O que é BIM? Saiba aqui!

Tempo de leitura: 4 min
  • Gestão

Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informação da Construção Civil é um processo realizado para garantir que os projetos, planejamentos e a construção dos edifícios sejam colaborativos e eficientes. Essa solução inteligente é baseada no modelo virtual 3D, que fornece ferramentas e visão aos profissionais de arquitetura e engenharia para projetar, planejar, gerenciar e levantar edificações.

O conceito ajuda a gerenciar as infraestruturas de modo otimizado durante os processos da construção civil. Assim, é essencial para diversos especialistas da área que desejam ter sucesso em sua carreira. Neste post, vamos explicar o que é BIM, quais são as suas aplicações e as principais vantagens em tempo real para quem utiliza o recurso em suas rotinas.

Quer entender melhor os aspectos que envolvem o BIM? Então continue a leitura!


Locação de Equipamentos – Alugue Online

O equipamento ideal para o seu projeto aqui


O que é o BIM?

O BIM consiste em um software que possibilita a arquitetos, incorporadores imobiliários, empreiteiros, engenheiros, fabricantes, construtores e outros profissionais da construção civil projetarem, planejarem e construírem uma estrutura dentro de um modelo 3D simulando toda a “vida do projeto”.

O software pode ser usado em várias atividades, como modelagem de edifícios e desenvolvimento de projetos em pântanos, pontes, rotatórias e conexões de estradas. Ele também ajuda a projetar reciclagem e tratamentos, construção de ciclovias, plantio, esgoto, drenagem e escavação de córregos e lagoas em modelos 3D, antes de dar início às obras.

A solução consegue englobar a operação e a gestão dos edifícios por meio dos dados aos quais os proprietários têm acesso. Assim, o BIM também serve para gerir informações que permitem aos municípios, autoridades do governo e gerentes de propriedades privadas a tomada bem-fundamentada de decisões.

Os dados são baseados no modelo 3D e continuam válidos após o término das obras. Com isso, tal tecnologia promove a visualização de plantas mais detalhadas.

Quais são as aplicações do BIM?

Mas o BIM não é apenas um aplicativo, ele também é um processo usado para a criar modelos inteligentes tridimensionais, capazes de fazer mudanças significativas nos fluxos de trabalho e nas entregas dos projetos. Ele incentiva a integração das funções de todos que estiverem envolvidos em um projeto. Observe abaixo algumas de suas aplicações:

  • geração de desenhos de fabricação para vários sistemas de construção;
  • revisões de códigos e legislações vigentes;
  • renderizações 3D facilmente geradas;
  • estimativa de custos integrados e quantidades de material;
  • detecção automática de conflitos, interferências e colisões nas edificações;
  • criação de um banco de informações de construção para coordenar pedidos de materiais, cronogramas e entregas;
  • gerenciamento de instalações para reformas, planejamento de espaço e operações de manutenção;
  • ilustração gráfica de possíveis falhas, vazamentos e planos de evacuação.

O BIM consegue promover mais harmonia entre profissionais que, no passado, não colaboravam entre si. O recurso apresenta uma nova abordagem de projetos, com a entrega integrada. Ele ajuda a unificar sistemas, pessoas, estruturas e práticas de negócios para reduzir desperdícios e otimizar todas as fases do ciclo de vida do empreendimento.

Quais são as vantagens de usar o BIM?

Os benefícios do BIM estão disponíveis já faz algum tempo e contribuíram para o desuso dos arquivos 2D e desenhos em papel. O software oferece uma maneira inovadora para gerir modelos de dados com a finalidade de atender às necessidades da construção civil. Veja a seguir algumas vantagens de usar essa solução:

  • visualização ágil dos projetos;
  • melhorias na colaboração e comunicação;
  • mitigação dos riscos;
  • redução dos custos;
  • aumento na produtividade;
  • agendamento aprimorado.

O Building Information Modeling é a base da transformação digital para que engenheiros civis consigam criar e gerenciar os ativos do projeto. Consequentemente, os empreendimentos são entregues conforme o prazo e o orçamento, ainda que sejam complexos.

Entendeu o que é BIM? É um aplicativo importante para a construção civil e capaz de proporcionar inúmeras vantagens para os profissionais da área. Com ele, os erros são minimizados, as despesas se tornam mais previsíveis e ocorre melhor compreensão e acompanhamento sobre as obras.

Gostou do conteúdo? Então curta aproveite para conferir nossos outros conteúdos de engenharia!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável