Preservação de máquinas pesadas: 9 cuidados essenciais

Tempo de leitura: 6 min
  • Manutenção

A preservação de máquinas pesadas é fundamental para garantir sua eficiência, segurança e prolongamento da vida útil. Essas máquinas são amplamente utilizadas em uma variedade de setores que, por muitas vezes, acabam exigindo bastante de suas estruturas.

Justamente por isso, é necessário implementar medidas de prevenção tão exigentes quanto, a fim de evitar problemas e garantir seu bom funcionamento.

Neste post, compilamos a experiência em manutenção e gestão da Armac em 9 práticas que são capazes de garantir a segurança dos colaboradores, otimizar a produção e evitar danos desnecessários às máquinas. Confira!

O que pode prejudicar a vida útil dos equipamentos?

Existem diversos fatores que podem afetar o funcionamento das máquinas pesadas, diminuindo a sua vida útil. É o caso, por exemplo, dos seguintes itens:

  • escavação e movimentação na mineração;
  • fertilizantes agressivos/abrasivos;
  • manutenções inadequadas;
  • não realização de manutenções.

Especialmente as pás carregadeiras e suas caçambas estão sujeitas a esses problemas, principalmente devido ao uso de fertilizantes agressivos e à movimentação na mineração.

Como fazer para preservar máquinas pesadas?

1. Tenha atenção à limpeza dos equipamentos e maquinários

Para prolongar a vida útil de seus maquinários industriais, é importante manter um cuidado rigoroso na limpeza dos equipamentos. Mantenha as partes móveis do equipamento livres de sujeiras, evitando o acúmulo que pode interromper o funcionamento geral da máquina.

Além disso, certifique-se de lubrificar regularmente os rolamentos e trocá-los quando necessário. Também é importante implementar uma gestão de estoque eficiente, evitando armazenar peças de manutenção em locais úmidos.

2. Ofereça o treinamento necessário

Para evitar danos aos equipamentos industriais, é importante oferecer o treinamento necessário aos operadores. Às vezes, o uso dos equipamentos pode ser feito com muita força, ignorando as especificações únicas de cada máquina, dependendo do nível de experiência e dos hábitos de trabalho dos funcionários.

Em algumas situações, esses erros podem ser cometidos com boas intenções, mas acabam causando desgaste excessivo nas peças e até mesmo quebras. Oferecer treinamento aos operadores ajudará a corrigir esses erros e a criar uma cultura de cuidado com os equipamentos na empresa.

Lembrar que o maquinário é valioso e essencial para o sucesso dos projetos é crucial, pois quaisquer problemas podem causar prejuízos financeiros e atrasos no cronograma. Quanto mais complexo for o uso de uma máquina ou equipamento, mais treinamento será necessário para garantir o melhor desempenho, com o nível adequado de segurança.

3. Tenha cuidado com o armazenamento

Para preservar a integridade do seu maquinário industrial, é importante ter cuidado com a forma como ele é armazenado. A exposição a condições climáticas extremas, como tempestades e calor excessivo, pode ser prejudicial a uma série de componentes, incluindo pneus, estofados e até a pintura da máquina.

Para evitar esse tipo de dano, é recomendável armazenar o maquinário em uma área coberta, como uma garagem ou um barracão. Se essa opção não estiver disponível, uma boa alternativa é cobri-lo com uma lona.

4. Realize a manutenção preventiva

Outro aspecto importante para prolongar a vida útil de maquinários industriais é realizar a manutenção preventiva. Isso inclui a execução de serviços regulares de acordo com o cronograma previsto ou conforme as recomendações do manual.

A manutenção preventiva ajuda a identificar e a resolver possíveis problemas antes que eles evoluam e causem danos mais graves às máquinas. Realizada com frequência, ela mantém o bom funcionamento dos equipamentos e garante maior eficiência na sua utilização.

5. Siga as orientações de segurança

Priorize sempre a segurança. Quem realiza tarefas ou presta serviços de qualquer tipo deve ter a segurança como o seu principal objetivo. Isso é especialmente importante quando se trata de lidar com máquinas pesadas.

É fundamental seguir todos os protocolos de segurança para evitar acidentes e manter as máquinas em boas condições. Mesmo um simples descuido pode causar danos ao equipamento e aumentar os custos de manutenção.

Ao seguir rigorosamente as normas e os procedimentos de segurança, você garante a preservação dos equipamentos e máquinas.

6. Use a tecnologia a seu favor

Para ter um melhor controle da máquina e gerenciar de forma eficiente a produção, invista em tecnologias como softwares e aplicativos para dispositivos móveis que forneçam informações sobre os prazos de manutenção e a limpeza do equipamento, bem como gráficos e planilhas sobre seu desempenho.

Essa é uma dica importante para a conservação de máquinas pesadas, pois não apenas otimiza a produção, como também contribui para o correto funcionamento do maquinário, prolongando sua vida útil.

7. Utilize peças de alta qualidade no seu maquinário

Uma forma de prolongar a vida útil dos equipamentos industriais e garantir a segurança de todos ao redor é usar peças de qualidade durante as manutenções.

Não é suficiente apenas se preocupar com a frequência de manutenção. É preciso ter cuidado com os materiais utilizados, pois peças baratas podem custar mais caro no futuro e reduzir a vida útil do maquinário.

8. Tenha atenção à capacidade máxima de cada máquina pesada

Ao longo do dia, o operador treinado pode manipular várias máquinas pesadas, então é importante estar ciente dos limites de carga diferentes dos equipamentos.

De acordo com o modelo e o tipo de carga manipulada, o limite da capacidade de transporte pode mudar significativamente.

Se estiver transportando um peso maior do que o recomendado, faça mais de uma viagem para concluir o processo. Se a carga não for adequada para a máquina, ou se equiparar a sua carga de tombamento, não realize o transporte.

9. Não utilize máquinas pesadas para funções diferentes das que foram projetadas

Isso pode causar danos graves tanto à máquina quanto aos usuários e ao entorno, além de ser uma prática insegura e potencialmente ilegal. Por essa razão, é importante seguir as instruções e as recomendações do fabricante sobre o uso correto de cada máquina, para garantir a segurança e o desempenho adequados.

Além disso, é essencial treinar os operadores para que saibam como usar a máquina corretamente e identificar qualquer sinal de desgaste ou danos. Assim, eles podem ser corrigidos antes que causem problemas maiores.

Como vimos, a preservação de máquinas pesadas é uma prática crucial para garantir sua eficiência, segurança e vida útil prolongada. De maneira geral, podemos dizer que essa é uma parte fundamental da gestão de equipamentos industriais e deve ser encarada como uma prioridade para garantir o sucesso da empresa.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para conferir outros posts sobre manutenção e siga a Armac no LinkedIn e Instagram para não perder conteúdos exclusivos!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável