Estruturas metálicas: funcionamento, aplicações e dicas

Tempo de leitura: 4 min
  • Engenharia

As estruturas metálicas são fundamentais na construção civil, pois aumentam a confiabilidade e eficiência dos processos construtivos. Dessa maneira, conseguem reduzir o tempo total gasto nas obras em até 40%. 

Essas estruturas são versáteis e resistentes, podendo ser aplicadas em uma ampla variedade de projetos, desde residências até grandes estádios esportivos. Conheça mais sobre como funcionam!

O que são estruturas metálicas?

Estruturas metálicas são construções de aço, alumínio ou outros metais em formato de vigas, pergolados, mezaninos, pilares, terças e pórticos, que são usadas para suportar ou abrigar outros elementos da construção, como pisos, paredes, coberturas e lajes.

Em suma, constituem um sistema construtivo eficiente e avançado, que tem sido utilizado há bastante tempo pelo setor de infraestrutura.

Sua eficiência, inclusive, está diretamente ligada ao fato de poder ser moldada de acordo com as necessidades específicas de cada projeto. Por isso, é importante que um engenheiro capacitado seja consultado para determinar o tipo de material a ser empregado na estrutura metálica, garantindo a flexibilidade ou resistência adequada para a construção.

Quais são os tipos existentes?

As estruturas metálicas não são restritas apenas a construções verticais imponentes. Elas ainda podem ser úteis em estruturas horizontais, como pontes e viadutos.

Há uma ampla gama de tipos de estruturas metálicas disponíveis, cada um com suas próprias características técnicas e estéticas, bem como sua capacidade de se ajustar a processos específicos. Como:

  • Pórticos: Estruturas em forma de A que suportam a cobertura de um edifício.
  • Vigas: Elementos horizontais usados para suportar paredes ou lajes.
  • Colunas: Elementos verticais usados para suportar vigas e outros elementos da estrutura.
  • Treliças: Estruturas em forma de grade que podem ser usadas para suportar tetos, pontes ou outras estruturas.
  • Arcos: Estruturas curvas usadas para suportar pontes e outras estruturas.

Quais são as vantagens das estruturas metálicas?

As estruturas metálicas oferecem inúmeras vantagens para projetos de construção civil, e aqui destacamos algumas delas:

  • resistência: feitas de aço, elas são incrivelmente resistentes e têm um potencial anticorrosivo elevado. São ainda flexíveis, quando reforçadas com pinturas especiais, apresentam uma vida útil prolongada e oferecem proteção contra agentes químicos ou incêndios;
  • agilidade: o uso de estruturas metálicas para coberturas ajuda a reduzir o tempo de obra, já que são fáceis de montar. Além disso, o aço acelera o processo de criação do projeto e reduz desperdícios durante a obra. As peças são planejadas e chegam prontas para a instalação, resultando em menos resíduos;
  • sustentabilidade: além de serem eficientes no emprego de materiais e na redução de desperdícios, as estruturas metálicas são 100% recicláveis e podem ser desmontadas e remontadas para projetos futuros;
  • preço competitivo: embora as estruturas em aço sejam mais caras do que as de concreto armado, a agilidade e a eficiência na utilização de materiais acabam compensando o custo. Além disso, elas são pré-fabricadas e evitam gastos inesperados e desperdícios.

Considerações e equipamentos

No entanto, existem alguns desafios envolvendo construções muito dependentes de estruturas metálicas. Algumas das considerações importantes incluem:

  • a segurança no local de trabalho;
  • logística de entrega;
  • montagem;
  • e a proteção contra corrosão.

Agora que você já sabe como as estruturas metálicas funcionam, deve ter percebido que elas são capazes de acelerar o processo construtivo, não é mesmo? Além disso, a agilidade proporcionada por elas também ajuda a evitar desperdícios de tempo e materiais, isso torna o investimento ainda mais atrativo.

Na Armac, apoiamos diversos modelos de construção com nossas máquinas e equipamentos. Para esse modelo em questão, sugerimos que confira nosso portfólio de manipuladores telescópicos e plataformas elevatórias. Afinal, estes são dois equipamentos capazes de dinamizar seu canteiro de obras. Há também a possibilidade de se trabalhar com o auxílio de caminhões munck nesses tipos de projetos. Se você gostou das nossas dicas, aprenda também sobre construção modular: entenda quais os equipamentos indispensáveis. Ou entre em contato conosco e conheça nossas soluções em locação!

Gerar oportunidades e desenvolvimento para um mundo cada vez mais produtivo e sustentável