Logística Ferroviária: 4 dicas para otimizá-la

Tempo de leitura: 2 min
  • Ferroviário

4 dicas para melhorar a

logística
ferroviária

A logística ferroviária é um setor complexo por si só. Gestores desse meio precisam estar atentos para reduzir riscos, corrigir problemas rapidamente e garantir suas entregas no prazo.

Se você tem problemas em algum desses cenários, confira este infográfico! São 4 as principais formas de otimizar a logística ferroviária.

item 1 infográfico

Faça um bom planejamento

O planejamento de médio a longo prazo ajuda os times a entender as demandas e metas de todas as áreas, evitando gargalos e problemas na aquisição de suprimentos. Você deve considerar a movimentação de carga, rotas utilizadas, frete e armazenamento.

icone de rota de carga e entrega
item 2 infográfico

Escolha os equipamentos ideais

empilhadeira contrabalançada movimentando cargas em pallet

Dada a variedade de equipamentos presentes nessa operação, é essencial garantir que cada elemento, seja ele um vagão, uma pá carregadeira ou manipulador telescópico, atenda às demandas do negócio, às normas técnicas e às especificidades geradas pela carga operada. Isso reduz chances de erros e atrasos.

item 3 infográfico

Adote um bom controle de custos

A empresa deve implementar métricas para otimizar o controle de custos, o rastreamento de desperdícios e a identificação de práticas que possam ser replicadas entre setores. É preciso entender os gargalos da operação e adotar práticas preventivas.

icones de moedas, calculadora e agenda
item 4 infográfico

Considere a conexão de
outros meios logísticos

vagão de trem e caminhão de coleta de cargas

Apenas 8% das indústrias brasileiras usam ferrovias. Assim, um ótimo caminho para controlar gastos e esforços administrativos é pensar a sua operação de logística considerando mais de um modal. Isso ajuda na versatilidade da empresa, dinamiza sua competitividade e maximiza fontes de receita.

Manter uma empresa de logística funcionando com alta fluidez e baixo custo não é algo simples. Por isso, adotar as estratégias deste infográfico podem melhorar o fluxo de trabalho do seu negócio e evitar desperdícios e atrasos em seu dia a dia.

logisticaFerroviaria7

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o com sua equipe e aproveite para seguir a Armac nas redes sociais!

armac_positivo

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável