente na gestão da equipe em si, promovendo a melhor coordenação entre todas as equipes presentes para proporcionar mais produtividade ao dia a dia.

Considerando que muitas das tarefas dentro do canteiro de obras são interdependentes, essa coordenação é indispensável. Dessa forma, todos os colaboradores podem manter um ritmo de trabalho razoável, assumindo as tarefas necessárias e dividindo adequadamente suas responsabilidades no dia a dia. Quanto mais longo for o prazo do projeto, mais esse fator ganha importância.

Contribuir para a reputação da construtora

A qualidade na gestão de uma obra é um dos elementos mais visíveis tanto para o cliente quanto para o público em geral. Quando sua equipe cumpre os prazos definidos inicialmente, o seu cliente pode acompanhar seu progresso e sabe que vai receber o projeto dentro do tempo esperado, algo que também impacta a forma como potenciais clientes enxergam seu negócio.

Dentro da construção civil, a reputação de uma empreiteira faz toda a diferença em suas chances de ser contratada. Com uma boa gestão de tempo, você entrega resultados e demonstra mais credibilidade, características importantes na hora de fechar negócio.

Como fazer a melhor gestão de tempo na construção civil?

Se feita corretamente, a gestão de tempo pode melhorar bastante os resultados da sua obra. Veja aqui algumas dicas para administrar melhor o tempo em projetos de construção civil.

Defina os objetivos e tarefas da obra

Antes mesmo de iniciar a obra, é esperado que você faça um estudo do projeto, dos objetivos do cliente e das exigências envolvidas. Isso não só é algo necessário para entender os desafios que você deve esperar, mas também traz dados fundamentais para elaborar o seu planejamento e maximizar o aproveitamento do tempo.

Dependendo do porte do projeto, pode ser que o cliente tenha mais exigências. Também há casos em que a sua equipe deve estudar mais a fundo essas demandas, tirando as dúvidas do cliente à medida que elas surgem. Lidando com esses detalhes com antecedência, seu planejamento será mais fácil.

Crie um cronograma de obra

Ao longo desse processo, uma das primeiras tarefas é a elaboração de um cronograma de obras, uma agenda que indica quais são os estágios da obra e o prazo estipulado para cada um. Quanto mais minucioso for esse planejamento, mais fácil será manter o controle de todas as atividades e garantir que os objetivos do cliente serão alcançados.

Esse cronograma pode ser elaborado em várias partes, com algumas delas se aplicando à rotina da equipe e outras ao projeto como um todo. A intenção aqui é garantir que todos tenham um direcionamento claro ao longo de toda a obra, o que ajuda a orientar decisões menores.

Mensure o tempo de cada tarefa

O próximo passo é acompanhar o tempo de duração de cada tarefa, à medida que ela é executada. Essa informação é muito útil para elaborar sua agenda.

Você pode começar com uma estimativa para cada uma delas, mas também deve comparar essa projeção com o resultado real ao longo do projeto. Assim, você tem um ponto de partida e pode atualizar suas estimativas. A ideia é que você mensure essas tarefas ao longo de todos os seus projetos e use esses números como base em futuros serviços.

Delegue tarefas de forma eficiente

A construção ou reforma de um imóvel é um trabalho que exige vários profissionais, cada um com diferentes áreas de especialização. Em meio a toda essa complexidade, pode ser fácil esquecer alguns princípios da gestão de projetos, como a delegação de tarefas. Afinal, mesmo os profissionais mais capacitados não conseguem assumir todas as tarefas sozinhos.

Delegar de forma eficiente envolve dois aspectos. Primeiro, encontrar as pessoas certas para cada trabalho, o que inclui tanto experiência quanto capacitação. Segundo, entender qual é o limite de cada indivíduo, para evitar uma sobrecarga de responsabilidades. Em condições ideais, toda a equipe pode atuar de forma eficiente, sem risco de exaustão.

Considere o tempo dos seus fornecedores

Há muitos fatores externos que podem interferir na gestão de tempo na construção civil. Um dos principais deles é o prazo estabelecido pelos seus fornecedores. Afinal, sem os materiais e equipamentos adequados, não é possível cumprir nenhuma das tarefas da obra com segurança.

No início da obra, você deve estimar a quantidade de material necessária e entrar em contato com seus fornecedores. Cada fornecedor, então, vai estabelecer um prazo de entrega para cada carregamento. O ideal é que você planeje suas tarefas mais importantes com base nessa agenda, para garantir que sempre haverá material disponível na quantidade certa.

Leve em conta possíveis imprevistos

Já mencionamos que, em condições ideais, uma obra deve se manter dentro do planejamento do começo ao fim. Porém, se você já tem alguma experiência na área, sabe muito bem que esse é raramente o caso. Seja devido a algum acidente, erro humano ou outro fator externo, é quase garantido que o plano inicial tenha que ser adaptado.

A chave aqui é levar em conta esses possíveis imprevistos e criar planos de contingência. O mais simples deles é estabelecer um prazo de entrega maior que o previsto inicialmente para o projeto. Dessa forma, mesmo que ocorra algum problema, esses atrasos não vão interferir demais no resultado final.

Use o ciclo PDCA

A metodologia PDCA pode ajudar bastante com sua gestão de tempo. Trata-se de uma sigla para Plan, Do, Check e Act, ou Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

A ideia é bem simples. Você começa planejando o próximo passo do seu projeto (Plan), como uma seção da obra. Então, coloca esse planejamento em prática (Do) e, ao longo do caminho, avalia os resultados (Check). Com base nessa avaliação, você implementa mudanças na sua metodologia (Act) e faz um novo planejamento. Esse ciclo se repete para cada novo estágio, até que o projeto esteja concluído.

Invista em ferramentas de gestão de tempo

A tecnologia é outra grande aliada na gestão de tempo na construção civil. Há cada vez mais ferramentas que facilitam a organização de projetos complexos, assim como a coordenação e a comunicação dentro de toda a equipe. Se você quer resultados consistentes, deve utilizar esses recursos a seu favor.

Com os softwares certos, você pode acompanhar em tempo real o progresso de cada tarefa, o fornecimento de materiais, qualquer problema que necessite de atenção imediata etc. Eles também podem ajudar na coleta de dados para melhorar o seu planejamento no futuro.

Como otimizar seus recursos na construção civil?

Além de fazer uma boa gestão de tempo na construção civil, a administração de obras também precisa levar em conta o uso adequado dos seus recursos. Conheça algumas formas de otimizar também seu uso dentro da obra.

Identifique e elimine desperdícios

Se você monitorar de perto todas as atividades dentro da obra, deve identificar quando há desperdício de material ou de tempo produtivo. Mesmo uma pequena perda pode se acumular em um projeto de longo prazo.

Ao longo da obra, é importante ficar de olho nesses desperdícios e tentar eliminá-los sempre que possível. Qualquer otimização pode contribuir bastante para a redução do custo final, colaborando com o aproveitamento do seu orçamento. 

Priorize a melhor relação entre custo e benefício

Preço não é o único fator a ser levado em conta no planejamento de recursos. Para conseguir extrair o melhor resultado, você precisa pensar na relação entre custo e benefício, ou seja, utilizar materiais que tragam a melhor qualidade para a obra em relação ao valor cobrado.

Claro, antes de pensar nesse fator, o material deve atender às expectativas básicas do projeto. Uma opção com boa relação entre custo e benefício pode não ser a melhor alternativa, pois o material não cumpre os objetivos da obra, por exemplo.

Considere a locação de equipamentos pesados

Toda construção requer maquinário, especialmente em projetos maiores. No entanto, em vez de adquirir esse equipamento pesado, você pode fazer sua locação. Assim, não é necessário lidar com os custos de manutenção e armazenamento desse equipamento enquanto ele não está em uso. Essa opção também dá mais flexibilidade na hora de realizar projetos de diferentes portes ou de alta sazonalidade.

Como você pôde ver, vale a pena investir na melhor gestão de tempo na construção civil. Independentemente do porte do projeto ou do seu objetivo, saber como otimizar o tempo produtivo da obra impacta diretamente seus resultados.

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