Aço verde: saiba o que é e com quais valores está relacionado

  • Florestal

A sustentabilidade é um dos temas mais comentados do momento, por isso, empresas e empreendedores que basearem os seus negócios em atividades que reduzam o impacto ao meio ambiente terão muito mais chances de sucesso. Sendo assim, saber o que é o aço verde e com quais valores ele está relacionado pode ser muito interessante.

Esse material vem ganhando espaço e despertando curiosidade, uma vez que promete oferecer uma alternativa viável e interessante para uma série de artigos que poderiam ser muito mais poluentes e, até mesmo, mais dispendiosos, especialmente em longo prazo.

Continue lendo e aprenda mais sobre o tema.


Máquinas florestais para locação

Silvicultura, colheita, extração, baldeio e carregamento


O que é aço verde?

O aço verde é um material inovador desenvolvido exclusivamente no Brasil que promete ser totalmente sustentável, envolvendo o uso de energia limpa e renovável. A matéria-prima é o carvão vegetal oriundo de florestas de eucalipto, ou seja, não há necessidade de utilizar combustíveis fósseis nem quaisquer outros itens poluentes.

Há um processo de controle biológico de alto padrão para que a qualidade do aço verde seja mantida e ele possa ser empregado nos mais diversos segmentos, com aplicações na construção civil, agropecuária, entre outros. Ele gera, por exemplo, fixadores, barras, vergalhões, produtos forjados e muito mais.

Quais são os impactos econômicos do aço verde?

A produção do aço verde envolve diversos fatores e vários deles têm impactos bastante interessantes na economia. Atualmente, muitos investidores não abrem mão de fazer negócios sustentáveis, o que confere uma tremenda vantagem competitiva para empreendimentos que visam minimizar os seus impactos ao meio ambiente.

Além disso, o potencial financeiro é enorme, uma vez que o aço verde está presente em setores muito importantes da indústria que movimentam milhões por ano. O melhoramento genético e o controle biológico do eucalipto garantem um produto de qualidade, que deve trazer excelentes dividendos para os locais de produção.

Quais suas principais vantagens?

Para muitas pessoas, a grande vantagem do aço verde é o seu elevado grau de sustentabilidade, que conta com um processo produtivo limpo e ecológico. A sua versatilidade é outro ponto alto, pois, como material, ele é empregado em diversas funções, como suporte para paredes, colunas, postes, barras de construção mecânica e assim por diante.

Outra característica fundamental é o seu baixo custo de produção, o que torna o aço verde economicamente viável, até mesmo por causa da sua eficiência e do seu elevado padrão de qualidade. Pensando no contexto do Brasil, é sempre bom lembrar que se trata de uma tecnologia totalmente nacional que pode trazer ótimos frutos para a economia do país.

Como você pôde ver, o aço verde é uma opção que deve ganhar espaço no mercado e fazer com que muitas empresas consigam reduzir os seus impactos ao meio ambiente. O que, por sua vez, gera um valor agregado aos produtos provenientes dessa prática, tornando-os mais atrativos para os clientes e ganhando construindo mais credibilidade.

Gostou de aprender mais sobre o aço verde? Acha que essas informações merecem ser conhecidas por muito mais pessoas? Então, que tal compartilhar este artigo nas redes sociais?

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável