5 dicas para otimizar o processo de
CARGA E
DESCARGA DE
CAMINHÕES
Aumentar a agilidade e dinamismo nos processos de carga e descarga de caminhões é fundamental para oferecer pontualidade e autoridade aos clientes.
Neste infográfico, vamos apresentar dicas para otimizar esse processo. Principalmente no que tange os caminhões prancha e os basculantes – responsáveis pelo transporte de cargas volumosas como entulho, terra, granéis, agregados, máquinas pesadas, estruturas metálicas, entre outros.
1
Planeje os
horários
e rotas
A otimização de cargas e descargas depende do planejamento dos horários de saída de determinado local até a sua chegada ao destino. Por isso, escolher um plano de rotas atualizado fortalece sua eficácia.
2
Implemente
monitoramento
a distância
O monitoramento à distância em tempo real aumenta a segurança do motorista, da carga e do próprio caminhão. A telemetria e geolocalização reduzem o tempo de resposta e auxiliam no controle e comprometimento logístico.
3
Respeite
o volume
de carga
Organize a carga estrategicamente e respeitando o limite imposto para cada caminhão. Esse tipo de organização evita a perda de tempo, criando menos espaço para acidentes e ociosidade na logística e operação.
4
Treine a
equipe
A carga e descarga de basculantes e pranchas possui riscos inerentes -principalmente quando pensamos no volume das cargas e materiais transportados. Por isso, é importante eliminar qualquer atitude que favoreça esses riscos.
O treinamento deve ser periódico e abranger práticas de segurança, emergência e qualidade para garantir o correto andamento da atividade.
5
Trabalhe
com
checklists
Incentivar uma rotina em que a prática de checklists existe, favorece um ambiente de segurança, produtividade e controle. O preenchimento desse documento assegura que detalhes não sejam ignorados.
Você pode incluir inspeções visuais e mecânicas, mas também documentação de expedição, protocolos de trânsito e demais aspectos aderentes à realidade do seu negócio.