Você sabe o que é forwarder florestal? Descubra aqui!

Tempo de leitura: 6 min
  • Florestal

O setor florestal brasileiro se aproveita de grandes inovações tecnológicas do agronegócio para garantir que o país seja competitivo mundialmente também em produtos madeireiros e não madeireiros. Nesse contexto, o forwarder florestal se destaca como uma ótima ferramenta para quem atua no setor, seja na colheita ou baldeio.

Esse equipamento garante mais produtividade e eficiência para as atividades de colheita florestal, ao passo que reduz desperdícios e erros. Assim, líderes conseguem maximizar a produtividade das suas equipes com investimentos de qualidade.

Ficou interessado? Então continue a leitura e conheça um pouco mais do papel do fowarder no setor florestal!


Máquinas florestais para locação

Silvicultura, colheita, extração, baldeio e carregamento


O que é o forwarder florestal?

Um forwarder florestal é uma máquina utilizada nas empresas de colheita florestal que tem como objetivo transportar toras de madeira recém cortadas. O equipamento conta com uma unidade motriz e uma grua com garras. Além disso, é dotado de um talhão, em que as toras colhidas podem ser armazenadas e transportadas em grande volume e segurança.

Um forwarder florestal, portanto, atua na colheita, no carregamento, no transporte e no descarregamento de toras de madeira. Ou seja, está presente durante as etapas produtivas que conectam as áreas de colheita e o pátio. Como o transporte é feito sem contato com o solo, os impactos ao material são menores. Desse modo, a empresa pode aproveitar o produto e subprodutos — como os resíduos florestais que podem ser enviados a pátios e usinas de biomassa para geração de energia limpa — em plenitude.

Como o forwarder florestal se diferencia de tratores auto recarregáveis?

Os forwarders florestais não podem ser confundidos com tratores munidos de implementos para auto carga. Esse tipo de dispositivo, em geral, é um trator agrícola que foi modificado para realizar as operações similares às do forwarder.

Isso gera um grande impacto na qualidade da operação. Afinal de contas, ela será feita por um aparelho que não foi projetado para esse terreno e atividade. Como consequência, a operação apresenta menor produtividade e maior propensão a ociosidade e acidentes.

Além disso, em geral, o forwarder florestal pode ser utilizado para mais operações. Isso garante ao negócio mais agilidade e flexibilidade em seu dia a dia: os times poderão entregar resultados com muito mais facilidade e sem ter que realizar várias etapas do processo produtivo em diferentes equipamentos.

Por que contar com um forwarder florestal?

O processo de colheita florestal não é simples. Além de ser uma atividade de elevado risco — por impactar diretamente o produto —, ela também apresenta diferentes fatores que, juntos, contribuem para reduzir a produtividade das equipes e causar acidentes. Portanto, ter bons equipamentos permite aos times entregar resultados de maneira consistente e sem grandes entraves.

O forwarder florestal é um dos equipamentos que podem ser utilizados com esse objetivo. O seu uso no ambiente de colheita florestal traz ganhos como:

  • mais segurança nos processos de manuseio de toras de madeira;
  • menor chance de erros que possam causar acidentes de trabalho;
  • mais agilidade no manuseio e no transporte de toras até o pátio;
  • melhor aproveitamento dos recursos humanos disponíveis;
  • menor exposição do operador ao ambiente;
  • possibilidade de realizar colheitas em locais de grande porte sem que os times tenham que realizar grandes esforços no seu fluxo de trabalho.

Como o aluguel de um forwarder florestal te ajuda a lucrar mais?

Nos últimos anos, o aluguel de máquinas se tornou uma das principais tendências nos meios em que empreendedores precisam cortar custos sem perder a qualidade das suas operações. Esse tipo de processo ajuda empresas a terem uma infraestrutura de ponta sem necessitar realizar grandes investimentos. Além disso, ajuda times a ter a quantidade adequada de equipamentos em qualquer momento.

Tudo isso impacta profundamente o sucesso e a competitividade do negócio. Veja como isso ocorre abaixo!

Ganho de produtividade

Uma empresa com alto nível de produtividade conta com ferramentas de alta acessibilidade. Ou seja, mesmo que problemas que demandem a troca de peças aconteçam, a empresa consegue manter os seus índices de performance. Uma das formas de garantir isso é por meio do aluguel de equipamentos.

Ao alugar um conjunto de forwarders florestais, a empresa terá um time especializado em manutenção e o compromisso de que os aparelhos serão trocados sempre que algum problema acontecer. Isso reduz drasticamente o tempo gasto com interrupções no fluxo de trabalho. Assim, as quedas de produtividade serão raras.

Mais flexibilidade

Para ter bons índices de produtividade, a empresa também deve ter a habilidade de ampliar o tamanho da sua infraestrutura conforme a demanda de seus clientes e parceiros comerciais. Afinal de contas, isso garante que as entregas sempre sejam realizadas dentro dos prazos combinados. Com o aluguel de forwarders florestais, isso é possível.

Ao encontrar um bom parceiro para alugar esse tipo de máquina, a empresa conseguirá ampliar ou reduzir o número de equipamentos rapidamente. Desse modo, a capacidade produtiva será ampliada sempre que houver necessidade sem grandes dificuldades. Com isso, a empresa poderá manter as suas entregas sem gargalos produtivos.

Menos gasto com equipamentos

Um dos grandes gastos com a gestão de infraestrutura de máquinas industriais é a troca de peças e a atualização de equipamentos. Os negócios precisam manter uma infraestrutura moderna e alinhada com os padrões do mercado. Além disso, precisam fazer isso sem grandes gastos.

O aluguel de forwarder florestal ajuda a empresa a atingir esse objetivo. Ela terá mais flexibilidade para trocar os dispositivos e sempre terá uma infraestrutura correspondente às suas necessidades. Desse modo, gastos com a manutenção de equipamentos não utilizados se tornarão menos frequentes.

As empresas que atuam no campo passaram por uma grande modernização nos últimos vinte anos. Ela ajudou negócios de todo o planeta a ampliarem a sua produtividade e, assim, conseguirem manter a sua habilidade de atender às demandas do mercado.

Nesse sentido, o forwarder florestal é uma peça-chave de uma longa cadeia de produção, em que várias pessoas atuam lado a lado para entregar insumos com qualidade, precisão e agilidade. Por isso, não deixe de investir nesse tipo de máquina. Desse modo, você poderá manter a sua empresa à frente da concorrência mesmo em momentos complexos.

Para manter as colheitas em boa qualidade, o manuseio correto do solo é fundamental. Saiba como fazer isso em nosso blog. E se precisar de qualquer auxílio com máquinas e equipamentos florestais, entre em contato conosco!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável